Música

Nádia Figueiredo lança canção e clipe de “Neste Momento”

Já está disponível nas plataformas digitais a música e também o clipe de “Neste Momento“, novo registro da cantora Nádia Figueiredo. A experiente soprano, que não se prende a rótulos quando o assunto é música, investe agora no lançamento de uma canção autoral, no gênero popular.

Apesar de todas as circunstâncias adversas, o período de isolamento social contribuiu para despertar um lado mais poético e inspirador em grande número de pessoas. E com a cantora Nádia Figueiredo não foi diferente. Reconhecida como uma das mais importantes sopranos brasileiras da sua geração, ela que já cantou ao lado de nomes como Plácido Domingo Jr., Gilberto Gil e João Donato, mergulhou fundo na composição para superar a perda do pai, que morreu há um ano em decorrência das complicações da Covid-19. “Quero demostrar por meio dessa música e do clipe, toda a minha solidariedade à todos que estão sofrendo, aos que estão doentes, aos familiares e amigos que perderam seus entes queridos e a forma que encontrei para isso foi utilizando a minha voz, que sempre esteve à serviço da música”, destaca a cantora e compositora.

“Neste Momento” é uma canção de letra simples, mas que revela sentimentos profundos e vem acompanhada de arranjos refinados. A intenção da cantora foi promover uma junção da voz popular com um arranjo mais orquestral. Pensada inicialmente para quatro violinos, dois violoncelos, um contrabaixo acústico e um piano, até a gravação precisou ser adaptada, reduzindo assim a equipe. “Um único violinista gravou as partes dos outros violinos e apenas um violoncelista gravou as partes do outro cello e do contrabaixo. Todo esse processo foi pensado visando diminuir os riscos de contaminação dentro do estúdio”, destaca Nádia. O resultado final foi obtido durante o processo de mixagem, que fez a orquestra soar lindamente no registro que já pode ser conferido pelo público. A mixagem e masterização deste trabalho ficou a cargo do experiente Gustavo Modesto, que trabalha regularmente com grandes nomes da música brasileira como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, entre vários outros. Os arranjos são assinados pelo pianista Eduardo Henrique, professor de piano na UFRJ e doutorando em música. Os violinos são de Antón Carballo, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira e os violoncelos de Márcio Malard, que também já fez parte da OSB, além de já ter tocado com nomes de peso como Tom Jobim e Maria Bethânia.

No clipe, dirigido pelo premiado Ricardo Rheigantz, e criado em parceria com Nádia Figueiredo, a proposta foi destacar cenas cotidianas, que foram costuradas junto a imagens dos bastidores da gravação. Ao ser questionada sobre a escolha do canto popular para este trabalho, ela pontua: “Eu gosto de criar; experimentar sons diferentes, principalmente quando o assunto é música. O som que a voz lírica produz é diferente do som que uma voz popular pode gerar. A liberdade que essa transição vocal me traz em uma única canção me fascina. Quando eu canto uma nota muito aguda no canto lírico, a sensação gerada por ela fica reverberando por alguns segundos na minha cabeça e deixa meu corpo todo em êxtase. Já no canto popular, minhas emoções ficam mais na parte da fala, da história que estou contando. Em ambos os casos não podemos esquecer que estamos ali para interpretar, ou seja, contar uma história par público e levar adiante sentimentos e emoções”, finaliza.

Sobre Nádia Figueiredo

Cantora e compositora brasileira, Nádia Figueiredo nasceu em Belo Horizonte e hoje vive no Rio de Janeiro. Começou a cantar e tocar violão popular aos 10 anos. Aos 11, já participava de festivais de música na escola, sendo vencedora em alguns deles, com músicas de sua autoria. Aos 14 anos começou os estudos de violão clássico, demonstrando desde cedo excelente audição. Graças ao timbre e extensão vocal privilegiados, já cantou em vários palcos nacionais e internacionais, em idiomas como italiano, francês, inglês, espanhol, latim, russo, Esperanto, hindi e hebraico. Em 2008 começou a estudar canto lírico, atualmente estuda com o soprano brasileira Laura de Souza. Em 2018 participa de um intensivo de canto lírico em Roma,  na Itália, com o maestro Romualdo Savastano.

Em 2013, uma de suas composições que fala sobre o Aquecimento Global, foi tema da exposição “Avannaa: Imagens e Ícones”, no Museu Orient em Moscow, Rússia. No mesmo ano, fez uma participação na novela “Amor à Vida”, da Rede Globo de Televisão, cantando a aria “ O del mio dolce ardor”, da Ópera Paride ed Elena” de Christoph Willibald Von Gluck (1714-1787). Em 2014 sua composição em Esperanto ganha destaque internacional em uma rádio Polonesa, considerada pelo grupo internacional de esperantistas uma das canções mais bonitas no idioma.

Em novembro de 2016, foi agraciada com a Medalha Maestro Carlos Gomes e o título de Comendadora pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Em Abril de 2017, recebeu a Medalha de Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz da ONU.

Em Maio de 2017, foi convidada para participar da turnê do cantor brasileiro Daniel na Europa, cantando ao lado dele a canção “Con te Partirò”, no Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto e Casino Figueira da Foz em Portugal.

No mesmo mês, Nádia fez uma turnê por grandes teatros Brasileiros ao lado do cantor Plácido Domingo Jr. filho do tenor Plácido Domingo.

Em 2019 lança seu primeiro álbum pela Biscoito Fino, chamado “Meu idioma é o amor”, produzido pelo tarimbado Guto Graça Mello. O projeto mistura standarts da música internacional, peças clássicas e MPB, defendendo o gênero crossover (junção entre o clássico e popular), dando liberdade e versatilidade ao disco, que conta com participação de Gilberto Gil e João Donato, na música “A PAZ” de autoria dos mesmos, Plácido Domingo Jr. e Max Wilson tenor brasileiro.

:: Serviço ::

Nádia Figueiredo lança canção e clipe de “Neste Momento”

Data: 16 de julho

Disponível em todas as plataformas digitais e também no canal da artista no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=0LqJCfuW1XQ

Imagens: Divulgação – Foto abertura Sérgio Baia

Mais em: Nádia Figueiredo e A Dupla Informação

Imagem: Divulgação – Foto Beto Gatti

Imagem: Divulgação – Foto Ygor Marques

Imagem: Divulgação – Foto Ricardo Rheigantz – Nádia Figueiredo no clipe de “Neste Momento”

Mais Acessadas

Início