Empresários que não tinham contato com mídias digitais antes hoje ocupam grande espaço em redes como Facebook e Instagram.
A empresária Mayra Pugliesi cresce cada vez mais como educadora de companhias e empresários de pequeno porte em relação ao ambiente digital, seja para propósitos de informação, engajamento ou mesmo publicitários. O trabalho da especialista em comunicação tem promovido o crescimento de empresas da região metropolitana de Campinas lideradas por pessoas com mais de 60 anos e que não tinham contato com redes sociais, como a Padaria Gottardo, em Jaguariúna (SP), que existe há 96 anos, e o grupo apicultor API KORS, de Holambra (SP), que existe há 42 anos.
Saindo do zero em termos de presença nas redes sociais, agora a Gottardo está alcançando todo mês uma média de 21,9 mil pessoas no Facebook e já possui mais de 11 mil seguidores no Instagram. Os números obtidos pelos donos do negócio foram suficientes para alcançar o público-alvo e tornar as redes sociais uma forma de comunicação direta com os clientes. “O que os senhores com mais de 60 anos comentam é que recebem muitas mensagens via DM, as pessoas perguntam sobre os produtos que são postados e fazem muitas encomendas pelas redes. Para eles, o meu curso ajudou a modificar a maneira como a Gottardo pensa em propaganda”, explica Mayra.
Para o senhor João Kors da fábrica de mel API KORS, o curso de aplicação de tecnologia digital que fez com Mayra o ajudou a melhorar a propaganda de sua empresa pois o permitiu aprender desde como se trabalha links para vídeos até como se edita fotos. “O alcance que a gente tem nas redes sociais agora é muito grande e aprendemos que os vídeos e fotos precisam ser bem trabalhados para atingirmos o público que queremos”, afirma João. “Fazemos filmagens sobre o cuidado que temos com as abelhas, mostramos como funciona a retirada e a centrifugação do mel e tudo isso para mostrar um pouco mais para as pessoas o que é o nosso trabalho”, finaliza.
Para Mayra o mais importante é deixar claro que todo mundo pode aprender a usar a tecnologia como ferramenta de trabalho. Mesmo pessoas que declararam não gostar nenhum pouco das redes sociais conseguiram evoluir seus negócios no mundo digital.
“A Letícia, proprietária da Villa Petit e um de meus clientes, me dizia que tinha pavor e bloqueio com as redes. Hoje, ela faz stories diariamente, vendas pelo WhatsApp e recebe inúmeros pedidos nas plataformas. O Instagram dela está chamando atenção e se tornando referência na cidade de Holambra”, explica a empresária. “Durante a pandemia estão até fazendo ações com presentes para as crianças ficarem felizes em seus aniversários. Hoje, a Villa Petit está investindo até mesmo em uma plataforma de vendas online para ampliar as vendas”, afirma.
Outro cliente beneficiado pela iniciativa da empresária foi a Rimini Contabilidade. O escritório tinha dificuldade em se comunicar nas redes e não sabia como apresentar assuntos específicos da contabilidade. “Criamos uma estratégia digital para suavizar o diálogo na comunicação da marca, torná-la acessível”, conta Mayra.
De acordo com a Rimini, em cinco meses de trabalho, o escritório conseguiu um aumento de 700 seguidores no Instagram, obteve 12 novos clientes para serviços de assistência virtual e mais dez de contabilidade. “Recebemos por dia, a cada cinco postagens, um novo pedido de orçamento pelo Instagram”, conta Mariana Castilho, proprietária da Rimini. A empresária e sua equipe têm feito vídeos, memes e faz lives explicativas sobre seus negócios ao público que, pela proximidade, confia cada vez mais na credibilidade do escritório.
Mayra também desmistifica a questão dos números e alerta aos pequenos empresários e negócios que conteúdo é o que vale e não a quantidade de seguidores ou de likes. “Àsvezes, você entra no Instagram de uma empresa e vê lá um milhão de seguidores, porém, em termos de resultados essa rede não tem nada. O que vale não são os números, o pequeno negócio não pode desviar o foco do seu público-alvo. O mais importante é gerar bons conteúdos e garantir o consumo deles e, para isso, os resultados devem ser analisados, como as vendas efetivadas”, explica Mayra.
A pandemia do novo coronavírus parou desde grandes a pequenas empresas, porém, é possível notar que a ansiedade dos pequenos negócios pela reabertura do comércio é muito grande pois a grande maioria ainda não consegue empreender remotamente. “Acho importante olharmos para os pequenos agora e não deixá-los para trás, o mundo digital está dominando cada vez mais o mercado e todo mundo já percebeu que não rola ficar de fora”, conta Mayra.
Google das redes sociais
As mudanças no mundo dos negócios são constantes e o medo de não acompanhá-las permeia a realidade de pessoas que, muitas vezes, sequer tiveram contato com plataformas digitais. Acabam sabendo menos ainda como direcionar o uso dessas plataformas para melhorar os negócios e alcançar clientes gerando conteúdos de valor e venda.
Pensando nisso, por meio da Produtora BBO, Mayra criou um curso de educação digital personalizado no qual, por meio da compreensão exata sobre a realidade dos clientes, molda planos e estratégias, ensinando desde como operar até como produzir conteúdos de valor para plataformas virtuais.
Para conseguir resultados, Mayra teve que aprender como ser didática e traduzir a linguagem dos m illennials para pessoas que não fazem parte das gerações que já nasceram durante o b oom tecnológico ou que, pelo menos, sozinhas não conseguiriam se relacionar tão intimamente com o universo digital.
“Alguns dos meus clientes até brincam que eu sou o ‘Google das redes sociais’. Eu me informo muito, pesquiso muito, estudo e me envolvo de verdade com a história e com as dificuldades dessas pessoas. Para qualquer pergunta que tenham, tenho um vídeo resposta no meu canal do YouTube explicando e se não tiver eu gravo”, conta Mayra. “Isso torna minha comunicação mais acessível, inclusive, para as pessoas da melhor idade, ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas que possam ter a mesma dúvida ou dificuldade”, afirma.
Agora, Mayra Pugliesi está lançando uma plataforma de cursos de comunicação digital com grupos de estudo personalizados. Para saber mais ou se inscrever basta acessar o site da produtora.
Imagens: Divulgação
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