Evento

CAMPINAS: Mulheres na ciência e na ficção científica

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica, realizará sua 23ª Convenção de Ficção Científica no sábado, dia 15 de junho de 2019, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, localizada à Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas (SP). O evento é ABERTO AO PÚBLICO em geral, com início às 13:30 e encerramento às 18 horas.

A entrada é GRATUITA, mas o grupo pede doação voluntária de leite longa-vida. O total arrecadado será entregue ao Lar Alice de Assistência à Mulher na Terceira Idade de Campinas. As pessoas que fizerem doações concorrem a um sorteio especial.

 

Programação

13h30

 

Abertura do evento – com Walmir Morales

13h35 Introdução da série Star Trek: Deep Space 9, com Carolina Idelfonço
13h40 Star Trek: Deep Space 9 – Episódio: Nas Asas da Imaginação
14h40 Palestra: Mulheres na ficção: representatividade e questão de gênero – com Carolina Idelfonço
15h25 Introdução da série Star Trek: Voyager – com Júlia Renata
15h30 Star Trek: Voyager – Episódio: Flashback
17h00 Bate-papo: Mulheres na Ciência e na Ficção Científica – com Adriana Ruiz e convidadas
18h00 Sorteio final e encerramento – com Walmir Morales

 

13h40 – Star Trek: Deep Space 9 – Episódio: Nas Asas da Imaginação

Sinopse: Três seres oriundos da imaginação dos tripulantes aparecem na estação Deep Space 9. Quem são e quais são suas intenções e motivações?

14h40 – Palestra – Mulheres na ficção: representatividade e questão de gênero (Carolina Idelfonço)

Carolina Idelfonço é aluna de bacharelado em física da Unicamp, onde faz iniciação científica em cosmologia observacional. Membro do Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC), no qual realiza atividades de divulgação científica e ensino de astronomia, também participa do Projeto M.A.F.A.L.D.A., uma iniciativa para incentivar meninas nas carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). É apaixonada por Isaac Asimov e por Star Trek, sendo Deep Space 9 sua série favorita.

15h25 – Star Trek: Voyager – Episódio: Flashback

Sinopse: Enquanto a USS Voyager se aproxima de uma nebulosa rica em sirílio, Tuvok começa a ter flashbacks de si mesmo enquanto criança, tentando salvar uma garota caindo de um abismo. O Doutor suspeita que o Vulcano está vivenciando memórias suprimidas, as quais podem vir a causar danos cerebrais permanentes. As técnicas vulcanas de cura instruem o paciente a fazer um elo mental com alguém em quem confia, para que, juntos, os dois possam trazer a memória suprimida à mente consciente. Por causa de sua longa relação de amizade, Janeway aceita em unir-se a Tuvok.

17h20 – Bate-papo: Mulheres na Ciência e na Ficção Científica

Adriana Ruiz, membro da Base Estelar Campinas, e convidadas de várias profissões fãs de ficção científica conversam sobre suas carreiras e sobre a representatividade feminina nas áreas da ciência e da ficção científica.

*Programação sujeita a alteração

**Durante todo evento haverá atividades com o público e sorteio de brindes.

*** O total de leite arrecadado será entregue ao Lar Alice de Assistência à Mulher na Terceira Idade na cidade de Campinas. Caso essa entrega não seja possível, outra entidade será escolhida para receber as doações.

Estacionamento GRATUITO da Prefeitura de Campinas para os participantes da 23ª Convenção de Ficção Científica.
Entrada pela Rua Barreto Leme.
No acesso ao estacionamento basta informar ao segurança que você vai ao evento da Base na Biblioteca.

Imagens: Divulgação

Mais em: Base Estelar Campinas

Mais Acessadas

Início