Saúde

Dr. Thiago Zago é o único médico da Região Metropolitana de CAMPINAS que realiza a cirurgia de mudança de voz

Otorrinolaringologista especializado em estética da voz realiza esse tipo de cirurgia no Hospital São Francisco de Mogi-Guaçu.

A cirurgia de mudança de voz, também chamada de tireoplastia, pode ser uma opção para garantir melhor autoestima para muitas pessoas, inclusive para o público transsexual, que não se identifica com o gênero no qual nasce. Embora pouco divulgado, o procedimento é realizado pelo médico otorrinolaringologista Thiago Zago, em Mogi-Guaçu.

Thiago Zago é o único médico da Região Metropolitana de Campinas que realiza a cirurgia de mudança de voz, que se divide em dois tipos: o tipo 3 que transforma a voz feminina em masculina e o tipo 4 usado que muda a voz masculina para feminina.

Segundo o especialista, a cirurgia de mudança de voz é realizada com o paciente acordado, para que ele possa escolher o tom de sua voz. “O procedimento dura pouco mais de 30 minutos, e ao longo dele fazemos a modulação para que o paciente se ouça e saiba o resultado que terá”, explica Zago.

Após a cirurgia, o paciente segue vida normal e já pode conversar imediatamente. Nos dias e meses seguintes, o Dr. Thiago aconselha apenas que o paciente faça acompanhamento com uma fonoaudióloga especializada, para que a pessoa possa se ajustar a sua nova voz.

Além desse, o Dr. Zago também realiza outras cirurgias da área de otorrinolaringologia, como a de implante coclear e implante coclear Baha. “A diferença desses dois implantes é o grau de surdez do paciente. O primeiro implante é realizado em pacientes com 100% de surdez em um dos lados ou nos dois, na qual é instalado um processador externo que fica localizado acima do ouvido. Já o implante coclear baha é feito quando é um grau médio de surdez ou apenas de um lado só. Nesse caso, o processador também externo, só que menor  e fica atrás da orelha”, detalha o especialista.

Sobre o médico

Com apenas 30 anos de idade, o Dr. Thiago Zago já acumula um vasto currículo. Em 2013 se formou em medicina pela Unicamp e em 2017 terminou sua especialização em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, também pela Universidade Estadual de Campinas. De 2010 a 2012, fez iniciação científica com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP.

Esteve em três países para estudar e conhecer novas técnicas em sua área. Durante os anos de 2016 e 2017 estudou em Harvard, nos Estados Unidos, para se especializar em cirurgia endoscópica de ouvido e cirurgia endoscópica de seios da face e tuba auditiva. Na França e na Suíça, estudou sobre microcirurgia de ouvido e Implante coclear e cirurgia endoscópica de ouvido e base de crânio, respectivamente.

Dr. Thiago tem sua clínica em Mogi-Guaçu, mas também atende pelo Hospital São Francisco, localizado na mesma cidade.

Imagens: Divulgação – abertura FreePik

Mais em: Hospital São Francisco, Dr. Thiago Zago e VIRA Comunicação

Mais Acessadas

Início