Museu

MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas

Por: Erika Araujo

Um local de exposição e apreciação que busca reunir, documentar, conservar, expor e divulgar a arte contemporânea na região de Campinas. Este tem sido o objetivo do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) desde sua fundação em 1965, pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, sob a coordenação da professora Jacy Milani.

Desde sua fundação até 1976, o MACC ficou estabelecido no antigo prédio da CPFL, localizado na Avenida Saudade. Após a doação feita pelo milionário Roque Mellilo do edifício onde está atualmente implantado, na Avenida Benjamin Constant, 1633 no centro da cidade, o atual Museu passou a ser chamado Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”.

No ano de sua fundação, 1965, o país passava por um período tenso para a cultura nacional e internacional. Ocorria uma mudança em âmbito mundial, ainda com vestígios da guerra fria e a opressão dos poderes militares. Os protestos pedindo a paz no mundo motivavam os artistas a falar e a manifestar através da arte, a censura, a repressão e a crítica fez com que este período se tornasse difícil, não dando espaço ao diálogo, ao contrário, muitos artistas deixaram o país e os que aqui permaneceram trabalhavam em suas produções supervisionados por olhares de repressão.

Ao mesmo tempo que o país encontrava-se em um momento de transição, Campinas no ano da fundação do MACC, perdeu um dos seus maiores centros culturais, Teatro Carlos Gomes. Este acontecimento fez com que o grupo de artistas, conhecidos na época como Grupo Vanguarda, reivindicassem um espaço destinado as suas expressões e pudessem pensar, trabalhar e expor as suas obras: um museu contemporâneo.

O MACC compreende um espaço de 1490 metros quadrados onde estão instalados a administração, biblioteca, salão de exposição, um espaço para uso técnico e uma sala para oficinas teóricas, onde são ministrados os cursos que o Museu oferece à população.

Imagens: www.campinas.sp.gov.br  www.polens.com.br 

Saiba mais na edição de 2ºSemestre/2016 da Revista RMC.

Mais Acessadas

Início