Esportes

Proteção: qual a importância das lentes para óculos de sol na prática esportiva

Para aumentar a performance esportiva ao mesmo tempo em que se reforça os cuidados com a saúde, o uso dos óculos de sol surgem como uma opção para se exercitar no verão.

Segundo dados disponibilizados pela pesquisa Vigitel 2019, 4 em cada 10 brasileiros praticam atividade física. Embora o número não represente ao menos metade da população, ele é 10% maior do que quando comparado há dez anos.

Sendo assim, fica claro que, aos poucos, a cultura da atividade física se implementa e a prática de esportes começa a compor o cotidiano. Ainda assim, surge uma preocupação: o que é preciso para realizar atividades com segurança?

Acidentes

Ainda que a atividade física seja um remédio quando o assunto é cuidado com a saúde, realizar a prática sem equipamentos de segurança pode ser perigoso. Segundo estudo “Age and Consumer Product-Related Eye Injuries in the United States” – publicado no Rhode Island Medical Journal, todos os anos 100 mil atletas são acometidos por acidentes oculares, representando 14% de todos os atendimentos oftalmológicos.

Os acidentes contabilizados são sempre causados no momento de prática de esportes e podem ser causados ou não por equipamentos esportivos. Entre eles, estão bolas, tacos e raquetes.

Dessa forma, os acidentes que prejudicam os olhos chegam a representar 25% dos atendimentos de emergência entre as pessoas de 15 a 24 anos, ainda citando dados da pesquisa anterior.

“É importante ter uma proteção ocular no momento de realizar uma atividade física. Não somente para evitar acidentes, mas para cuidar da saúde de outras formas também”, indica Fábio Muniz, sócio-fundador da King of Lenses.

O especialista explica que os óculos trarão proteção dupla: física e contra raios UVA e UVB. “A principal doença causada pela radiação é a catarata, O resultado pode ser a perda da visão, tanto parcial, quanto total. Não podemos deixar esse cuidado de lado”, afirma. Outros problemas que podem ser impulsionados pela exposição desprotegida ao sol, incluem: fotoceratite, degeneração macular e o pterígio.

Por esse motivo, é importante adquirir óculos escuros com lentes de qualidade, munidos de proteção contra os raios UVA e UVB. Além disso, é importante ter atenção a detalhes, como arranhões, quedas ou até mesmo bolhas que podem prejudicar a funcionalidade das lentes. Para finalizar, Fábio ressalta: “as lentes garantem a proteção durante dois anos. Após esse período, é preciso trocá-las”.

Proteção

Formada por uma equipe de 18 pessoas, a King of Lenses já está no mercado de lentes para óculos de sol há mais de 10 anos. Impulsionados pela necessidade de reposição de lentes solares, a loja investe em tecnologia para realizar o processo de maneira simples, onde qualquer pessoa pode realizar a troca das lentes dos seus óculos de sol em casa.

Imagens: Divulgação

Mais em: King of Lenses e DINO

Mais Acessadas

Início