Saúde

Pulmão gigante inflável, em frente da Catedral Metropolitana de CAMPINAS, alerta a população para o Novembro Branco nesta terça(26)

Ação promovida pelo Grupo SOnHe para conscientização do câncer de pulmão terá exame GRATUITO que detecta diversas doenças pulmonares.

Novembro não é só azul, é branco também. E, para alertar a população de Campinas sobre o câncer de pulmão, que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o segundo mais comum em homens e o quarto entre as mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma), o Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia vai instalar no dia 26 de novembro, na praça em frente da Catedral Metropolitana de Campinas – uma das mais movimentadas da cidade – uma tenda com um pulmão inflável gigante. Das 7 às 14 horas, médicos do grupo vão conversar com quem passar pelo local sobre as causas e as prevenções para o tipo de tumor, que é o primeiro no ranking dos canceres em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

Ao longo da ação, após preenchimento de questionário prévio, o cidadão apto poderá realizar um exame de pulmão gratuito chamado espirometria que mede o volume e a velocidade do ar respirado, testando a qualidade do órgão. “É um exame rápido, indolor que permite detectar várias doenças pulmonares, mesmo nas fases iniciais. Campanhas como essa servem para alertar a população contra um inimigo silencioso e mortal que é o câncer de pulmão e sua relação com o cigarro!”, explica Vinicius Conceição, oncologista do Grupo SOnHe.

Segundo o médico, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de tumor no pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. “Os pacientes que fumam têm em média 14 anos a menos de expectativa de vida em relação ao que não fumam. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 7 milhões de mortes ao ano ocorrem por doenças causadas pelo cigarro, sendo 12% dessas mortes em fumantes passivos. Só no Brasil são 400 mortes por dia pelo tabaco, o que causa um impacto gigantesco na saúde e na economia, visto que muitas pessoas atingidas são jovens e ainda economicamente ativas, além de um grande custo para o sistema de saúde público com gastos bilionários em tratamentos de doenças tabaco relacionadas”, afirma o especialista.

Câncer evitável

De acordo com o CEO do Grupo, André Deeke Sasse, o objetivo da ação, que tem o apoio da Secretaria de Esportes de Campinas, é atingir, com informações claras e didáticas, o maior número de pessoas possível sobre a doença, responsável por 28 mil mortes em 2018, segundo o INCA. “No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis. O que mais sensibiliza é saber que uma doença tão letal poderia ser evitada na maioria das vezes com a parada do uso do cigarro. O câncer de pulmão certamente é o que mais sofre influência dos nossos hábitos de vida”, explica.

A ação acontece somente no dia 26 e a visitação é GRATUITA e aberta ao público.

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, é formado por oncologistas e hematologista que fazem o atendimento oncológico humanizado e multidisciplinar no Hospital Vera Cruz, Hospital Santa Tereza e Instituto do Radium, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas. A equipe oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado pelos oncologistas: André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinicius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Adolfo Scherr, Rafael Luís, Fernanda Proa Ferreira, Susana Ramalho, Ana Paula Stramosk e Leonardo Roberto da Silva.

SERVIÇO

Papo de Homem: Pedalando e caminhando pela vida

Data: 26 de novembro de 2019

Horário: das 7 às 14 horas

Local: Praça José Bonifácio – em frente à Catedral Metropolitana de Campinas

Endereço: Praça José Bonifácio, s/n – Centro, Campinas – SP

Participação GRATUITA

Imagem: Divulgação

Mais em: Grupo SOnHe e NewsLink

Mais Acessadas

Início