Humor

44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 12 de outubro 2017

MOSTRA COMPETITIVA 2017

Cartuns, charges, caricaturas e Tiras/HQ selecionadas para o 44o Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2017. Artistas brasileiros e estrangeiros. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: quintas e sextas-feiras, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

MOSTRAS PARALELAS

15º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA – Concurso de desenhos direcionado a estudantes da rede de ensino de Piracicaba e região com idades entre 07 a 14 anos. Local: Armazém 05 do Parque Engenho Central (próximo à Passarela Pênsil). Parceria cultural: Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba; Secretaria de Estado da Educação/Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação. Abertura: dia 26 de agosto, 19:30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: quintas e sextas-feiras, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

E DEPOIS A MALUCA SOU EU! | MARIZA DIAS COSTA – Retrospectiva do trabalho de Mariza Dias Costa, uma das mais importantes e influentes ilustradoras da imprensa brasileira. No Pasquim, na Folha de São Paulo – onde ilustrou o Diário da Corte, de Paulo Francis – ou das colunas de Contardo Calligaris, na Ilustrada, Mariza sempre incendiou as páginas com seu traço violento, irônico e incomparável. A mostra é um recorte do livro de mesmo nome, organizado por Orlando Pedroso. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

CARICATURA MEXICANA | POR ARTURO KEMCHS – Mostra coletiva de diversos artistas mexicanos que contam um pouco da história do México por meio de seus desenhos. “O desenho de humor mexicano tem caminhado ao lado da história do México e seus vários movimentos revolucionários armados. Foi e é uma parte importante na mudança social, sem qualquer dúvida e, possivelmente, ao contrário de outros países, o jornalismo no México tem sido o porta-voz do povo. Por meio deles são transmitidas queixas, injustiças, reclamações e até mesmo propostas políticas em todos os eventos sociais, onde o desenho de humor sempre serviu como um grito social” (Arturo Kemchs) Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.

ARTE IRÓNICO PARA UN MUNDO EN CRISIS | POR FERNANDO ZULETA – Retrospectiva de desenhos do artista colombiano mundialmente conhecido como Zuleta, selecionados e premiados em diversas épocas e partes do mundo, além de produções recentes com a temática meio ambiente, tecnologia, política, religião, entre outros. Um conjunto de imagens sobre as crises globais, ao mesmo tempo uma tomada de consciência para que a sociedade possa reagir e procures as mudanças necessárias. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

PIRACICABA MON AMOUR | DANIELA RANGEL & GUALBERTO COSTA – Na segunda edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1975, o francês Claude Moliterni, um dos famosos quadrinhistas do mundo, que estava em visita ao Brasil, veio a convite de Zélio Alves Pinto conhecer o Salão e ficou tão fascinado com tudo que viu, que ao retornar para a França escreveu um álbum chamado “Piracicaba, Mon Amour”. E é este fascínio que faz Piracicaba ser conhecida mundialmente pela comunidade de artistas gráficos e seus adoradores. Até hoje este álbum é reeditado com sucesso em várias línguas, inclusive em português para o público lusitano, mas nunca chegou ao nosso mercado. A exposição Piracicaba, Mon Amour, apresenta algumas páginas da referida obra de Claude Moliterni, raramente vista em nosso país, e mantendo o mesmo espírito de homenagens, foram convidados artistas de todos os estados do Brasil e os principais artistas gráficos piracicabanos para fazerem uma HQ de uma página sobre Piracicaba.Local: Armazém 9  Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

TRAÇO PRETO | JUNIÃO – A mostra passeia pela trajetória de 23 anos de carreira do cartunista e ilustrador Junião, que começou em veículos tradicionais do jornalismo impresso e nos últimos anos adaptou e consolidou seu trabalho na velocidade dos meios virtuais e das redes sociais. A nova fase ampliou também a abordagem dos temas ligados aos direitos humanos. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

MONTANARO – CARA NOVA NA HQ | FOLHA DE SP – João Montanaro começou a desenhar desde que ganhou os primeiros lápis de cor, mas sua veia artística se manifestou de maneira ainda mais clara aos nove anos: influenciado pelo pai, fã das revistas Chiclete com Banana, Mad e Pasquim, entre outras. Desce cedo o menino já discutia o traço e os roteiros das tiras produzidas por gente do calibre de Laerte, Glauco, Angeli e Ziraldo. Um ano depois, já recebia sua primeira premiação no Salão de Humor de Piracicaba. Adotado pelo especialista em quadrinhos Paulo Ramos e por artistas como Ota, Adão e Orlando Pedroso, publicou vários trabalhos na Mad e no suplemento Folhinha. Hoje, aos 19 anos, é um dos cartunistas da Folha de S. Paulo. Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

PORTOCARTOON 2016 | CR7 –   Seleção de caricaturas de Cristiano Ronaldo, jogador de futebol mundialmente premiado e personalidade escolhida para o Prêmio Especial Caricatura PORTOCARTOON 2016, um dos mais prestigiados concursos de humor gráfico europeu, realizado na cidade de Porto, Portugal. Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

PAINEL DE MICROCONTOS – Apresentação dos textos vencedores e parte dos selecionados na 7ª edição do concurso literário. Realizado desde 2011, tem como proposta criar pequenos contos humorísticos de no máximo 140 caracteres. Foram 509 textos enviados de 23 estados brasileiros e também do exterior (Estados Unidos, Japão, Holanda e Portugal). De Piracicaba, foram 60 microcontos participantes. Microcontos de Humor é organizado pela Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba. Local: Armazém 09 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 26 de agosto, 19h30. Visitas: de 27 de agosto a 12 de outubro. Horários: de quinta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h.

A ARTE DE BAPTISTÃO – Eduardo Baptistão apresenta uma seleção de caricaturas retiradas do livro ‘The art of Baptistão – 30 years’, editado pela Reference Press em 2015. Bem conhecido do público devido aos seus trabalhos editoriais, em especial com a sua participação constante no jornal O Estado de São Paulo e revista Veja, Baptistão tem um trabalho fácil de ser reconhecido, em parte pelo marcante estilo pessoal. Local: Shopping Piracicaba. Visitas: 26 de agosto a 12 de setembro. Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.

NA LINHA DO HUMOR – Seleção de caricaturas participantes do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba/2016 com autores brasileiros e estrangeiros. Local: METRO da cidade de São Paulo (diversas Estações). Período: de Agosto a Novembro. Visitas: domingo a sexta, das 04h40 às 00h20 e aos sábados das 04h00 às 01h00.

O HUMOR GRÁFICO NOS JORNAIS DO MUNDO – Mostra com cartuns, charges, caricaturas e histórias em quadrinhos de 50 jornais do mundo. Curadoria: Adolpho Queiroz e Maria Luziano. Local: Estação Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba. Visitas: De 26 de agosto a 12 de outubro outubro. Horários: diariamente das 8 às 20h.

CARICATURAS DE MULATIER – O Caricaturista francês Jean Mulatier é reconhecido mundialmente como um dos “papas” da caricatura. Seu traço feito a mão, com lápis de cor, mesmo depois de haver facilidades para trabalhar com o computador é uma lição de desenho misturando realismo e distorção ao mesmo tempo. Premiado juntamente com seus companheiros de época, Morchoise e Ricord ao lançarem nos anos 70 o livro “Animais que nos Governam” com a transformação de políticos mundiais de animais para suas imagens em caricaturas, Mulatier mostra que definitivamente sua arte entrou para a história do humor gráfico do planeta. Local: Casa do Povoador. Abertura: dia 25 de agosto, 19h30. Visitas: de 26 de agosto a 15 de outubro. Horários: de segunda a sexta, das 8 às 17h. Sábados, das 09 às 13h.

BOM HUMOR PARA UM MEIO AMBIENTE MELHOR – Seleção de cartuns do Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a temática Meio Ambiente. Local: Casarão do Turismo. Visitas: de 19 de agosto a 24 de setembro. Horários: Sábados, domingos e feriados das 10 às 18h.

MULHERES DO MUNDO – Seleção de desenhos feitos por mulheres de diversos países para o projeto Batom, Lápis & TPM, nos anos de 2016 e 2017, realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Local: Câmara de Vereadores de Piracicaba. Visitas: De 23 de agosto a 29 de setembro. Horários: segunda a sexta, das 8 às 17h.

A ARTE DE AMORIM – Retrospectiva da carreira do cartunista Carlos Alberto da Costa Amorim. Amorim nasceu no Rio de Janeiro e começou a publicar seus trabalhos no semanário humorístico O Pasquim em 1984. De 1990 a 1997 trabalhou como chargista diário do Jornal dos Sports (Rio de Janeiro). Atualmente produz charges editoriais, caricaturas, ilustrações e quadrinhos para dezenas de jornais do país, entre eles o Correio do Povo (Porto Alegre, RS), Diário do Vale (Volta Redonda, RJ) e Tribuna do Norte (Apucarana, PR), além de revistas, websites e agências de propaganda. Produziu textos humorísticos em 1994 e em 2004 foi selecionado para fazer parte dos plim-plins da TV Globo. É autor do livro de cartuns Canastra Suja e entre suas atividades destacam-se, ainda, a de web design. Local: Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato (Rua Bernardino de Campos 55 – Bairro dos Alemães – Piracicaba SP). Visitas: De 30 de agosto a 12 de outubro. Horários: de segunda a sexta, das 12h30 às 19h.

HUMORES DO ALPINO – Alberto Correia de Alpino Filho, o Alpino, é capixaba e criador das tiras Luzia (2001) e Samanta (2004), ilustrador do jornal Folha de S. Paulo, chargista do portal de comunicação Yahoo! Brasil e cartunista da revista Playboy. Após duas indicações por suas produções em 2011 e 2012, em 2013 conquistou o troféu HQ Mix de melhor desenhista de Humor Gráfico do ano. Local: Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz ESALQ/USP. Visitas: de 23 de setembro a 13 de outubro, segunda a sexta das 8 às 17h.

Mais em: Salão de Humor de Piracicaba e Antena Paulista

Mais Acessadas

Início