Por: Talita Bristotti
Compartilhar os acontecimentos de 20 cidades: o projeto Vi Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) surgiu há três anos com o objetivo de ser uma galeria colaborativa de fotos das 20 cidades que compõem a região de Campinas. Pelo Instagram, o @vinarmc reposta fotos de usuários e mostra a beleza da RMC.
O projeto é idealizado pelas amigas e jornalistas Luiza Cazetta e Talita Bristotti, moradoras de Americana e Campinas, respectivamente. Atualmente, são as quase 4.509 fotos postadas no perfil e mais de 30 mil imagens compartilhadas por instagramers na hashtag #vinarmc. Para ter uma foto compartilhada pelo Vi Na RMC, basta marcar a tag do projeto nas postagens e informar em qual cidade o clique foi feito.
Se no começo todas as fotos que eram compartilhadas, hoje essa situação mudou. “A gente fica muito feliz com o sucesso do perfil. É muito bacana ver as pessoas compartilhando fotos na nossa hashtag e atualmente temos até dificuldade em escolher qual foto postar, porque muitas delas são sensacionais”, avaliou Talita. O perfil posta, em média, até quatro fotos por dia. Segundo as idealizadoras do projeto, a limitação é para não “spammear” a timeline dos seguidores. “Não achamos legal postar muitas fotos, porque a gente também é usuárias do Instagram e sabe como é chato esses perfis que postam sem parar”, explicou.
Lugares
O Pico das Cabras, que fica entre Campinas e Morungaba, por exemplo, é um dos locais mais clicados pelos colaboradores do Vi na RMC. O Plantarum, uma espécie de jardim botânico de Nova Odessa, a Lagoa do Taquaral, em Campinas, e o Parque Ecológico de Indaiatuba também estão entre os mais fotografados. “Com o perfil descobrimos diversos lugares da região de Campinas que nem imaginávamos existir. A região tem lugares que nos parecem ser muito interessantes e que adoraríamos conhecer”, relata.
Além de lugares, a natureza também tem vez no perfil. “A região também conta com amanhecer e entardecer maravilhosos. Fotografias do céu da RMC, na verdade, são as mais compartilhadas e sempre estão entre as mais curtidas da semana”, explicou Luiza Cazetta. “Além disso, sempre quando a lua está na fase ‘cheia’, é certeiro que iremos receber fotos do fenômeno. E fotos maravilhosas, vale acrescentar!”, ressalta.
Apesar de incentivarem, as meninas relatam que é difícil receberem imagens de shows e eventos culturais da região de Campinas. “A nossa ideia era publicar fotos e divulgar a agenda cultural da região, em especial de eventos gratuitos. Assim, ajudamos na divulgação desses eventos e bandas independentes da região”, disseram.
O ativismo digital também aparece entre as fotos postadas na hashtag #vinarmc. As manifestações políticas que tomaram as ruas do Brasil, como as passeatas que pediram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ou o “fora Temer”, também aparecem na galeria de fotos do projeto.
Prestar atenção na cidade
A simplicidade das fotos também chama a atenção das criadoras do projeto. “É claro que uma foto superproduzida, com câmeras profissionais e com recursos como alonga exposição, por exemplo, chamam atenção da gente e dos nossos seguidores. Mas a maioria das fotos que recebemos geralmente são feitas do próprio celular do usuário e elas impressionam tanto pelo olhar do fotógrafo amador, quanto pela beleza na simplicidade”, disse Talita.
Segundo ela, muitas vezes o que chama atenção na foto é a composição da cidade, que nem sempre é vista pelo pedestre por sempre estarmos distraídos. “Na primeira vez que recebemos uma foto das esculturas do alto da Catedral Metropolitana de Campinas, fiquei boba por nunca ter reparado nelas antes. O perfil fez a gente observar nossas cidades com mais atenção”, afirmou.
A sugestão das criadoras é, então, passar a observar melhor a cidade sempre que for possível. É alterar o foco do olhar e descobrir os tesouros escondidos nas arquiteturas dos prédios, nas calçadas ou nos parques. A proposta é não limitar o olhar e expandir a visão para encontrar as belezas da região de Campinas.
Como participar
Para ter suas fotos compartilhadas pelo Vi Na RMC, basta usar a hashtag #vinarmc em suas postagens do Instagram. Se seu perfil for bloqueado, é necessário enviar a imagem pela mensagem privada do aplicativo. Em ambos os casos é preciso informar em qual cidade a foto foi tirada. Detalhes sobre a fotografia sempre são bem vindos, assim o perfil pode levar mais informações aos seguidores e estimular que outras pessoas visitem os locais escondidos da região.
Lembrando que a RMC é composta por 20 cidades: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Vinhedo. Somente as fotos desses municípios serão compartilhadas pelo perfil.
CONTATOS:
Instagram: @vinarmc
Facebook: /vinarmc
Email: vinarmc@gmail.com
FOTO: Júlia Ramos Murtinho / Facebook e Instagram: @jmurtinho
Saiba mais na edição de 1ºSemestre/2017 da Revista RMC.