Meio Ambiente

SUMARÉ receberá plantio de 910 novas mudas de árvores

Sumaré vai receber o plantio de mais 910 mudas de árvores nativas, por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com os responsáveis por um empreendimento que está sendo instalado na Avenida Rebouças, região central da cidade. A empresa teve de suprimir 25 árvores exóticas que estavam na calçada e fará a compensação ambiental em locais adequados para receber as árvores nativas. Além disso, duas praças do município também serão recuperadas pelos empresários.

“Algumas das árvores suprimidas já estavam condenadas e elas também estavam em um local inadequado. Devido ao grande porte, acabavam atrapalhando o trânsito de pedestres na calçada, principalmente das pessoas com mobilidade já reduzida. Apesar disso, a Secretaria de Meio Ambiente exigiu a compensação ambiental e foi assinado um acordo em que o empreendimento se responsabiliza em plantar 910 novas árvores nativas na nossa cidade, árvores que são da nossa flora, e em locais apropriados, que serão indicados pela secretaria. Além disso, eles também cuidarão por dois anos destas árvores, até que elas fiquem adultas”, explicou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Henrique Stein Sciascio.

O empreendimento também se comprometeu a recuperar duas praças da cidade, arborizando, iluminando e oferecendo novas opções de lazer para a população. Uma das praças fica ao lado do próprio empreendimento, na Rua João Antonio Breda, Parque Ongaro. A outra é a Praça do Jardim Macarenko, também na região central.

“A arborização e recuperação das áreas degradadas de Sumaré é um dos principais projetos do nosso governo, chamado Replantar. Até o momento, já plantamos mais de 17.000 mudas na nossa cidade e a previsão é chegar a 180.000 novas árvores até 2020. Os acordos de compensação ambiental com as empresas que estão chegando à cidade, gerando mais empregos à população, fazem parte deste compromisso que assumimos de respeito e proteção ao meio ambiente”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.

Mais em: Sumaré

Mais Acessadas

Início