Museu

CAMPINAS recebe pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi)

Evento GRATUITO acontecerá no SESC-CAMPINAS e contará com atividades relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus.

Nos dias 23 e 24 de abril, Campinas receberá pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi), evento GRATUITO realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e pela ACAM Portinari Organização Social de Cultura. Conferências, mesas e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro, que ocorrerá no Sesc.

“Depois de dez anos ininterruptos de sucesso na Capital, decidimos ampliar o alcance do Encontro Paulista de Museus, tornando o evento itinerante e, assim, capaz de atender todas as regiões paulistas. Isso fortalece a articulação do SISEM-SP com os museus e facilita o acesso das pequenas e médias instituições às políticas públicas e ferramentas de qualificação, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

O evento contará com três oficinas, todas no segundo dia de atividades e no mesmo horário, das 9h30 às 17h:  “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Xavier D’Ávila e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari); “Desenvolvimento de projetos culturais”, com o consultor André Fonseca; e “Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasiis (Fundação Energia e Saneamento).

“As oficinas foram especialmente pensadas para atender às necessidades dos profissionais de museus da região. Elas referenciam os participantes a situações práticas, capacitando-os para qualificarem a rotina de suas instituições”, afirma Kaseker.

As inscrições para o evento e as oficinas devem ser feitas até às 17h do dia 18 de abril, pelo site www.sisemsp.org.br/epm/. Os interessados em participar das oficinas, além de já estarem inscritos para o primeiro dia de atividades do EPMi Campinas, também devem escolher uma das opções disponíveis de temas e se inscrever por meio da plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br). É importante lembrar que os participantes poderão se inscrever em apenas um dos três temas propostos e que, caso tenham optado por duas ou mais oficinas, eles serão aleatoriamente remanejados sem opção de troca. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para cada oficina. Caso haja vagas remanescentes, a lista de espera será liberada no evento, 15 minutos antes do início das atividades.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Campinas (EPMi Campinas)

Quando: 23 e 24 de abril

Onde: SESC Campinas

Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Campinas/SP

Informações: (11) 3339-8111

Inscrições: www.sisemsp.org.br/epm/

Imagem: Divulgação – Revista Revide

Mais em: EPMi Campinas

Mais Acessadas

Início