Artes Plásticas

ARTE MURALISTA É INAUGURADO NA ESTAÇÃO CULTURAL

Arte muralista, fruto da Oficina Arte e História II “Muralismo no Brasil”, é oficialmente inaugurada na Estação Cultural.

Depois de cinco encontros a oficina “Muralismo no Brasil”, coordenada pelos artistas muralistas Rosana Bazzo e Jerci Maccari, chegou ao fim. O resultado do trabalho desenvolvido pelos participantes será oficialmente inaugurado no próximo sábado, dia 16 de setembro, às 15 horas, na Estação Cultural da Fundação Romi.

A obra é fruto do aprendizado absorvido pelo alunos durante as oficinas com inspiração em ícones importantes da cidade de Santa Bárbara d’Oeste: a cana-de açúcar e a estação ferroviária. Os alunos criaram e desenvolveram uma pintura mural, em uma das faces do prédio anexo à Estação.

O projeto ofereceu aos participantes noções básicas sobre a história da arte universal e a muralista no Brasil. Coordenada e realizada pelos próprios artistas, a oficina recebeu a assessoria cultural da Direção Cultura, apoio cultural da Fundação Romi e o patrocínio da Indústrias Romi por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – ProAC ICMS.

Para a artista plástica Rosana Bazzo, a Arte Mural é revolucionária e tem uma função social. “Oferecer noções básicas da História do Muralismo no Brasil, ampliar o conhecimento, estimular o aprendizado técnico e o desenvolvimento coletivo entre os participantes da pintura mural na Estação Cultural, além de pautar o ensinamento do ofício de um muralista, foram nossos objetivos durante os encontros da oficina”, diz a artista plástica.

Serviço – Inauguração oficial do mural às 15h, dia 16 de setembro, sábado, na Estação Cultural da Fundação Romi. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre suas ações está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes, e o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, sua escola de Educação Infantil, voltada, prioritariamente, para o atendimento de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Além disso, promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de 8 mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10 mil pessoas por meio de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir um maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Mais em: Fundação ROMI

Mais Acessadas

Início