Música

Dia das Crianças: Instituto Anelo lança vídeo que incentiva o resgate da criança que existe dentro de cada um

Produção com a canção Aonde Foi?, de Luccas Soares conta com a participação de professores, alunos e colaboradores e será lançada no dia 9 de outubro.

No mês em que se celebra o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o Instituto Anelo propõe o resgate da criança que existe dentro de cada um, independentemente da idade, com o lançamento do vídeo com a música Aonde Foi?. Trata-se de uma produção que envolve professores, alunos e colaboradores do Anelo, com estreia no dia 9 de outubro (sábado), às 17 horas, simultaneamente no YouTube, Instagram e Facebook.

A canção é de autoria de Luccas Soares, fundador e coordenador geral da instituição, uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, região noroeste de Campinas (SP).

A gravação foi realizada no TS7 Estúdios, com imagens de vídeo captadas tanto no estúdio quanto no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Alceu, no Jardim Florence I, nesse caso, com participação especial do Coro Infantil do Instituto Anelo e de alguns alunos do projeto Brincando com os Sons, de musicalização infantil.

Tocaram na gravação de Aonde Foi? os músicos Josias Teles (baixo), Isac Lima (bateria), Silas de Araújo (piano), Alline Ribeiro (violino), Romulo Oliveira (flauta), Josimar Prince (vocal) e Vinadhara Wassuprem (violão), também autor do arranjo e responsável pela edição de áudio e vídeo (as imagens foram feitas por Levi Macedo e Marlon Rissato).

As crianças Laura Pereira, João Pedro Brasil, Gabrielly da Cruz Donerio e Bryan Roberto de Lima Pereira representaram o Coro Infantil na gravação. “Embora o Coro cante no vídeo, por causa da pandemia a gente optou por não colocar um coral dentro do estúdio”, explicou o coordenador musical e pedagógico do Anelo, Guilherme Ribeiro, que também responde pela direção geral e produção executiva da gravação de Aonde Foi?.

A CANÇÃO

Luccas Soares define Aonde Foi? como uma música infantil, mas para crianças de todas as idades. “A música propõe uma reflexão sobre a importância do sonhar, sobre aonde foi parar aquele sonho de cada um de nós, aquele sonho antigo, aquela criança interna que ainda existe e respira” – veja letra abaixo.

Ele, que se descobriu compositor há pouco tempo, afirma estar muito feliz. “Essas composições têm sido uma terapia pra mim nestes tempos de pandemia. E também estou feliz por contar com muitos amigos. Não faço nada sozinho. Posso assinar sozinho, mas é sempre um processo colaborativo. Peço ajuda para a correção do português, peço feedback para outros músicos. E essa música contou com o feedback de muitas pessoas que conseguiram ver um pouco de si, de retorno à infância, de resgatar sonhos.”

Para interpretá-la, Luccas convidou o cantor, compositor, instrumentista e também professor do Instituto Anelo, Josimar Prince. “Para mim é uma honra ouvir outra pessoa cantando uma composição minha, ainda mais o Prince, que é um dos músicos mais incríveis que a gente tem em Campinas, um cara que tem uma baita experiência e que se identifica com a música. Além do mais, ele é uma das pessoas que tem me incentivado a compor. Foi o cara certo”, afirma.

Por sua vez, Josimar Prince disse que ficou honrado com o convite. “O Luccas foi muito feliz ao compor essa canção. Ficou muito bacana. Ouvi e cantei muito, gostei demais. O arranjo também ficou lindo. Estou lisonjeado por ter sido convidado para cantar uma música tão maravilhosa que não só as crianças, mas também os adultos, vão adorar”

Outra surpresa para Prince foi o fato de uma de suas filhas, Laura, de 7 anos, também ter sido convidada para participar da gravação. “Gravamos uma cena juntos e, ao assistir, caiu a ficha: eu tô com a Laura aqui, a minha filha. Como o tempo passou! Também não quero deixar de ser criança, quero que essa criança dentro de mim continue muito mais tempo.”

O ARRANJO

Vinadhara Wassuprem explica que optou por um arranjo “bem cheio” para Aonde Foi?. “É um arranjo bem cheio, tem bastante coisa. Além da banda tem violino, oboé, trompas, flautas, ou seja, uma mistura de banda com orquestra.” Segundo ele, alguns desses instrumentos foram programados, outros, gravados.

“É um arranjo rebuscado. Tem um pouco dessa alegria infantil e também é sofisticado para um adulto. Uma moça que trabalhou comigo dizia que, quando você vai fazer música infantil, não precisa infantilizar o arranjo. Faz música bonita que as crianças curtem. Então fui nesse espírito: tem pedaços grandiosos e pedaços mais brincalhões.”

Guitarrista, violonista, arranjador, compositor e técnico de som, Wassuprem participou, junto com Guilherme Ribeiro, da criação do Instituto e voltou a colaborar com o Anelo recentemente.

O INSTITUTO ANELO

Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que há 21 anos oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, região noroeste de Campinas.

Ao longo desses anos, já atendeu 5 mil alunos. Atualmente, trabalha com os seguintes programas: Brincando com os Sons (musicalização infantil), Instrumentos e Canto, Sanfônica (aulas de acordeon) e Prática de Banda (música em grupo).

No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, porém, hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos 5 anos de idade.

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

SERVIÇO

Lançamento da música Aonde Foi?

Quando: 9 de outubro de 2021 (SÁBADO)

Horário: 17 horas

Onde: YouTube (youtube.com/institutoanelooficial), Facebook (facebook.com/institutoanelo) e Instagram (@institutoanelo)

FICHA TÉCNICA

Música: Aonde Foi?

Compositor: Luccas Soares

Arranjo, edição de áudio e vídeo: Vinadhara Wassuprem

Gravação: TS7 Produções

Músicos: Josias Teles (baixo), Isac Lima (bateria), Silas de Araújo (piano), Alline Ribeiro (violino), Romulo Oliveira (flauta), Josimar Prince (vocal principal), Vinadhara Wassuprem (violão) e Laura Pereira, João Pedro Brasil, Gabrielly da Cruz Donerio e Bryan Roberto de Lima Pereira (vocais)

Imagens: Levi Macedo e Marlon Rissato

LETRA

“Aonde foi parar o sonho do menino,

Aonde foi parar, não lembro o caminho.

Aonde foi parar aquele velho amigo,

Aonde foi parar, que anda tão sumido.

 

Será que foi pra lá, pra lá de Bagdá?

Me diga, por favor, que eu tô indo lá buscar.

Não sei se vou achar a criança que perdi dentro de mim.

 

Mas não vou desistir, eu quero ser feliz

e seguir o que o próprio Cristo ainda diz,

que pra ganhar o céu, só sendo criança outra vez.

 

Aonde foi parar a Arca de Noé, será que continua navegando pela fé. 

Aonde foi parar a tal felicidade, dizem que as crianças brincam lá nessa cidade.

 

De bola de sabão, esconde-esconde então, chorando e sorrindo tanto até cair no chão, se pensa que acabou, já, já tudo começa outra vez… 

 

Parece não ter fim, mas não é bem assim… 

O tempo passa rápido, é só olhar pra si,

agora encontrei a criança que existiu dentro de mim.”

 

Imagens: Divulgação – Da esquerda para a direita, Laura Pereira, Roberto de Lima Pereira, Gabrielly da Cruz Donerio e João Pedro Brasil / Foto Lalá Ruiz.

Mais em: Instituto Anelo

Imagem: Divulgação – Josimar Prince e a filha Laura / Foto Lalá Ruiz.

Imagem: Divulgação – Josimar Prince / Foto Lalá Ruiz.

Mais Acessadas

Início