Realizado pelo Centro Universitário UniMetrocamp, evento virtual é GRATUITO e aberto ao público.
Em momentos de incertezas, os sonhos são, muitas vezes, suplantados pelos medos. Quando se trata de uma pandemia global que há um ano está no Brasil, os sentimentos de impotência e incerteza afloram. Mas, quando se é professor e inspiração para centenas de alunos, como lidar com essas sensações?
Para tratar sobre o tema, o Centro Universitário UniMetrocamp realiza uma palestra online nesta terça-feira (23) com o professor e filósofo Gabriel Chalita. Voltado a professores, coordenadores e diretores escolares, o encontro virtual acontece às 17h, em transmissão via link enviado após a inscrição no site: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/ , com a mediação da administradora e docente Bárbara Fonseca, e as inscrições são gratuitas e abertas ao público. Após o evento, os participantes recebem certificado.
Na palestra, serão abordados temas, como as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem com a tecnologia, as perspectivas da educação e de questões cognitivas, sociais e emocionais após a pandemia, bem como sonhos coletivos e medos contemporâneos. “O professor é humano e tem direito de ter medo. O professor é o sopro iluminador dos sonhos. Nesse dual cotidiano, precisamos dar instrumentos para que o professor continue a realizar o seu ofício”, define Chalita.
O coordenador do curso de psicologia do Centro Universitário UniMetrocamp, José Anísio Marim, ressalta que em função das incertezas, ficamos acomodados ao que já conhecemos. Para destacar essa situação, ele faz um paralelo com O Mito ou “Alegoria” da caverna, escrita por Platão, uma das passagens mais clássicas da filosofia. A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Passaram a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões, desconhecendo a verdade, estando afastados da verdadeira realidade. Enquanto “presos”, acreditavam nas imagens e sombras, sem conhecer a realidade.
“Se adaptar ao mundo em transformação, se permitir experimentar o novo, deve ser um passo importante no desempenho como professor, se livrando das sombras, ilusões e dos medos. Sonhar é necessário! Desempenhar seu papel como educador, transformador e acompanhar a realidade do momento é fundamental”, afirma o docente.
SERVIÇO
Palestra “Os medos e os sonhos dos professores em um mundo em transformação”, com Gabriel Chalita
Data: 23/03 (terça-feira)
Horário: 17h
Transmissão: Link será enviado após inscrição
Inscrições: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/
Investimento: GRATUITO
Imagens: Divulgação – Foto abertura Chris Montgomery no Unsplash
Mais em: UniMetrocamp e Novità Comunicação
Imagem: Divulgação – Gabriel Chalita