A arte, a cultura e o lazer vão se encontrar na Colecionar 2017, de 24 a 29 deste mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada franca. Pela primeira vez, Brasília recebe um evento de multicolecionismo, que vai reunir em um único espaço filatelistas do mundo inteiro, colecionadores de cédulas e moedas, além dos apaixonados por carros antigos, orquídeas e artesanatos.
A Colecionar 2017 vai abrigar duas grandes exposições de filatelia: a Brasília 2017 – Internacional Stamp Exhibition –, com participação de 55 países, inclusive, com as 16 coleções mais premiadas do mundo −, Grand Prix Club (Fédération Internationale de Philatélie) − e a Exposição Nacional – BRAPEX 2017 −, que terá a participação de todos os estados do país, com coleções raras e valiosas, que são orgulho da filatelia brasileira.
Com o patrocínio dos Correios, a Colecionar 2017 é um evento inovador, cujo diferencial é fazer da arte de colecionar a grande protagonista do Centro de Convenções, durante os seis dias de evento. Para estimular ainda mais a paixão nacional por coleções, a organização buscou parcerias estratégicas para garantir a multiplicidade de temas e de peças, que estarão em exposição e/ou disponíveis para comercialização. Além do envolvimento dos expositores, a participação da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (SETUR- DF) tem sido fundamental na realização deste evento inédito na cidade.
Cédulas e Moedas
A Exposição de Cédulas e Moedas será realizada pela Sociedade Numismática Brasileira (SNB). Ao todo, serão dez coleções que vão encantar os visitantes. Além de raras, são peças que marcaram a história do país e do mundo ao longo do tempo. Dentre elas estão: moedas gregas romanas; as primeiras cédulas que circularam no Brasil; as menores moedas do mundo e, ainda, as comemorativas, como a que celebrou os 400 anos de descobrimento do Brasil, bem como a que marcou a fabricação de um milhão de Fuscas no Brasil.
Carros antigos
A Exposição de Carros Antigos será apresentada pelo Veteran Car Club, bastante conhecido no Distrito Federal, especialmente, por manter uma exposição fixa, no Museu Vivo da Memória Candanga. Nesta Exposição, o Veteran vai apresentar trinta modelos considerados raros. Dentre eles estão: os primeiros carros importados pelo Brasil; os primeiros carros nacionais e os que não são mais fabricados, chamados “fora de série”.
Orquídeas
A Exposição de Orquídeas será realizada pela Sociedade Orquidófila de Brasília, entidade que já tem tradição com as coleções destas flores, que tanto encantam os brasilienses. Nesta Exposição, a entidade vai mostrar orquídeas raras, premiadas nos principais eventos nacionais e, especialmente, as orquídeas que chegam com a primavera e cuja exuberância é ainda maior nesta época do ano.
Artesanato
As coleções de artesanato serão apresentadas por artesãos conhecidos em Brasília e que vão expor, especialmente, peças em cerâmica, porcelana, tecidos e madeiras. O artesanato candango já tem uma longa tradição nos eventos da cidade e, certamente, será uma presença de sucesso no evento.
Uma ampla programação artística está prevista, com a realização de oficinas, encontros e oportunidades de negócios, bem como shows, performances e atividades culturais.
A primeira atividade do Colecionar 2017 foi o Passeio de bike, no dia 22/10 (domingo passado), às 10h, saindo do Centro de Convenções − Eixo Monumental − até a Capela Rainha da Paz, e retorno pela pista contrária. No início do Passeio, a direção dos Correios, que patrocina a Colecionar 2017, fez o lançamento de oito selos, que contam a história da evolução da bike até 1960.
Serviço:
Exposições e programação artística
Data: De 24 a 29 de outubro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horários: Das 10h às 22h. No final de semana: das 9h às 18h
Informações: Lúcia Muniz
Contato: maria.lucia1960@gmail – (61)98228.0444
Mais em: Colecionar 2017