Ferramenta utiliza IA para integrar dados de comportamento do usuário no mundo online e offline, entregando aos vendedores informações para uma comunicação personalizada.
Com o intuito de movimentar e realizar a transformação digital no setor varejista, a Wunderman Thompson Technology, que pertence a grupo WPP, tem como uma das soluções para o mercado a ferramenta conhecida como Oto, que teve seu nome inspirado em Online to Offline ou Offline to Online, para incluir os vendedores de lojas físicas no processo de digitalização do varejo. O aplicativo de inteligência artificial empodera esse profissional e permite que ele aumente suas vendas, por meio de ofertas e contatos mais personalizados e humanizados com os consumidores finais.
Com o Oto é possível levar as estratégias de CRM para a loja física, além de integrar todos os dados e rastros dos clientes deixados no e-commerce. Com essas informações em mãos, o varejista também consegue otimizar as campanhas de marketing tanto no cenário online quanto offline, posicionando o cliente no centro da cadeia e permitindo que o vendedor tenha participação ativa no processo de venda e aumento nos negócios. Por meio da inteligência artificial, o aplicativo sugere o melhor caminho para se comunicar com o consumidor, que pode acontecer via WhatsApp, SMS ou por ligação, indica a melhor abordagem, além de trazer informações importantes e relevantes sobre o perfil de cada um e histórico dele com a marca, resultando em cupons de desconto e promoções mais assertivas, por exemplo.
De acordo com Guilherme Bohnen, diretor-executivo do Oto, “a plataforma foi criada a partir da identificação de um gap no varejo, devido ao novo comportamento do consumidor e antecipando um movimento do mercado”. Para que isso aconteça, é importante que a marca tenha estratégias omnichannel, entregando uma comunicação coerente em todos os pontos de contato e jornada do cliente, e principalmente, integrando o vendedor da loja física nas estratégias.
Apesar do crescimento das vendas online, que são perceptíveis durante a pandemia, é essencial lembrar que em ramos como o do vestuário, cerca de 42% da população ainda prefere comprar na loja física, de acordo com os dados da pesquisa realizada pela NZN Intelligence. E, com isso, o vendedor possui um papel essencial no atendimento ao cliente quando ele entra na loja e, também, se faz cada vez mais necessário e alinhado à transformação digital do varejo, fidelizando clientes e gerando vendas ativas para loja e sendo um ponto importante de conversão. Sendo assim, a utilização da tecnologia atua como um canal de fidelização e vendas ativas, colocando o vendedor como ponto chave nos negócios e na humanização da relação com os clientes.
Mesmo ainda recente, o Oto já é utilizado por grandes players no Brasil, como YouCom, Lebes, Usaflex, Havan, Loungerie, Lojas Renner, Dumond e Capodarte, por exemplo. “Possibilitamos a criação de uma estratégia de forma simplificada na palma da mão do vendedor, integrando dados, sugerindo produtos para cada cliente, empoderando o funcionário para que ele se torne o protagonista do varejo omnichannel. Com isso, todos os envolvidos saem ganhando: varejista, colaborador e consumidor”, ressalta Guilherme.
A tecnologia, que passa por constantes atualizações, também pode ser integrada com diferentes players de CRM, comunicação e marketing do mercado nacional, como Pmweb, Salesforce, Oracle, Google, Zenvia e Wavy.
Sobre o Oto
O Oto é um aplicativo de inteligência artificial que integra os dados de comportamentos on e offline dos clientes, que proporciona aos vendedores informações para realizar um contato mais assertivo e humanizado. A ferramenta é uma das soluções da Wunderman Thompson Technology.
Imagens: Divulgação – Foto abertura Tim van der Kuip no Unsplash
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