Saúde

Mulheres de 40 anos devem fazer alongamentos e exercícios físicos com frequência

Independentemente da idade, do sexo e da profissão a pratica da atividade física deve ser executada e tem por finalidade promover sensação de bem estar e alívio na maioria das vezes. O alongamento e os exercícios se tornam grande aliado quando vemos resultado e seus benefícios são muitos, pois mexem com o organismo como um todo, melhorando a função cardiovascular, a circulação sanguínea, acelera o metabolismo, etc.

De acordo com o Dr. Vagner Alves Carvalho, fisioterapeuta da Clínica Megamed, “a vida sedentária deve ser abolida, uma vez que o corpo feminino se transforma e o metabolismo acaba ficando mais lento com o passar dos anos, principalmente acima dos quarenta, cinquenta, sessenta… anos”.

Praticar exercícios diariamente contribuem para que as mulheres queimem as famosas gorduras localizadas, espalhadas pelo quadril, culote, bumbum, coxas, cintura e seios. “Um fator importante para se avaliar a importância dos exercícios é a menopausa, onde o público feminino ganha mais massa gorda e acaba por acumular toda gordura no abdômen” avalia o fisioterapeuta!

A fim de ajudar as mulheres a aumentarem o metabolismo basal e queimar calorias até dormindo, o Dr. Vagner Alves recomenda além da atividade física, uma alimentação equilibrada, uma boa noite de sono e o acompanhamento médico com check-up geral uma vez ao ano.

Leia abaixo algumas sugestões de atividades que são úteis para manter a saúde em dia:

Alongamentos

Alongar-se é ter elasticidade e não sentir dor. O alongamento faz com que a pessoa sinta que a musculatura esteja se preparando para ser trabalhada e deslizada entre as facias. Quanto menos praticar o alongamento, mais rápido se tem uma deficiência voltada ao encurtamento.

Ou seja, procure por alongamentos simples como alongar os membros inferiores.

Veja dicas abaixo:

Exercícios aeróbicos

Segundo o fisioterapeuta “As atividades aeróbicas são aquelas que você consegue fazer com a respiração praticamente normal, ou mesmo acelerada não se perdendo o fôlego”. Imagine-se rejuvenescendo até 12 anos, aumentando a capacidade respiratória em 25% e adquirindo outros benefícios como fortalecimento dos músculos (onde a hipertrofia precisa de mais sangue para estimular a circulação dos membros superiores e inferiores), além do músculo do coração. Estes exercícios trabalham a maior parte dos músculos do corpo e são consideradas relaxantes para a mente, pois podem ser praticados em academia e ao ar livre.

Pratique: bicicleta (spinning), caminhada, corrida (esteira), elíptico, exercícios de repetição, hidroginástica, jump, natação, pular corda e simulador de escada.

Musculação

A prática da musculação tonifica os músculos e contribui na perda de calorias, pois une um treinamento com o uso de peso e melhora a resistência muscular. Há um auxílio na prevenção da osteoporose, no aumento da força e do equilíbrio, fortalece a coluna vertebral, diminui as chances de diabetes, melhora o sistema imunológico e auxilia também na gestação.

As gestantes que praticam musculação tem uma recuperação melhor no pós-parto, além de terem uma probabilidade menor de desenvolver varizes e diminuir o ganho de peso.

Sobre a Clínica Megamed

A Megamed é uma rede de clínicas com foco em oferecer atendimento de alta qualidade a preços acessíveis. Nossa equipe é cuidadosamente selecionada e preparada para atender você e sua família de maneira humanizada com foco no seu bem-estar.

Site: www.clinicamegamed.com.br

Imagem: Divulgação FreePik

Mais em: Clínica Megamed e Rojas Comunicação

Mais Acessadas

Início