No ano em que o Brasil comemora o 60º aniversário de seu primeiro título de Copa do Mundo, o Museu do Futebol preparou uma exposição temporária que aborda a simbologia da conquista e apresenta elementos inéditos sobre uma campanha que moldou de forma definitiva a relação do país com o esporte mais popular do planeta.
Montada no piso térreo do museu, num espaço de 220 metros quadrados, a mostra “A primeira estrela: o Brasil na Copa de 1958” é uma instalação audiovisual e interativa sobre o evento que ajudou a moldar o conceito de futebol-arte, iniciou a trajetória vencedora do país em Mundiais e ainda lançou ao mundo a dupla Pelé e Garrincha.
A exposição tem entrevistas em vídeo com jogadores que fizeram parte daquela seleção, captadas no fim dos anos 1990 pelos cineastas João Moreira Salles e Arthur Fontes. Além disso, há imagens da concentração da equipe nacional em Poços de Caldas (MG) – registros feitos pelo fotojornalista Antonio Lúcio.
A experiência multimídia conta com uma projeção especial do jogo final de 1958, que será exibido no túnel do antigo vestiário do Estádio do Pacaembu. O filme é uma montagem feita por Carlos Augusto Marconi com vários trechos recolhidos de diferentes TVs europeias que transmitiram o torneio, mixados com trechos de locuções de rádio do Brasil. O visitante também pode interagir com uma versão virtual da taça Jules Rimet e acompanhar intervenções também na exposição principal – os jogadores da seleção de 2018 serão inseridos na Sala Anjos Barrocos, e o percurso receberá incrementos de uma camisa de 1958 (usada por Moacir) e de chuteiras de ídolos de equipes nacionais mais recentes (Daniel Alves, Kaká, Dida e Thiago Silva, por exemplo).
A exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958” tem patrocínio do Banco Itaú por meio da Lei Rouanet, apoio da Epson e apoio de tecnologia da 32Bits. O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu programa educativo conta com patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO:
“A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”
Data: 05 de junho a 09 de setembro
Curadoria: Daniela Alfonsi e Roberto Benevides
Patrocínio: Itaú
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h (Bilheteria até 17h)
Ingresso: R$ 12 (meia-entrada a R$ 6 e gratuidade às terças-feiras)
Imagem: Divulgação
Mais em: Museu do Futebol