Por Fernanda Mangione | Cardiologista Intervencionista
Meu nome é Fernanda Mangione, sou cardiologista intervencionista e hoje eu vou falar um pouquinho pra vocês sobre o setembro vermelho.
“A campanha Setembro Vermelho é dedicada para conscientizar as pessoas sobre as doenças cardiovasculares. A cardiologista intervencionista, Dra. Fernanda Mangione explica sobre as causas e medidas para prevenir doenças cardiovasculares adotando hábitos saudáveis para um novo estilo de vida que priorize a saúde do seu coração.”
O setembro vermelho ele é um mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares. As doenças cardiovasculares elas incluem o infarto, pressão alta, AVC ou derrame e a insuficiência cardíaca, principalmente. Essas doenças elas são as doenças que mais matam em todo o mundo, causam até 18 milhões de mortes em todo o mundo. Pra vocês terem uma noção isso corresponde a mais que o dobro de mortes causado por todos os tipos de câncer.
Então é importante entendermos e prevenir as doenças cardiovasculares, com a prevenção a gente consegue reduzir em até 80% essas mortes por doenças cardiovasculares. E quais são as medidas que a gente pode adotar pra prevenir essas doenças? Então a primeira delas é não fumar e evitar o tabagismo. A obesidade também é um grande fator de risco pras doenças cardiovasculares. A gente pode também controlar doenças como o diabetes, a pressão alta e o colesterol. Fazendo controle adequado dessas doenças a gente também evita principalmente o infarto e a insuficiência cardíaca e o AVC. Outra medida muito importante é a gente adotar hábitos de vida saudáveis.
Com alimentação balanceada, rica em alimentos naturais como frutas, legumes e verduras. Praticar atividade física regular e constante, principalmente atividade física aeróbica e evitar o estresse. Adotando medidas como meditação, ioga, práticas que nos deixam mais tranquilos, mais calmos e com menores níveis de estresse. Então é muito importante seguir todas essas recomendações pra que a gente possa ter um coração mais saudável.
Imagem: Divulgação – Foto Nick Fewings no Unsplash
Mais em: Portal Saúde Minuto
Imagem: Divulgação – Dra. Fernanda Mangione