A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa caracterizada pela perda progressiva da memória e de outras funções cognitivas, além de levar o indivíduo a limitações em suas atividades da vida diária e a uma menor qualidade de vida. Já o comprometimento cognitivo leve é uma condição na qual o indivíduo apresenta perdas cognitivas, geralmente de memória, mas não tem sua independência afetada, nesses casos a pessoa pode ou não desenvolver a doença de Alzheimer. É importante consultar um médico neurologista para o diagnóstico e acompanhamento do comprometimento cognitivo leve.
Sabe-se que o exercício físico está associado à diminuição da incidência e prevalência de demências, sendo indicado como uma ferramenta poderosa contra a neuroinflamação e contra a disfunção cognitiva da doença de Alzheimer. Uma revisão reuniu estudos sobre exercícios com pesos em idosos com comprometimento cognitivo leve e mostrou benefícios da prática do treinamento de força em treinos de intensidade moderada e alta. Entre os benefícios se destacam: a melhora do desempenho neurocognitivo (em testes de função cognitiva, que incluem memória), a melhora na modulação do sistema inflamatório, o aumento dos níveis de antioxidantes, a redução de agentes inflamatórios e estimulação de agentes anti-inflamatórios e o aumento de neurotrofinas (favoráveis para a neuroplasticidade cerebral). Além disso, foi observado o aumento da força muscular (também correlacionado com a melhora da função cognitiva), a manutenção da massa muscular e óssea, a manutenção do peso corporal, a melhora da capacidade funcional e do desempenho em atividades da vida diária.
Logo, são recomendados exercícios de força não só para idosos saudáveis, mas também para idosos com comprometimento cognitivo leve. Este é um método econômico e eficiente para obter melhora da cognição e da saúde. Lembre-se sempre de consultar seu médico antes de iniciar qualquer atividade física e obtenha um profissional de educação física para acompanhar as sessões de exercícios.
Doutoranda em Fisiopatologia Médica,
Mestre em Gerontologia – FCM
Educadora Física – FEF
Imagens: Divulgação – Foto Anastase Maragos no Unsplash
Mais em: FEF-UNICAMP
Imagem: Divulgação – Foto Matthew Bennett no Unsplash