Fotografia

Imagens registram os bastidores da luta contra o Coronavírus no Hospital das Clínicas de SÃO PAULO

Por Stela Murgel @viver_olhar

VIVER OLHAR, olhar para viver, viver para olhar! Olhar com atenção para poder encontrar, além do sofrimento e do medo, a força e o sentido para poder persistir.

Início de 2020. Eu(Stela Murgel), assessora de imprensa do Instituto de Ortopedia do HCFMUSP, levava minha rotina diária. O ano, havia começado sem muitas novidades, com exceção de um tal vírus com alto poder de contágio e letalidade que circulava do outro lado do mundo. Com o passar dos dias, como num efeito cascata, a tal doença começou a se espalhar e ficar cada vez mais próxima.

… meados de março, os buchichos começavam a se concretizar. O hospital que se preparava desde janeiro, entra na guerra. O Hospital das Clínicas reservou todo o Instituto Central para o atendimento da doença. O primeiro passo para acontecimentos nunca antes imaginados numa instituição extremamente tradicional. De um lado o vírus, desconhecido avassalador. De outro uma comunidade de mangas arregaçadas para a luta. E assim, como todos os funcionários do complexo, ganhei uma missão. Me juntar a equipe da assessoria de imprensa do complexo e levar informações do “olho do furacão” a população.

Isolada da família, diante de uma realidade nunca vivenciada, meu mundo virou de cabeça para baixo. Em meio a pandemia, vivendo o desconhecido, tomada pelo medo e incerteza, escolhi me armar. Com o que tinha em mãos, retomei uma antiga paixão, fotografia de saúde.  Meu celular e meu olhar, me deram força para levantar a cabeça e seguir adiante. Enxergar meus colegas de batalha me deu coragem e, ao mesmo tempo, me uniu aos gigantes da saúde que fazem parte deste exército que se chama HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMUSP.

Muitos chamam estes profissionais de heróis, eu vejo através de minha lente humanos sendo seres humanos e se adaptando ao novo normal.

Imagens: Divulgação – Fotos Stela Murgel

Mais em: Viver_Olhar e Stela Murgel

Mais Acessadas

Início