Entenda a origem dessas dores e o que pode ser feito para evitar que se estendam por longos períodos.
Vez ou outra, qualquer pessoa está sujeita a sentir dor muscular. Esse sintoma costuma aparecer após alguma atividade que exigiu grande esforço de uma parte específica do corpo, como em um dia cheio de trabalho ou depois de praticar algum exercício. Contudo, a origem também pode estar relacionada a tensão e estresse excessivo, além de fatores como má postura, problemas circulatórios, etc.
A dor muscular pode se manifestar em qualquer músculo do corpo e com intensidades diferentes. Quando originada de esforço físico, costuma aparecer somente no dia seguinte e nas partes do corpo mais afetadas; já a dor causada por estresse afeta principalmente o pescoço e os ombros, deixando-os enrijecidos.
Independentemente da causa, existem diferentes métodos para amenizar essas dores e evitar que se prolonguem por muito tempo. Algumas técnicas são direcionadas para partes específicas do corpo, mas, no geral, todas podem ser úteis para qualquer pessoa. Confira:
Compressa de gelo
A baixa temperatura do gelo promove um efeito analgésico ao entrar em contato com os músculos, deixando a região meio dormente. Além de reduzir o quadro de dor, o gelo também ajuda a diminuir inchaços e inflamações, sendo indicado para controlar os sintomas nas primeiras 48 horas.
O ideal é que o gelo esteja sempre dentro de uma bolsa térmica e enrolado em um pano, pois o contato direto pode acabar queimando a pele. Deixá-lo na região afetada por cerca de 20 minutos já costuma ser o suficiente.
Compressa quente
Alternativamente, apostar em altas temperaturas também promove um efeito semelhante. As compressas de água quente são indicadas apenas após as 48 horas iniciais da lesão, pois seu papel é complementar a ação do gelo.
Diferentemente das baixas temperaturas, a água quente não reduz a inflamação, mas consegue relaxar os músculos melhorando a circulação sanguínea e acelerando o processo de cicatrização. O ideal é manter o pano molhado na região afetada por 20 minutos, de duas a três vezes por dia.
Massagem
A massagem é uma técnica muito eficaz para reduzir a tensão e relaxar os músculos – especialmente em casos de estresse, que afetam diretamente os ombros. Com a ajuda de óleos essenciais, uma simples massagem já é o suficiente para aliviar as dores. Contudo, quem procurar a ajuda de um profissional pode sentir melhorias ainda mais profundas.
Meias de compressão
Quando as dores estão concentradas nas pernas, as meias de compressão podem ser uma boa alternativa. Esse acessório é feito de um tecido elástico que aperta as pernas, visando estimular a circulação sanguínea. Com o sangue circulando adequadamente, as dores são consideravelmente reduzidas.
Essa é uma técnica bastante utilizada por atletas profissionais e pessoas que praticam esportes com frequência, pois permite manter a rotina de esforço físico sem ser impactado pelas dores.
Imagem: Divulgação
Mais em: HbIstore e Conversion