Evento

CAMPINAS volta a realizar a Festa das Nações nos dias 1 e 2 de setembro

Campinas reviverá um evento que marcou época unindo várias etnias e culturas. Nos dias 1 e 2 de setembro, na Estação Cultura, a cidade resgata a história com a realização da Festa das Nações. Contando com a participação de 16 países, a festividade mostrará a diversidade cultural dos povos por meio da culinária, dança, música e artesanato. O evento está sendo retomado depois de mais de dez anos. No dia 1 de setembro (sábado), a festa acontece das 10h às 22h. No dia 2 (domingo), das 10h às 20h.

A gastronomia e costumes de 16 países estarão representadas no evento, com a participação do Brasil, Alemanha, Bélgica, China, Japão, Chile, Espanha, Peru, México, Itália, Portugal, Haiti, Países Árabes, França, Estados Unidos e Reino Unido. “A história de desenvolvimento de Campinas também passa pela contribuição das comunidades estrangeiras que escolheram nossa cidade para morar ou investir. É uma festa que une os povos e celebra diferentes culturas”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

O secretário destaca ainda que o evento também tem o objetivo de reforçar o ótimo relacionamento de Campinas com os consulados, embaixadas e governos de outros países. “Temos atuado para estreitar as relações internacionais e a Festa das Nações é mais uma importante ação desta aproximação com a comunidade estrangeira. O evento é resultado de um trabalho conjunto da prefeitura de Campinas com os consulados”, afirma André von Zuben.

A Festa das Nações é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por intermédio dos departamento de Cooperação Internacional e de Turismo, e conta com o apoio da Sanasa e de vários consulados e comunidades estrangeiras. “A colônia chilena sempre participou da Festa das Nações da cidade. A última foi realizada em 2005 e estamos felizes com a volta desta festa, que é um momento de alegria e convivência entre várias comunidades. É uma oportunidade também para os imigrantes mostrarem sua cultura e culínária. Esperamos por uma grande presença da população de Campinas”, convida Berta Rosas, do departamento cultural do Consulado Honorário do Chile em Campinas.

Um dos destaques da Festa das Nações é a viagem gastronômica com uma variedade de pratos típicos dos países participantes, que terão preços acessíveis de R$ 5,00 a R$ 25,00. A parte cultural está recheada com várias apresentações dos países participantes ao longo dos dois dias.

A entrada é FRANCA, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão entregues ao Banco de Alimento de Campinas, que atende 120 entidades cadastradas e cerca de 27 mil pessoas.

Imagem: Divulgação  – Festa das Nações será na Estação Cultura: participação de 16 países.

Mais em: Campinas

Mais Acessadas

Início