Responsabilidade Social

Campanha de Doação de Medula Óssea em MOGI-GUAÇU tem apoio do Hospital São Francisco

Ação acontece no dia 26 de outubroa partir das 9h na Escola Estadual Luiz Martini.

Para ampliar o conhecimento da população sobre a importância da doação de medula óssea e cadastrar possíveis doadores, o Hospital São Francisco de Mogi-Guaçu irá apoiar a Campanha de Doação de Medula Óssea, no dia 26 de outubro. A ação acontecerá à partir das 9h da manhã, na Escola Estadual Luiz Martini, no bairro Imóvel Pedregulhal, em Mogi-Guaçu/SP.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.  Os voluntários preenchem um cadastro e retiram 5 mililitros de sangue, o material que será encaminhado ao REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, órgão do Ministério da Saúde e analisado para verificar a compatibilidade com outros pacientes. Caso seja encontrada a compatibilidade com alguma pessoa, o doador será novamente contatado para a realização de outros exames.

A ação visa tornar público como o gesto de amor ao próximo pode ajudar a salvar uma vida, um único doador de medula óssea pode ajudar mais de uma pessoa, isso porque, após a doação, a medula se regenera em 15 dias, e caso seja encontrado um novo paciente compatível é possível repetir o processo. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Porém, a falta de um doador compatível, é o fator  que mais dificulta a realização do procedimento, já que as chances de encontrar um, são bem difíceis, 1 em cada 100 mil pessoas, em média.

O ato de doação possibilita uma chance de vida para pacientes com Leucemia e outras doenças degenerativas do sangue. “Muitas vezes a pessoa quer ser um doador, mas não tem condições financeiras para se deslocar ao Hemocentro, com este projeto de coleta, o doador faz sua doação sem se deslocar de sua cidade”, explica o otorrinolaringologista e responsável pelo projeto no Hospital São Francisco de Mogi-Guaçu, Thiago Zago.

SERVIÇO:

Campanha de Doação de Medula Óssea

Quando: 26/10/2019 – das 9h às 12h.

Onde: Escola Luiz Martini no bairro Imóvel Pedregulhal, Mogi-Guaçu/SP.

Sobre o Hospital São Francisco de Mogi-Guaçu

Com mais de 30 anos de história, o Hospital São Francisco teve seu início em 1986 com um grupo de médicos que partilhavam do mesmo objetivo de criar um hospital moderno, com equipamentos inovadores e aliado a um atendimento de qualidade que que preza pelo conforto e bem-estar de seus pacientes.

O projeto inicial com 35 médicos-sócios hoje conta com mais de 100, além dos 600 funcionários, 7.500 atendimentos no pronto atendimento e as 600 cirurgias realizadas mensalmente.

Imagens: Divulgação – abertura Foto de Piron Guillaume no Unsplash

Mais em: Hospital São Francisco e VIRA Comunicação

Mais Acessadas

Início