Cultura

Semana Mundial do Brincar será celebrada no Sesc CAMPINAS com diversas atividades

“Dia do Desafio”, “Do 13 ao 20 – (Re) Existência do Povo Negro”, “Família Maker” e “Legítima Diferença” também contam com ações entre 19 e 26/5.

A semana promete no Sesc Campinas! Muitos espetáculos artísticos, eventos esportivos, oficinas e atividades voltadas às crianças e aos idosos estarão disponíveis entre 19 e 26/5.

O destaque do período é o “Programa Espaço de Brincar”, que valoriza o brincar e oferece espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis.

E de 21 a 29 de maio, com a temática “Confiar na Força do Brincar”, acontece em todas as unidades do Sesc SP a “Semana Mundial do Brincar 2022”. Colocada dentro do “Programa Espaço de Brincar”, a proposta é de reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador que proporciona tempos e espaços para que a criança construa relações afetivas, de respeito e reconexão consigo mesma, com as outras pessoas e com o mundo a sua volta (e aqueles possíveis).

Abrindo o rol de atrações, será possível notar que casas, castelos, poços, pontes, construções e muitas invenções voltam a aparecer devagarzinho no tanque de areia (de terça a sexta, das 9 às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – entrada gratuita) do Sesc Campinas.

Visando cuidar da segurança, não serão disponibilizados brinquedos neste momento, mas como a imaginação das crianças é infinita, poderá ser uma boa hora para se divertir ao ar livre e em família.

“Miudezas da Natureza” (dias 21, 22, 28 e 29/5, sábados e domingos, das 14h às 17h – participação gratuita mediante inscrição no local da atividade a partir das 13h30) pretende resgatar olhares para a natureza em qualquer ambiente, seja em um passeio ao ar livre, explorando algum jardim ou aprendendo curiosidades sobre plantas e animais. Qual miudeza lhe encanta?

Em “Vivências Sensoriais com Brinquedos Silentes” (dia 24/5, terça, das 10h às 11h30 e das 18h às 19h30, e dia 26/5, quinta, das 10h às 11h30, das 14h30 às 16h e das 18h às 19h30 – participação gratuita mediante inscrição no local da atividade a partir de 30 minutos antes do início de cada horário), as educadoras do Espaço de Brincar oferecem um conjunto de objetos e brinquedos para que crianças e adultos possam experimentar momentos de silêncio, lentidão e calma.

Já em “Vivências Sensoriais com Brinquedos Não Estruturados” (dia 24/5, terça, das 14h30 às 16h, e dias 25 e 27/5, quarta e sexta, das 10h às 11h30 e das 18h às 19h30 – participação gratuita mediante inscrição no local da atividade a partir de 30 minutos antes do início de cada horário), as educadoras do Espaço de Brincar oferecem vivências com brinquedos não estruturados, tecidos, blocos, cordas, canos e elementos da natureza para todos experimentarem um jeito diferente de se divertirem juntos, aguçando a curiosidade, a descoberta e a confiança no brincar.

Por fim, “Fazendo Arte” (dias 25 e 27/5, quarta e sexta, das 14h30 às 16h – participação gratuita mediante inscrição no local da atividade a partir das 14h) busca explorar livremente uma série de materiais a fim de ampliar as possibilidades de expressões artísticas.

Ainda no rol de atividades voltadas às crianças, mas não referente ao “Programa Espaço de Brincar” e a “Semana Mundial do Brincar”, “Brinquedos em Crochê” (dias 21 e 22/5, sábado e domingo, das 15h às 17h – participação gratuita mediante inscrição no local da atividade a partir das 14h) irá ensinar os participantes a fazerem diferentes brinquedos de crochê a cada encontro: fantoches, bichinhos e toucas temáticas.

Detalhe: O fio de malha é produzido através da reciclagem de sobras de tecido que seriam descartados pelas indústrias têxteis. Por ser reaproveitado, torna-se ótima solução responsável e sustentável.

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

O “Dia do Desafio 2022” continua sendo o grande projeto da semana na área esportiva. Desde 1995, o Sesc São Paulo o coordena no continente americano. Celebrado na última quarta-feira do mês de maio, tem como proposta o incentivo à prática de atividades físicas, promoção do bem-estar e o combate ao sedentarismo.

Em sua 28ª edição sob a coordenação do Sesc, com o slogan “Ocupar Espaços, Reunir Pessoas”, a campanha busca estimular cada vez mais a formação de redes entre os diversos setores da sociedade – público, privado e comunidade – no desenvolvimento de projetos de incentivo à prática físico-esportiva.

Os três eventos da semana referentes ao projeto são:

– O “Bike Energia” (dias 21 e 22/5, sábado e domingo, das 10h às 17h, e dias 24 e 25/5, terça e quarta, das 10h às 19h – participação gratuita), cuja experimentação une a atividade física e a sustentabilidade. As bikes produzem energia para alimentar geradores de holograma, recarregar eletrônicos, tocar músicas e alimentar ventiladores.

– O “Encontro do Clube do Pedal” (dia 22/5, domingo, das 7h às 11h – participação gratuita) cujo percurso, de dificuldade intermediária, será percorrido em, aproximadamente, vinte quilômetros de ruas asfaltadas e na trilha de mountain bike do Parque Ecológico.

A utilização de capacete será obrigatória e a recomendação é de que se traga para a atividade uma garrafa com água, bem como, seja realizada a revisão de sua bicicleta. O ponto de partida será em frente ao Galpão Multiuso do Sesc Campinas.

– O “Festival de Vôlei de Areia Feminino”, na categoria “duplas femininas” (dia 22/5, domingo, das 9h30 às 16h30 – participação gratuita mediante inscrição através do e-mail torneios.campinas@sescsp.org.br

Para além do “Dia do Desafio”, outras atividades esportivas também ganham espaço. O “Despertar”, que oferece vivências ou aulas abertas com o objetivo de despertar o corpo para as práticas saudáveis, abre espaço a todos para fluir com o movimento (dia 22/5, domingo, das 9h às 10h – participação gratuita).

“Danças Circulares e Possibilidades” (dia 22/5, domingo, das 15h30 às 17h, e dia 29/5, domingo, às 9h – participação gratuita) e “Aulas Abertas de Beach Tennis” (dias 21 e 28/5, sábados, das 9h30 às 11h – participação gratuita mediante inscrição em cada dia no local da atividade) encerram o rol de eventos esportivos da semana.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

O projeto, que faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como, o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, apresenta quatro eventos ao longo desta semana.

O “Na Estante” (até 31/5, de terça a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h – entrada gratuita) é uma estante temática dedicada a promoção de livros sobre temas diversos. Todo mês há prateleiras repletas de obras para você aprofundar a leitura em assuntos sensíveis e contemporâneos.

Em maio, Renato Noguera, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), assina a curadoria com livros sobre negritude e filosofias africanas.

O mesmo Renato Noguera defende uma “Pedagogia da Pluriversalidade”, suscitando reflexões em favor de uma educação antirracista em “Diálogos Possíveis” (dia 19/5, quinta, das 19h às 20h – atividade on-line – participação gratuita via Zoom), uma atividade que propõe a discussão de temas relevantes da sociedade contemporânea e convida o público a dialogar com escritores, filósofos e diversos outros profissionais, em um exercício de reflexão.

O “Na Batida do Tambor!” (dia 21/5, sábado, das 14h às 15h – entrada gratuita), com a Cia. Alcina da Palavra, apresenta histórias afro e afro-brasileiras contadas para crianças e responsáveis a fim de trazer uma compreensão melhor em relação aos contos do continente africano.

Os participantes vão vivenciar e realizar aspectos da cultura negra através da música, danças e brincadeiras. Essas formas de expressão possuem uma linguagem onde cada gesto significa e representa ideias e sentimentos, emoções e sensações.

E encerrando as atividades do projeto, um tapete ilustrado com adinkras (adinkra é um conjunto de ideogramas que tem como objetivo valorizar e preservar o legado e as tradições africanas), instrumentos de percussão, jogo de inventar histórias com figuras que remetem a cultura afro-brasileira, livros e como esses elementos podem contar nossas histórias é o que será encontrado em “Vozes Negras na Literatura Infantil” (dia 22/5, domingo, das 13h às 16h – entrada gratuita), com a Cia. Alcina da Palavra.

LEGÍTIMA DIFERENÇA

O projeto “Legítima Diferença” desenvolve ações que buscam evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQIA+. Assim, é possível fomentar a livre expressão das diferenças, o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social.

“Gênero e Sexualidade na Terceira Idade” (dia 24/5, terça, das 15h às 17h – participação gratuita mediante retirada de ingresso na Bilheteria da Unidade a partir das 14h) é o primeiro dos eventos e apresenta, a partir de vivências próprias e apoiados em fontes diversificadas, três narradores que abordam questões que envolvem a identidade de gênero, a orientação sexual e toda a diversidade que compõe a sexualidade humana em um bate-papo esclarecedor.

“Arte Transviada: Legitimidade, Vanguarda e Circulação dos Afetos” (dia 26/5, quinta, das 19h às 20h30 – participação gratuita mediante inscrição no local da atividade a partir das 18h10) é um bate-papo que contará com a participação de artistas emergentes da cidade de Campinas e do interior do Estado de São Paulo envolvidos com a criação, produção e circulação de obras feitas por, para e com pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Os participantes navegarão pelas diferentes linguagens artísticas explorando os desafios contemporâneos em criar uma arte de vanguarda, conectada com os desejos e dificuldades da comunidade, além de alertar para a necessidade urgente de avançarmos na agenda contra a transfobia, homofobia e bifobia.

FAMÍLIA MAKER

Baseado nas premissas do Movimento Maker, que parte do princípio de que qualquer pessoa pode criar, fabricar, alterar e construir o objeto que quiser, o projeto convida toda a família a participar de atividades que reúnem diferentes técnicas, tanto no campo da tecnologia, quanto no mundo das artes.

“Linhas e Textos: Uma Experiência de Arte” (dia 21/5, sábado, das 15h às 18h – participação gratuita mediante inscrição on-line) é um encontro para as famílias onde o educador de tecnologias e artes Sergio Segal propõe uma conversa descontraída sobre arte contemporânea a partir de uma rápida visita a “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro mas Eu Canto”.

Depois, ele convida os participantes para uma experiência prática com fios e palavras para construir coletivamente uma grande instalação de arte no jardim.

“Vamos Fazer Carimbos?” (dia 22/5, domingo, das 15h às 17h – participação gratuita mediante inscrição on-line), por sua vez, fará com que as crianças criem carimbos de várias formas a partir de materiais diversos para experimentar composições sobre tecidos de algodão.

CINEMA E TEATRO

“O Chão sob Meus Pés” (dia 24/5, terça, às 19h – entrada gratuita mediante retirada de ingresso na Bilheteria da Unidade no dia da atividade) é o destaque da semana quando o assunto é a sétima arte.

Lola é uma mulher de negócios implacável. Ela mantém em segredo seu relacionamento com sua chefe, assim como a existência de sua irmã mais velha, que está em uma clínica psiquiátrica. Entretanto, após receber uma notícia sobre sua irmã, seus segredos ameaçam explodir em público.

Já na seara teatral, a peça do momento é “Uma Banheira Revolucionária” (dia 20/5, sexta, às 20h, e dia 21/5, sábado, às 16h – ingressos a partir de R$9), com a Cia. Gare.

No palco, quatro palhaços fogem em uma banheira. À deriva, eles constatam que o mundo está arruinado e propõem soluções para consertá-lo. A direção é de Douglas Novais, de “Os Geraldos”, e o texto foi baseado na obra de mesmo nome do dramaturgo Matei Vișniec.

O evento faz parte do projeto “Da Cena Local”, que traz aos palcos estreias e repertórios de artistas e companhias de artes cênicas de Campinas e região, apresentando ao público um panorama atual da cena local, com trabalhos que se destacam por sua relevância artística e por suas concepções estéticas.

Para o público infantil, o espetáculo da vez será “Sonhatório” (dia 22/5, domingo, às 16h – ingressos a partir de R$7,50), com a Cia. Truks.

É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos para a refeição. Porém, não há ali nada para comer ou beber. Sedentos e famintos, os amigos partem em uma deliciosa viagem imaginária em busca de comida e que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas.

O evento faz parte do projeto “Teatro para Crianças”, que recebe trabalhos teatrais que têm se destacado na cena artística voltada para o público infantil. Diferentes companhias, técnicas e temáticas formam uma ampla gama de propostas estéticas, mostrando a potência e a pluralidade que o teatro para crianças pode oferecer.

LITERATURA

Traços formam letras, que formam palavras, que formam versos e frases. A Biblioteca do Sesc Campinas foi invadida por uma série de traças, ávidas pelos livros do acervo. Confeccionadas por artistas diversos em diferentes tipos de materiais, a “Exposição Traça Livros: Devorando a Biblioteca” (até 31/5, de terça a sexta, das 8h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h – entrada gratuita) conta com mais de 130 peças que representam frases de grandes escritores da literatura mundial e que compõem o acervo da Biblioteca.

ITINERÂNCIA DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO

A “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro mas Eu Canto” (até o dia 31/7, de terça a sexta, das 9 às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – entrada gratuita) apresenta uma seleção especial de obras pensadas pela equipe curatorial da Bienal para o contexto de Campinas que estará em exposição no Galpão Multiuso da Unidade.

O título da mostra, “Faz Escuro mas Eu Canto”, recupera um verso do poeta amazonense Thiago de Mello, publicado em 1965, que reforça e reconhece a urgência dos problemas contemporâneos e apresenta a arte como um território de resistência.

Nesta edição, a concepção curatorial também trouxe elementos – enunciados – que não são obras de arte, mas que possuem histórias marcantes, capazes de sugerir leituras às obras dispostas ao seu redor.

A curadoria recorreu a esses itens para alcançar uma linguagem capaz de delinear os campos de força criados pelo encontro de obras produzidas e, também, convidar os visitantes a pensarem a respeito desses temas que perpassam a colonização, o racismo e as questões indígenas.

Em Campinas, por exemplo, o tema do enunciado é “Cantos Tikmũ’ũn”. Os tikmũ’ũn, também conhecidos como maxakali, são um povo indígena originário de uma região localizada entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Após inúmeros episódios de violência e abusos, eles foram forçados a abandonar as suas terras ancestrais. Seus cantos organizam a vida nas aldeias, representando os elementos de seu cotidiano: plantas, animais, lugares, objetos e saberes. A exposição concebida ao redor deste enunciado traz à tona o poder do canto, tanto no sentido literal, quanto metafórico, e o exemplo dos tikmũ’ũn como comunidade.

O e-mail para agendar a visitação de escolares e instituições é agendamentobienal.campinas@sescsp.org.br.

Os artistas com obras expostas são: Abel Rodríguez (Colômbia); Adrián Balseca (Equador); Alice Shintani (Brasil); E.B. Itso (Dinamarca); Frida Orupabo (Noruega); Gala Porras-Kim (Colômbia); Gustavo Caboco (Brasil); Hanni Kamaly (Noruega); Jaider Esbell (Brasil); Sebastián Calfuqueo (Chile); Sung Tieu (Vietnã) e Victor Anicet (Martinica).

MELHOR IDADE

Os eventos dirigidos aos idosos também estão com tudo nesta semana no Sesc Campinas.

O “Canto Coral” (dias 19 e 26/5, quintas, das 10h às 12h – participação gratuita mediante inscrição na Central de Atendimento) é o primeiro deles e propõe, através de orientação vocal, dinâmicas, exercícios e um repertório composto de estilos musicais variados, o desenvolvimento artístico e humano, além de favorecer a integração de diferentes gerações e a promoção do convívio social.

Agora, se você tem sessenta anos ou mais e procura uma atividade física prazerosa e interativa para movimentar o corpo e expressar sentimentos e sensações, dançar é a pedida, pois com a dança podemos nos comunicar por meio dos passos, da respiração e dos gestos e o “Vem Dançar!” (dias 20 e 27/5, sextas, das 15h às 17h – participação gratuita) difunde diversos ritmos, explorando as inúmeras possibilidades de movimentos do corpo e, para além disso, você pode conhecer novos colegas. Está esperando o que para começar a dançar?

E sabe aquela viola que tá encostada há um tempão? Que tal desenferrujar as mãos e aprender um pouquinho? O “Encontro de Viola Caipira” (dias 21 e 28/5, sábados, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30 – participação gratuita mediante inscrição na Central de Atendimento) é para pessoas que não sabem tocar e também para quem já toca a viola caipira. Um espaço para a troca de experiências, a aprendizagem e a ampliação do repertório, portanto, traga a sua viola!

E encerrando os eventos à melhor idade, a pergunta que fica é: Você gosta de fazer tricô? Crochê? O “Arte Solidária” (dias 24 e 31/5, terças, das 13 às 15h – participação gratuita) é um espaço acolhedor e afetuoso aqui no Sesc Campinas que reúne pessoas voluntárias para ensinar a confeccionar trabalhos manuais que serão doados a instituições parceiras. Neste mês, vamos confeccionar ponchos de crochê. Traga uma agulha de crochê nº 4 e uma tesoura.

AÇÕES PARA A CIDADANIA

“População em Situação de Rua – Acolhimento e Cuidado” é um espaço para formação e debate sobre as necessidades emergentes desta população no contexto da crise pandêmica da Covid-19 e abordagem de componentes objetivos e subjetivos que constituem a vida cotidiana deste grupo de indivíduos, sobretudo em relação aos contextos particulares existentes na região do Sesc Campinas.

O tema da vez será “Práticas e Abordagens à População em Situação de Rua” (dia 25/5, quarta, das 13h30 às 15h30 – participação gratuita mediante inscrição através do e-mail gtvulnerabilidade.campinas@sescsp.org.br até o dia 24/5).

TURISMO

Por fim, “A Herança e a Tradição Africana no Rio de Janeiro” (dia 25/5, quarta, das 20h às 21h30 – atividade on-line – participação gratuita via Zoom) é um bate-papo virtual que apresentará a presença africana no Rio de Janeiro através da culinária, da música, da religiosidade e dos patrimônios que evidenciam as origens da cultura carioca, que tanto contribuíram para a construção e para o desenvolvimento da cidade.

O evento faz parte do projeto “Conexões Turísticas”, que promove rodas de conversa com turismólogos, guias de turismo, viajantes, especialistas e entusiastas para tratar de viagens, cultura, hospitalidade, patrimônio e história, conectando pessoas, saberes e experiências.

SOBRE OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA CONTRA A COVID-19

A publicação do Decreto Estadual nº 66.575, de 17/3/22, desobriga o uso de máscaras de proteção facial em todo o território paulista, exceto em locais destinados a prestadores de serviços de saúde e meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.

Dado isso, é preciso salientar que nas clínicas odontológicas, ambulatórios e locais de exames dermatológicos do Sesc Campinas, o seu uso é indispensável.

Para todos os outros espaços da Unidade, no entanto, recomendamos ao nosso público frequentador para que, apesar da não-obrigatoriedade de seu uso, continue utilizando-as para fins de proteção pessoal e coletiva.

Em relação a vacinação contra a Covid-19, as pessoas com idade acima de 12 anos que quiserem adentrar o Sesc Campinas devem apresentar o(s) certificado(s) físico ou digital, de imunização contra a doença que evidencie(m) a aplicação de duas doses ou dose única, dependendo da vacina tomada.

Já para as crianças entre 5 e 11 anos, também será necessária a apresentação do referido certificado, mas, nesse caso, comprovando a aplicação de, ao menos, uma das doses de algum dos imunizantes contra a Covid-19.

Para além disso, não há a exigência de agendamento prévio para a entrada na Unidade, exceto para alguns dos lugares e serviços prestados, dentre os quais, para a Central de Atendimento e Comedoria.

Assim sendo, fique esperto, se proteja, proteja os outros e aproveite para curtir muita arte, cultura, esportes, educação, cidadania, saúde e turismo, seguindo todos os protocolos necessários.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento do Sesc Campinas através do telefone (19) 3737-1500.

SERVIÇO

DIA 19/5 | quinta

Literatura :: EXPOSIÇÃO TRAÇA LIVROS: DEVORANDO A BIBLIOTECA

Traços formam letras, que formam palavras, que formam versos e frases. A Biblioteca do Sesc Campinas foi invadida por uma série de traças, ávidas pelos livros do acervo. Confeccionadas por artistas diversos em diferentes tipos de materiais, a exposição conta com mais de 130 peças que representam frases de grandes escritores da literatura mundial e que compõem o acervo da Biblioteca. Até 31/5.

De terça a sexta, das 8h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Biblioteca. Grátis. Livre.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

O projeto faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como, o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

Ações para a Cidadania :: NA ESTANTE

Estante temática dedicada a promoção de livros sobre temas diversos. Todo mês há prateleiras repletas de obras para você aprofundar a leitura em assuntos sensíveis e contemporâneos. Em maio, Renato Noguera, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), assina a curadoria com livros sobre negritude e filosofias africanas.

Até 31/5.

De terça a sexta, das 8h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Biblioteca. Grátis. 10 anos.

Artes Visuais :: ITINERÂNCIA DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO – FAZ ESCURO MAS EU CANTO

O Sesc Campinas recebe a “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo”, uma seleção especial de obras pensadas pela equipe curatorial da Bienal para o contexto de Campinas e que estará em exposição no Galpão Multiuso da Unidade. O título da mostra, “Faz Escuro mas Eu Canto”, recupera um verso do poeta amazonense Thiago de Mello, publicado em 1965, que reforça e reconhece a urgência dos problemas contemporâneos e apresenta a arte como um território de resistência.

Horários para visitação:

Até 31/7.

De terça a sexta, das 9h às 21h.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Galpão Multiuso. Grátis. Livre.

O e-mail para agendar a visitação de escolares e instituições é agendamentobienal.campinas@sescsp.org.br.

Para acessar o Guia Digital da “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo”, clique aqui.

Artistas com obras expostas no Sesc Campinas

Abel Rodríguez (Colômbia)

Adrián Balseca (Equador)

Alice Shintani (Brasil)

E.B. Itso (Dinamarca)

Frida Orupabo (Noruega)

Gala Porras-Kim (Colômbia)

Gustavo Caboco (Brasil)

Hanni Kamaly (Noruega)

Jaider Esbell (Brasil)

Sebastián Calfuqueo (Chile)

Sung Tieu (Vietnã)

Victor Anicet (Martinica)

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Programa que valoriza o brincar, oferecendo espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis.

De 21 a 29 de maio, com a temática “Confiar na Força do Brincar”, acontece em todas as unidades do Sesc SP a “Semana Mundial do Brincar 2022”. A proposta é de reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador que proporciona tempos e espaços para que a criança construa relações afetivas, de respeito e reconexão consigo mesma, com as outras pessoas e com o mundo a sua volta (e aqueles possíveis). Confira a programação completa clicando aqui.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Crianças :: TANQUE DE AREIA

Casas, castelos, poços, pontes, construções e muitas invenções voltam a aparecer devagarzinho no tanque de areia do Sesc Campinas. Visando cuidar da segurança, não disponibilizaremos brinquedos neste momento, mas como a imaginação das crianças é infinita, poderá ser uma boa hora para se divertir ao ar livre e em família.

Horários de funcionamento:

De terça a sexta, das 9h às 20h.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Jardim do Galpão. Grátis. Livre.

Idosos :: CANTO CORAL

Com Ana Salvagni, cantora e regente de corais. O “Canto Coral” é muito mais do que um encontro, é o prazer em cantar junto. Esta ação propõe, através de orientação vocal, dinâmicas, exercícios e um repertório composto de estilos musicais variados, o desenvolvimento artístico e humano, além de favorecer a integração de diferentes gerações e a promoção do convívio social.

Dias 19 e 26/5, quintas, das 10h às 12h.

Mezanino do Galpão. Grátis. 18 anos.

Inscrições limitadas na Central de Atendimento.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

O projeto faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como, o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

Ações para a Cidadania :: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

A atividade propõe a discussão de temas relevantes da sociedade contemporânea, convidando o público a dialogar com escritores, filósofos e diversos outros profissionais, em um exercício de reflexão. Nesta edição, Renato Noguera, professor de filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador de filosofias africanas, defende uma “Pedagogia da Pluriversalidade”, suscitando reflexões em favor de uma educação antirracista.

Dia 19/5, quinta, das 19h às 20h.

Atividade on-line. Grátis. Livre.

Para participar, clique aqui.

DIA 20/5 | sexta

Idosos :: VEM DANÇAR!

Com César Morelli, professor de dança. Você procura uma atividade física prazerosa e interativa? Dançar é movimentar o corpo, expressar sentimentos e sensações. Com a dança podemos nos comunicar por meio dos passos, da respiração e dos gestos. O “Vem Dançar!” difunde os diversos ritmos, explorando as inúmeras possibilidades de movimentos do corpo e, para além disso, você pode conhecer novos colegas. Está esperando o que para começar a dançar?

Dias 20 e 27/5, sextas, das 15h às 17h.

Área de Convivência. Grátis. 18 anos.

DA CENA LOCAL

O projeto traz aos palcos estreias e repertórios de artistas e companhias de artes cênicas de Campinas e região, apresentando ao público um panorama atual da cena local, com trabalhos que se destacam por sua relevância artística e por suas concepções estéticas.

DA CENA LOCAL

Teatro :: UMA BANHEIRA REVOLUCIONÁRIA

Com Cia. Gare. O espetáculo traz ao palco quatro palhaços fugindo em uma banheira. À deriva, eles constatam que o mundo está arruinado e propõem soluções para consertá-lo. A direção é de Douglas Novais, de “Os Geraldos”, e o texto foi baseado na obra de mesmo nome do dramaturgo Matei Vișniec.

Dia 20/5, sexta, às 20h.

Dia 21/5, sábado, às 16h.

Teatro. 16 anos.

Valores: R$ 9,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes]; R$ 15,00 [aposentado; pessoa com mais de 60 anos; pessoa com deficiência; estudante; e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 30,00 [demais interessados].

Ingressos à venda no portal www.sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades.

DIA 21/5 | sábado

Esporte e Atividade Física :: AULAS ABERTAS DE BEACH TENNIS

A equipe de educadores do Sesc Campinas oferece a todos os interessados com mais de 16 anos, aulas abertas de beach tennis.

Dias 21 e 28/5, sábados, das 9h30 às 11h.

Quadra de Areia. Grátis. 16 anos.

Inscrições limitadas em cada dia no local da atividade.

DIA DO DESAFIO 2022

Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena no continente americano o Dia do Desafio, celebrado na última quarta-feira do mês de maio, tendo como proposta o incentivo à prática de atividades físicas, promoção do bem-estar e o combate ao sedentarismo. Em sua 28ª edição sob a coordenação do Sesc, com o slogan “Ocupar Espaços, Reunir Pessoas”, a campanha busca estimular cada vez mais a formação de redes entre os diversos setores da sociedade – público, privado e comunidade, no desenvolvimento de projetos de incentivo à prática físico-esportiva.

DIA DO DESAFIO 2022

Esporte e Atividade Física :: BIKE ENERGIA

Experimentação que une a atividade física e a sustentabilidade. As bikes produzem energia para alimentar geradores de holograma, recarregar eletrônicos, tocar músicas e alimentar ventiladores.

Dias 21 e 22/5, sábado e domingo, das 10h às 17h.

Dias 24 e 25/5, terça e quarta, das 10h às 19h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

Idosos :: ENCONTRO DE VIOLA CAIPIRA

Com Marina Ebbecke, professora, violeira e compositora. Sabe aquela viola que tá encostada há um tempão? Que tal desenferrujar as mãos e aprender um pouquinho? O curso é para pessoas que não sabem tocar e também para quem já toca a viola caipira. Um espaço para a troca de experiências, a aprendizagem e a ampliação do repertório. Traga a sua viola!

Dias 21 e 28/5, sábados, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Mezanino do Galpão. Grátis. 16 anos.

Inscrições limitadas na Central de Atendimento.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

O projeto faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como, o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

Literatura :: NA BATIDA DO TAMBOR!

Com a Cia. Alcina da Palavra. Histórias afro e afro-brasileiras serão contadas para crianças e responsáveis para que tragam uma compreensão melhor em relação aos contos do continente africano. Os participantes vão vivenciar e realizar aspectos da cultura negra através da música, danças e brincadeiras. Essas formas de expressão possuem uma linguagem onde cada gesto significa e representa ideias e sentimentos, emoções e sensações.

Dia 21/5, sábado, das 14h às 15h.

Espaço Arena. Grátis. Livre.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Programa que valoriza o brincar, oferecendo espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis.

De 21 a 29 de maio, com a temática “Confiar na Força do Brincar”, acontece em todas as unidades do Sesc SP a “Semana Mundial do Brincar 2022”. A proposta é de reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador que proporciona tempos e espaços para que a criança construa relações afetivas, de respeito e reconexão consigo mesma, com as outras pessoas e com o mundo a sua volta (e aqueles possíveis). Confira a programação completa clicando aqui.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Crianças :: MIUDEZAS DA NATUREZA

Com Suzanne Toledo. Resgatar olhares para a natureza em qualquer ambiente, seja em um passeio ao ar livre, explorando algum jardim ou aprendendo curiosidades sobre plantas e animais. Qual miudeza lhe encanta? O evento faz parte da “Semana Mundial do Brincar 2022”.

Dias 21, 22, 28 e 29/5, sábados e domingos, das 14h às 17h.

Jardim do Espaço de Brincar. Grátis. Para crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas por um responsável adulto.

Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 13h30.

FAMÍLIA MAKER

Baseado nas premissas do Movimento Maker, que parte do princípio de que qualquer pessoa pode criar, fabricar, alterar e construir o objeto que quiser, o projeto convida toda a família a participar de atividades que reúnem diferentes técnicas, tanto no campo da tecnologia, quanto no mundo das artes.

FAMÍLIA MAKER

Artes Visuais :: LINHAS E TEXTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE

Nesse encontro para as famílias, o educador de tecnologias e artes Sergio Segal propõe uma conversa descontraída sobre arte contemporânea a partir de uma rápida visita a “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro mas Eu Canto”. Depois, ele convida os participantes para uma experiência prática com fios e palavras para construir coletivamente uma grande instalação de arte no jardim.

Dia 21/5, sábado, das 15h às 18h.

Jardim do Galpão. Grátis. Livre.

Inscreva-se aqui.

Crianças :: BRINQUEDOS EM CROCHÊ

Com o artista plástico Thiago Rezende. O fio de malha é produzido através da reciclagem de sobras de tecido que seriam descartados pelas indústrias têxteis. Por ser reaproveitado, torna-se ótima solução responsável e sustentável. Aprenda a fazer diferentes brinquedos de crochê a cada encontro: fantoches, bichinhos e toucas temáticas.

Dias 21 e 22/5, sábado e domingo, das 15h às 17h.

Jardim do Galpão. Grátis. Para crianças a partir de 7 anos, acompanhadas por um responsável adulto.

Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 14h.

DIA 22/5 | domingo

DIA DO DESAFIO 2022

Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena no continente americano o Dia do Desafio, celebrado na última quarta-feira do mês de maio, tendo como proposta o incentivo à prática de atividades físicas, promoção do bem-estar e o combate ao sedentarismo. Em sua 28ª edição sob a coordenação do Sesc, com o slogan “Ocupar Espaços, Reunir Pessoas”, a campanha busca estimular cada vez mais a formação de redes entre os diversos setores da sociedade – público, privado e comunidade, no desenvolvimento de projetos de incentivo à prática físico-esportiva.

DIA DO DESAFIO 2022

Esporte e Atividade Física :: ENCONTRO DO CLUBE DO PEDAL

Encontro do Clube do Pedal em um passeio pela região de Campinas. O ponto de partida será em frente ao Galpão Multiuso do Sesc Campinas, com destino ao Parque Ecológico e retorno ao local de saída. O percurso, de dificuldade intermediária, será percorrido em, aproximadamente, vinte quilômetros de ruas asfaltadas e na trilha de mountain bike do Parque Ecológico. A utilização de capacete será obrigatória e a recomendação é de que se traga para a atividade uma garrafa com água, bem como, seja realizada a revisão de sua bicicleta.

Dia 22/5, domingo, das 7h às 11h.

Ponto de partida: em frente ao Galpão Multiuso. Grátis. 18 anos.

Esporte e Atividade Física :: DESPERTAR

Vivências ou aulas abertas com o objetivo de despertar o corpo para as práticas saudáveis.

Domingos, das 9h às 10h.

Jardim do Galpão. Grátis. 12 anos.

Dia 22/5 – Fluindo com Movimento

Dia 29/5 – Dança Circular

DIA DO DESAFIO 2022

Desde 1995, o Sesc São Paulo coordena no continente americano o Dia do Desafio, celebrado na última quarta-feira do mês de maio, tendo como proposta o incentivo à prática de atividades físicas, promoção do bem-estar e o combate ao sedentarismo. Em sua 28ª edição sob a coordenação do Sesc, com o slogan “Ocupar Espaços, Reunir Pessoas”, a campanha busca estimular cada vez mais a formação de redes entre os diversos setores da sociedade – público, privado e comunidade, no desenvolvimento de projetos de incentivo à prática físico-esportiva.

DIA DO DESAFIO 2022

Esporte e Atividade Física :: FESTIVAL DE VÔLEI DE AREIA FEMININO

Festival de vôlei de areia realizado na categoria duplas femininas.

Dia 22/5, domingo, das 9h30 às 16h30.

Quadra de Areia. Grátis. 16 anos.

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail torneios.campinas@sescsp.org.br. Vagas limitadas.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

O projeto faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como, o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças.

DO 13 AO 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO

Literatura :: VOZES NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL

Com a Cia. Alcina da Palavra. Um tapete ilustrado com adinkras (adinkra é um conjunto de ideogramas que tem como objetivo valorizar e preservar o legado e as tradições africanas), instrumentos de percussão, jogo de inventar histórias com figuras que remetem a cultura afro-brasileira, livros e como esses elementos podem contar nossas histórias. A mediação de leitura e bate-papo sobre as autoras e autores negros vão permear nossos momentos para ensinar e aprender.

Dia 22/5, domingo, das 13h às 16h.

Biblioteca. Grátis. Livre.

FAMÍLIA MAKER

Baseado nas premissas do Movimento Maker, que parte do princípio de que qualquer pessoa pode criar, fabricar, alterar e construir o objeto que quiser, o projeto convida toda a família a participar de atividades que reúnem diferentes técnicas, tanto no campo da tecnologia, quanto no mundo das artes.

FAMÍLIA MAKER

Artes Visuais :: VAMOS FAZER CARIMBOS?

Com Célia Cassiano, educadora de tecnologias e artes. Nesta atividade presencial as crianças criarão carimbos de várias formas a partir de materiais diversos para experimentar composições sobre tecidos de algodão.

Dia 22/5, domingo, das 15h às 17h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.

Inscreva-se aqui.

Esporte e Atividade Física :: DANÇAS CIRCULARES E POSSIBILIDADES

Dançar é celebrar a vida, é aprender com cada segundo, é ser pleno a cada momento. Poucas são as atividades que reúnem lazer com saúde de uma forma tão completa como as danças circulares. Elas são uma excelente arte contemporânea em direção ao bem-estar físico, mental e social.
Grátis. 12 anos.

Dia 22/5, domingo, das 15h30 às 17h.

Galpão GMF.

Dia 29/5, domingo, às 9h.

Jardim do Galpão.

TEATRO PARA CRIANÇAS

A cada domingo, o Sesc Campinas recebe trabalhos teatrais que têm se destacado na cena artística voltada para o público infantil. Diferentes companhias, técnicas e temáticas formam uma ampla gama de propostas estéticas, mostrando a potência e pluralidade que o teatro para crianças pode oferecer.

Domingos, às 16h.

Teatro. Para crianças acima de 6 anos, acompanhadas por um responsável adulto.

Valores: R$ 7,50 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes]; R$ 12,50 [aposentado; pessoa com mais de 60 anos; pessoa com deficiência; estudante; e servidor de escola pública com comprovante] e R$ 25,00 [demais interessados].

Ingressos à venda no portal www.sescsp.org.br/campinas e nas bilheterias das unidades.

* Crianças com até 12 anos não pagam ingressos, sendo cobrados somente dos acompanhantes.

TEATRO PARA CRIANÇAS

Teatro :: SONHATÓRIO

Com Cia. Truks. É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos para a refeição. Porém, não há ali nada para comer ou beber. Sedentos e famintos, os amigos partem em uma deliciosa viagem imaginária em busca de comida e que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas.

Dia 22/5.

DIA 24/5 | terça

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Programa que valoriza o brincar, oferecendo espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis.

De 21 a 29 de maio, com a temática “Confiar na Força do Brincar”, acontece em todas as unidades do Sesc SP a “Semana Mundial do Brincar 2022”. A proposta é de reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador que proporciona tempos e espaços para que a criança construa relações afetivas, de respeito e reconexão consigo mesma, com as outras pessoas e com o mundo a sua volta (e aqueles possíveis). Confira a programação completa clicando aqui.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Crianças :: VIVÊNCIAS SENSORIAIS COM BRINQUEDOS SILENTES

As educadoras do Espaço de Brincar oferecem um conjunto de objetos e brinquedos para que crianças e adultos possam experimentar momentos de silêncio, lentidão e calma. O evento faz parte da “Semana Mundial do Brincar 2022”.

Dia 24/5, terça, das 10h às 11h30 e das 18h às 19h30.

Dia 26/5, quinta, das 10h às 11h30, das 14h30 às 16h e das 18h às 19h30.

Espaço de Brincar. Grátis. Para bebês e crianças com até 6 anos, acompanhados por um responsável adulto.

Inscrições limitadas no local da atividade a partir de 30 minutos antes do início de cada horário.

Idosos :: ARTE SOLIDÁRIA

Com Regina Almeida, artesã. Você gosta de fazer tricô? Crochê? Temos um espaço acolhedor e afetuoso aqui no Sesc Campinas que reúne pessoas voluntárias para ensinar a confeccionar trabalhos manuais que serão doados a instituições parceiras. Neste mês, vamos confeccionar ponchos de crochê. Traga uma agulha de crochê nº 4 e uma tesoura.

Dias 24 e 31/5, terças, das 13h às 15h.

Mezanino do Galpão. Grátis. 16 anos.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Programa que valoriza o brincar, oferecendo espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis.

De 21 a 29 de maio, com a temática “Confiar na Força do Brincar”, acontece em todas as unidades do Sesc SP a “Semana Mundial do Brincar 2022”. A proposta é de reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador que proporciona tempos e espaços para que a criança construa relações afetivas, de respeito e reconexão consigo mesma, com as outras pessoas e com o mundo a sua volta (e aqueles possíveis). Confira a programação completa clicando aqui.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Crianças :: VIVÊNCIAS SENSORIAIS COM BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS

As educadoras do Espaço de Brincar oferecem vivências com brinquedos não estruturados, tecidos, blocos, cordas, canos e elementos da natureza para todos experimentarem um jeito diferente de se divertirem juntos, aguçando a curiosidade, a descoberta e a confiança no brincar. O evento faz parte da “Semana Mundial do Brincar 2022”.

Dia 24/5, terça, das 14h30 às 16h.

Dias 25 e 27/5, quarta e sexta, das 10h às 11h30 e das 18h às 19h30.

Espaço de Brincar. Grátis. Para bebês e crianças com até 6 anos, acompanhados por um responsável adulto.

Inscrições limitadas no local da atividade a partir de 30 minutos antes do início de cada horário.

LEGÍTIMA DIFERENÇA

O projeto desenvolve ações que buscam evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQIA+. Assim, é possível fomentar a livre expressão das diferenças, o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social.

LEGÍTIMA DIFERENÇA

Idosos :: GÊNERO E SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE

Com Arilda Inês Miranda Ribeiro, professora doutora em História da Educação,  membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGG Campinas) e fundadora do Núcleo de Diversidade Sexual na Educação (NUDISE), da Universidade Estadual Paulista/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (UNESP/CNPq); Walleria Suri, mulher trans com deficiência visual, ativista pelos direitos humanos, consultora independente de diversidade & inclusão (D&I) e granduanda em Direito e mediação de Daumir Neves, aposentado, gay e participante do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Campinas. A partir de vivências próprias e apoiados em fontes diversificadas, três narradores abordam questões que envolvem a identidade de gênero, a orientação sexual e toda a diversidade que compõe a sexualidade humana em um bate-papo esclarecedor.

Dia 24/5, terça, das 15h às 17h.

Teatro. Grátis. 60 anos ou mais.

Retirada de ingressos limitados na Bilheteria da Unidade a partir das 14h.

EXIBIÇÕES DE CINEMA

Em maio, o Sesc Campinas retoma as exibições regulares de cinema às terças-feiras, às 19h. Durante o mês será apresentado um recorte de filmes recentes dirigidos por diretoras de diferentes nacionalidades e perspectivas estéticas.

EXIBIÇÕES DE CINEMA

Cinema e Vídeo :: O CHÃO SOB MEUS PÉS

(Áustria / 2019 / 108 min. / Direção: Marie Kreutzer). Lola é uma mulher de negócios implacável. Ela mantém em segredo seu relacionamento com sua chefe, assim como a existência de sua irmã mais velha, que está em uma clínica psiquiátrica. Entretanto, após receber uma notícia sobre sua irmã, seus segredos ameaçam explodir em público.

Dia 24/5, terça, às 19h.

Teatro. Grátis. 14 anos.

Retirada de ingressos na Bilheteria da Unidade no dia da atividade.

DIA 25/5 | quarta

Ações para a Cidadania :: POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA – ACOLHIMENTO E CUIDADO

Com Fernanda Araújo de Almeida, assistente social com vasta experiência em projetos e políticas públicas para as pessoas em situação de rua. Espaço para formação e debate sobre as necessidades emergentes desta população no contexto da crise pandêmica da Covid-19 e abordagem de componentes objetivos e subjetivos que constituem a vida cotidiana deste grupo de indivíduos, sobretudo em relação aos contextos particulares existentes na região do Sesc Campinas.

Sala de Atividades 5. Grátis. 16 anos.

Práticas e Abordagens à População em Situação de Rua

Dia 25/5, quarta, das 13h30 às 15h30.

Para participar, pessoas e grupos interessados devem encaminhar uma mensagem para o agendamentobienal.campinas@sescsp.org.br até o dia 10/5 até o dia 24/5.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Programa que valoriza o brincar, oferecendo espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis.

De 21 a 29 de maio, com a temática “Confiar na Força do Brincar”, acontece em todas as unidades do Sesc SP a “Semana Mundial do Brincar 2022”. A proposta é de reforçar a confiança no brincar como ato essencial e transformador que proporciona tempos e espaços para que a criança construa relações afetivas, de respeito e reconexão consigo mesma, com as outras pessoas e com o mundo a sua volta (e aqueles possíveis). Confira a programação completa clicando aqui.

PROGRAMA ESPAÇO DE BRINCAR

Crianças :: FAZENDO ARTE

Com educadoras do Espaço de Brincar. Exploração livre de materiais para ampliar as possibilidades de expressões artísticas. O evento faz parte da “Semana Mundial do Brincar 2022”.

Dias 25 e 27/5, quarta e sexta, das 14h30 às 16h.

Espaço de Brincar. Grátis. Para bebês e crianças com até 6 anos, acompanhados por um responsável adulto.

Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 14h.

CONEXÕES TURÍSTICAS

Roda de conversa com turismólogos, guias de turismo, viajantes, especialistas e entusiastas para tratar de viagens, cultura, hospitalidade, patrimônio e história, conectando pessoas, saberes e experiências.

CONEXÕES TURÍSTICAS

Turismo :: A HERANÇA E A TRADIÇÃO AFRICANA NO RIO DE JANEIRO

Com Claudia Cardoso, guia de turismo, e Paulo Sérgio Martins, guia de turismo e historiador. A presença africana no Rio de Janeiro pode ser constatada em vários aspectos, como a culinária, a música, a religiosidade etc. Esse bate-papo virtual apresentará patrimônios que evidenciam as origens da cultura carioca, que tanto contribuíram para a construção e para o desenvolvimento da cidade.

Dia 25/5, quarta, das 20h às 21h30.

Atividade on-line. Grátis. Livre.

Para participar, clique aqui.

DIA 26/5 | quinta

LEGÍTIMA DIFERENÇA

O projeto desenvolve ações que buscam evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQIA+. Assim, é possível fomentar a livre expressão das diferenças, o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social.

LEGÍTIMA DIFERENÇA

Ações para a Cidadania :: ARTE TRANSVIADA: LEGITIMIDADE, VANGUARDA E CIRCULAÇÃO DOS AFETOS

Bate-papo que contará com a participação de artistas emergentes da cidade de Campinas e do interior do Estado de São Paulo envolvidos com a criação, produção e circulação de obras feitas por, para e com pessoas da comunidade LGBTQIA+. Navegaremos pelas diferentes linguagens artísticas explorando os desafios contemporâneos em criar uma arte de vanguarda, conectada com os desejos e dificuldades da comunidade, além de alertar para a necessidade urgente de avançarmos na agenda contra a transfobia, homofobia e bifobia.

Dia 26/5, quinta, das 19h às 20h30.

Sala de Atividades 4. Grátis. 16 anos.

Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 18h10.

Imagem: Divulgação – Programa Curumim – Foto Cintia Carvalho

Mais em: SESC Campinas

Mais Acessadas

Início