Iniciativa da Evoluir com apoio da BASF adota Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM, que agrega a arte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”.
“Criatividade é a inteligência se divertindo”. A famosa frase de Albert Einstein poderia descrever perfeitamente a essência do projeto lúdico Tinkering, que chega agora às escolas da rede pública de Santo Antônio da Posse (SP). Desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com patrocínio da BASF e apoio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa proporciona a 37 educadores a oportunidade de trabalhar com a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM com os alunos. Moderno recurso pedagógico, o método agrega a arte como área-chave para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”, baseadas em projetos e desafios, colocando as crianças como protagonistas de seu aprendizado. A formação acontece de agosto a dezembro e deve beneficiar cerca de 2.670 estudantes.
“O Tinkering busca levar às escolas uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”, destaca Thais Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. “As atividades incluem 12 horas de formação em quatro encontros, acompanhamentos pedagógicos, desenvolvimento de atividades e a entrega das T-BOXs, que são caixas contendo itens e ferramentas para a montagem dos desafios”, aponta. “O objetivo é que ao final desse período os educadores se sintam seguros para aplicar o que aprenderam com os alunos, além de criarem outras oportunidades para fomentar uma cultura do fazer, do experimentar, da tentativa e erro, estimulando assim o desenvolvimento da criatividade entre os alunos”.
“Projetos como esse são de extrema importância para despertar o interesse pela ciência. Dessa maneira, fica mais fácil entender que todos estamos interconectados e que o desenvolvimento sustentável diz respeito à forma como cada um de nós vive e faz suas escolhas. Os incentivos à curiosidade, ao pensamento crítico e à criatividade refletem em bons resultados tanto para as práticas pedagógicas e carreira dos professores quanto no aprendizado e desenvolvimento dos alunos como cidadãos que se preparam para usufruir da ciência”, afirma Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF.
“É com imensa felicidade que recebemos em nosso município o projeto Tinkering, já podemos sentir em tão pouco tempo como o processo de formação é contagiante. A arte transforma e resgata o belo que existe na vida. É nisto que eu e a minha equipe acreditamos e é isto que queremos oferecer aos nossos alunos e educadores”, conclui Leide M. Cavalaro Dal’Bó, Secretária de Educação.
Como funciona
O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box e guia do educador, encontros formativos, desenvolvimento de atividades para criação dos próprios desafios e acompanhamento pedagógico. Em 12 horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores são apresentados ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão, além da aprendizagem criativa e relações com a Base Nacional Comum Curricular. No Tinkering a metodologia do CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma abordagem inspirada no STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa, a imaginação, o desenho e prototipagem e a mão na massa. As T-Box trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab online, para formação complementar, com conteúdos e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos inovadores e criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.
Sobre o Tinkering
Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.
Sobre a BASF
A BASF, empresa alemã e líder mundial na área Química, comemora em 2021, 110 anos de presença no Brasil. Ao longo desse período, a empresa tem investido em produtos e soluções para os diferentes segmentos da indústria brasileira, ressaltando a sustentabilidade e a inovação como temas transversais e considerados chave para o sucesso da companhia. Do total de mais de 110 mil colaboradores da BASF no mundo, 5.850 deles na América do Sul, sendo 5.850 colaboradores América do Sul e 4.215 no Brasil – todos atuam com o propósito de criar química para um futuro sustentável, em um ambiente inclusivo, aberto e criativo, que preza por uma cultura de respeito e diversidade.
Com oito unidades fabris no Brasil, a BASF tem como compromisso uma atuação responsável em parceria com clientes e com as comunidades onde está inserida. O portfólio da empresa está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020 e investiu cerca de € 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e soluções. Para mais informações, acesse: http://www.basf.com/.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.
Imagens: Divulgação – Foto abertura Chase Baker no Unsplash
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