Confira as dicas da gestora de Terapeutas Ocupacionais do Residencial Sênior Terça da Serra – Pâmela Coimbra Argenton Puga de como encarar a terceira idade.
Exercícios que estimulem o cérebro, jogos que incentivem o pensamento e a coordenação motora, praticar a leitura, além de manter uma alimentação balanceada e diversificada e, praticar atividades físicas adequadas para a idade, são grandes aliados para um envelhecimento saudável na terceira idade.
Envelhecer de forma saudável é envelhecer com saúde e ser uma pessoa ativa “O envelhecimento saudável está relacionado com o baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais relacionadas com as doenças, manter o funcionamento mental e físico excelentes e envolvimento ativo com a vida”, explica a gestora de Terapeutas Ocupacionais do Residencial Sênior Terça da Serra – Pâmela Coimbra Argenton Puga.
Os idosos em geral gostam e necessitam de uma rotina para desempenhar suas atividades de vida diárias, desta forma, é importante individualizar as necessidades e prioridades a serem exploradas para cada um. Uma rotina saudável para os idosos inclui todas as refeições diárias, uma noite bem dormida, a ingestão de água, as atividades extras, como terapia ocupacional, fisioterapia, hidroginásticas e autocuidado.
Compreender a importância da autonomia dos idosos com que convivemos e respeitá-los é o primeiro passo para ajudá-los a encarar essa fase de envelhecimento saudável com alegria e de uma forma mais leve. Quando falamos em autonomia, falamos da capacidade de decisão em fazer suas próprias escolhas como o que deseja comer, como se vestir, se quer ou não visitar um familiar, diferente da independência que está relacionada com a capacidade de realizar algo sozinho.
“Eu gosto de orientar que nós profissionais e familiares devemos sempre ter o dobro de paciência e se precisar, realizar as atividades com eles e não para eles. Estimular a autonomia é valorizar a experiência vivida e proporcionar dignidade diante da finitude da vida”, explica a gestora de Terapeutas Ocupacionais do Residencial Sênior Terça da Serra – Pâmela Coimbra Argenton Puga.
Para estimular e preservar uma rotina mais saudável com autonomia, os familiares devem sempre estar atentos aos desejo dos idosos, principalmente no dia a dia. “Cada pessoa tem sua singularidade, portanto é necessário olhar para o seu familiar acima de 60 anos e ver o que ele realmente gostava de fazer e que hoje não faz por falta de estimulação. É importante estimular que o idoso seja ativo e tome suas próprias decisões”, finaliza a terapeuta.
Sobre a Terça da Serra
O Grupo Terça da Serra nasceu em 2014 em função da carência, notada pela médica Joyce Duarte Caseiro, de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que prestassem serviços de qualidade na região de Campinas. Com a missão de oferecer hospedagem e cuidados de alto padrão para idosos, de forma humanizada, respeitando a individualidade dos hóspedes e, dessa maneira melhorar a qualidade de vida, o residencial sênior é referência na relação e cuidado com os idosos.
Imagens: Divulgação
Mais em: Terça da Serra Campinas e VIRA Comunicação