Literatura

Reverência ao azeite de oliva

Com autoria do sommelier de azeite de oliva Paulo de Abreu e Lima e do químico agrícola espanhol César Cólliga Martínez e com a co-autoria da chef Flávia Quaresma, o livro Azeite de oliva – olivicultura e gastronomia conduz o leitor pelo universo do cultivo e da degustação deste que é –  há milênios – um dos componentes fundamentais da mesa mediterrânea e hoje ingrediente central na culinária dos quatro cantos do mundo, ligando a alimentação ao espírito cultural de hábitos e fazeres elaborados ao longo da história, com uma série de peculiaridades locais.

O livro abrange a origem do azeite de oliva, a cultura das oliveiras, os terroirs olivareiros do planeta, os processos de produção, as variedades de azeites e azeitonas até os critérios de qualidade, técnicas de degustação e sua apropriação por cozinhas de todo o mundo. Sua concepção foi resultado de um encontro dos autores ocorrido em 2009. Com especialidades complementares, os três foram convidados a desenvolver um projeto de denominação de origem de azeitonas raras espanholas para o governo de Madri e, juntos, viajaram por pequenos vilarejos na região da Península Ibérica. Estava presente também a fotógrafa brasileira Carolina Amorim, que produziu as belas fotos de paisagens, plantações e processos de cultivo e produção vistas no livro.

As 32 receitas oferecidas no livro incluem desde pães, entradas e saladas a pratos de maior complexidade, e até sorvete e bolo de azeite. O conjunto, selecionado por Flávia Quaresma, privilegia preparos típicos da região mediterrânea e do Brasil. Parte das receitas é assinada pela própria Flávia, que convidou outros chefs para oferecerem suas contribuições, como Ana Luiza Trajano, Bella Masano, Silvia Percussi e o espanhol Firo Vásquez.

Alguns fatos sobre o azeite:

“O azeite de oliva, virgem ou extravirgem, é a única gordura vegetal composta 100% pelo suco de uma fruta – a azeitona –, ao contrário de outros óleos vegetais que são obtidos de processos físico-químicos para extrair óleo de sementes secas.”

“Existem mais de 2.000 tipos de azeitona com as quais se fazem azeite.”

“Bons azeites de oliva são como bons vinhos – serão diferentes conforme o ano e conforme a colheita!”

Sobre o livro

ISBN: 978-85-62114-58-8

Formato: 20x23cm

Número de páginas: 136

Preço de capa: R$75

Sobre os autores

PAULO DE ABREU E LIMA

Nascido em Sheffield, na Inglaterra e criado no Rio de Janeiro, Paulo fez pós-graduação em psicologia e marketing nos Estados Unidos e realizou mestrado em agricultura e gastronomia pela Universidade dos Estudos de Ciências Gastronômicas na Itália Desde 2002, pesquisa e desenvolve produtos e ingredientes rurais de alto valor agregado para cozinhas profissionais. Sommerlier de azeite de oliva formado pelo Italian Culinary Institute dos Estados Unidos e degustador profissional formado pela Arco, certificadora do Conselho Oleícola Internacional, realizou projetos olivícolas em diversas partes da região mediterrânea. Durante 11 anos vivendo no exterior, realizou mais de 300 pesquisas profissionais no setor agro-alimentar de alta qualidade em 80 países. A olivicultura brasileira, as berries e as aves nativas da mata atlântica são seus temas atuais de pesquisa.

CÉSAR CÓLLIGA MARTÍNEZ

Nascido em Madri e formado em química agrícola e agronomia pela Universidad Autónoma de Madrid, César é um dos maiores experts mundiais de azeite de oliva extra virgem da atualidade. Obteve enorme sucesso em guiar os ministérios da agricultura das comunidades autônomas espanholas de Murcia, Madrid, Castilla-La Mancha e Extremadura, bem como o Centro para Investigação e Controle de Qualidade do Ministério da Saúde espanhol, no processo de obtenção de certificação oficial do Ministérios da Agricultura da Espanha e do COI, Conselho Oleícola Internacional. Trabalha com denominação de origem controlada na Europa, Brasil e Estados Unidos, buscando alinhar painéis de degustação locais com as demandas da certificação de origem.

FLÁVIA QUARESMA

Com um estilo deliciosamente ousado, Flávia Quaresma é nome obrigatório quando se fala em gastronomia no Brasil. Nascida no Rio de Janeiro, formada em Paris pelo Le Cordon Blue e com experiência em grandes cozinhas no México e Israel, desenvolveu verdadeiras criações artísticas que unem o tradicional da culinária francesa com as cores temperos e sabores do Brasil. No comando do Carême Bistrô, uniu técnica e inovação durante 10 anos, proporcionando momentos de prazer à mesa. Com carisma e simpatia, a chef percorreu diversos lugares do mundo atrás de receitas e histórias para o programa “Mesa para dois” do GNT/Globosat. E entre tantos talentos, também faz sucesso como autora. Publicou diversos livros entre eles – Saboreando mudanças: o poder terapêutico dos alimentos e Arte de cozinha.

Sobre a Editora Olhares

Fundada em 2006, a Olhares se especializou na publicação de livros que conjugam textos com imagens. Seu catálogo heterogêneo encontra pontos de conexão em histórias ilustradas, arte, fotografia, gastronomia, temas urbanos, de arquitetura e design. Além de títulos relevantes nesses segmentos, possui prêmios como o Jabuti e o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

Fonte: www.editoraolhares.com.br

Saiba mais na edição de 2ºSemestre/2017 da Revista RMC.

Mais Acessadas

Início