Envolver a população na criação de hortas urbanas é o foco do projeto-piloto “Campinas Cidade Apetitosa”, que oferece curso GRATUITO de extensão sobre segurança alimentar e tecnologias sustentáveis para agricultura familiar agroecológica. A capacitação é o resultado de uma parceria entre o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Prefeitura de Campinas e o Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) do (IFSP).
O projeto, implantado na região noroeste de Campinas, território com alto índice de população em extrema pobreza, teve início no mês de agosto. A ação objetiva combater a fome, garantir o direito humano à alimentação adequada e à promoção da saúde, inclusão produtiva, bem-estar e fortalecimento da comunidade.
“Com essa parceria com IFSP, pretendemos alavancar o envolvimento da população na criação de hortas urbanas, formando um coletivo de agricultores com os alunos matriculados no curso”, ressaltou o diretor do DSAN, Domis Lopes Vieira.
O curso ocorre na sede do Instituto Federal de São Paulo, que fica na Rua Heitor Lacerda Guedes, 1.000, no Cidade Satélite Íris. Visa desenvolver a agricultura familiar e urbana como uma alternativa sustentável e ecológica, sendo uma garantia de segurança alimentar nutricional, além da promoção do desenvolvimento social.
“Dessa forma, vamos difundir a produção familiar agroecológica na região noroeste da cidade, além de abordar os conceitos da educação alimentar e nutricional, promover uma alimentação saudável e adequada, tendo em vista a formação e a mudança de hábitos alimentares”, observou o diretor.
A proposta com o curso é beneficiar agricultores, estudantes, pesquisadores e consumidores com a divulgação de estratégias socioeducativas e atividades de ensino com foco em educação popular. Atualmente, 25 pessoas frequentam as aulas.
Imagem: Divulgação – Foto Carlos Bassan – Curso sobre hortas urbanas: aberto para qualquer pessoa.
Mais em: Campinas