Dança

Dia a dia da SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA é revelado em documentário inédito durante o World Ballet Day 2020

SPCD representa o Brasil durante principal evento online de dança do mundo, no dia 29 de outubro, com estreia de Temporada em Construção.

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, participa pela segunda vez do World Ballet Day, evento de dança online responsável por reunir as principais companhias de dança do mundo, que este ano será realizado no dia 29 de outubro. A SPCD será a única representante do Brasil durante o streaming global e, na ocasião, fará o lançamento do documentário Temporada em Construção. A estreia será veiculada nos canais da SPCD no Facebook e YouTube às 13h (horário de Brasília), com transmissão simultânea no evento oficial do World Ballet Day no Facebook.

Com concepção geral de Inês Bogéa, diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança, e direção de vídeo de Guilherme Pinheiro, da Galeria Produções, Temporada em Construção apresenta ao público os bastidores por trás de uma companhia de repertório.

O documentário parte do ponto de vista de profissionais das mais diversas áreas da SPCD – ensaio, direção, superintendência, produção, administrativo, memória, educativo e comunicação – para contar os desafios e as curiosidades envolvendo a montagem de uma temporada de dança, que vão desde a definição do perfil da programação até os trâmites administrativos responsáveis pelo dia a dia dos bailarinos. Também estão presentes depoimentos de profissionais da Amigos da Arte, gestora do Teatro Sérgio Cardoso, que recebe as temporadas anuais da Companhia.

As entrevistas são costuradas por imagens de acervo e também por uma coreografia inédita: Nuvens (2020), de Milton Coatti, gerente de ensaio da SPCD, apresentada em cenários como o Parque da Luz, o bairro do Bom Retiro, o Teatro Sérgio Cardoso e a Oficina Cultural Oswald de Andrade – sede da Companhia. A trilha sonora original é de Pipo Pegoraro, e os figurinos são assinados por Raquel Davidowicz – UMA.

“É uma alegria participar de mais uma edição do World Ballet Day como convidado do Royal Ballet. Neste dia especial, celebramos a potência das artes cênicas revelando particularidades do nosso dia a dia com o lançamento do documentário Temporada em Construção. Este documentário é um convite para vocês conhecerem um pouco da paixão e da entrega de diferentes integrantes da Companhia, e para vivenciarmos juntos esta arte libertadora, que nos une mesmo em tempos desafiadores como o que estamos vivendo”, comenta a diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.

Para os interessados em entender melhor o papel dos profissionais de uma Companhia de dança e o seu cotidiano, haverá um webinar ao vivo com Inês, no dia 10 de novembro, às 19h, via aplicativo Zoom. Este será um momento para troca de ideias e experiências, com direito a certificado digital para os participantes. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir das 14h do dia 30 de outubro pelo site www.spcd.com.br/inscricoes.php.

O lançamento de Temporada em Construção acontece no evento oficial do World Ballet Day no Facebook (#WorldBalletDay2020) e nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança) e no Facebook (@spciadedanca). Pelo Instagram (@saopaulociadedanca) e o Twitter (@spciadedanca), o público vai poder conferir ainda detalhes sobre o documentário Temporada em Construção, que também faz parte da série de ações do selo #SPCDdigital.

SERVIÇO

São Paulo Companhia de Dança no World Ballet Day

Estreia de Temporada em Construção

Quando: 29 de outubro de 2020, às 13h (horário de Brasília)

Onde: Canal da SPCD no YouTube – www.youtube.com/AudiovisualSPCD / Canal da SPCD no Facebook – www.facebook.com/spciadedanca

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por aproximadamente 145 cidades em cerca de 1.000 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Sobre o World Ballet Day

Realizado desde 2014, o World Ballet Day é organizado por The Royal Ballet, The Australian Ballet e Bolshoi Ballet para reunir as principais companhias de dança do mundo. Ao longo de 24 horas, elas realizam transmissões on-line sobre seus bastidores e cotidianos, em uma colaboração global de celebração da dança. A programação é organizada de modo a permitir que qualquer pessoa possa assistir a todos os vídeos e perceber como essa arte se espalha de diferentes modos por todo o mundo.

Imagem: Divulgação – Geivison Moreira e Michele Molina em cena de Temporada em Construção │ Imagem: Guilherme Pinheiro

Mais em: SPCD – São Paulo Companhia de Dança

Mais Acessadas

Início