Moda

Thaís Gusmão fala sobre sua trajetória de sucesso e sua nova marca: ThaLove

Empreendedora, mãe e estilista renomada.

Encontrar sua própria essência e fazer dela sua fonte de renda e propósito de vida não é uma tarefa fácil, mas, muitas vezes, pode ser o caminho para a verdadeira satisfação. Pelo menos foi assim com a estilista, natural de São Paulo, Thais Gusmão, criadora da marca que leva seu próprio nome e se tornou um grande sucesso de mercado no Brasil. Tive a oportunidade de fotografá-la e de conhecer um pouco da sua história, que teve início com a admiração pelo trabalho de uma pessoa muito especial como a Thais.

Onde tudo começou…

A inspiração para que Thais Gusmão se tornasse uma estilista veio desde a infância, por meio de sua avó, que era costureira. Ela recorda que adorava pedir para que a avó criasse modelos especiais para ela e a acompanhava na compra de tecidos e na confecção das roupas. Mais tarde, o carinho por suas raízes se transformou em projeto.

“Eu até fiz um projeto muito legal, em homenagem a minha avó, no aniversário dela de 90 anos. Nós fizemos um “Baile das Rosas” porque ela se chama Rosa, em um asilo de senhoras carentes. Eu chamei vários estilistas amigos, cada um doou um vestido para as senhoras do asilo e os designers do Senac foram customizar os vestidos do jeito que elas queriam para o Baile das Rosas”, conta a estilista.

Mas, Thais conta que o carro-chefe de sua marca surgiu da vontade que ela mesma tinha de ter lingeries diferentes e coloridas: “Por causa disso, comecei a criar e tingir as peças na panelinha, até eu começar a fazer realmente pedidos. Nunca imaginei que um dia chegaria a receber  um caminhão entregando tecidos e elásticos tingidos direto da fabrica nas cores que eu escolhia.”

A ascensão da marca Thais Gusmão

Em 1998, a paixão de infância se transformou em uma marca que logo virou febre entre os consumidores, com sua identidade lúdica e romântica. As peças de lingerie diferenciadas fizeram com que Thais Gusmão chamasse a atenção de programas como “Casa dos Artistas” e“Os Normais”.

A partir daí, não tinha mais volta: a marca Thais Gusmão era um sucesso de público e mercado, conquistando parcerias com gigantes como Warner, Riachuelo, Chilli Beans, Melissa e Lupo.

Onde mora a inspiração

Para se tornar um sucesso nacional, uma marca precisa contar com muito mais do que o mero acaso. Então, qual é o segredo? Para Thais Gusmão, a fórmula secreta está no que constituí a essência do negócio.

No caso da estilista, essa essência vem das fases de sua vida e suas experiências como mulher, esposa, filha,  neta, mãe e empreendedora.

“O processo criativo começa com algo que me chama atenção, de acordo com o momento que eu estou vivendo. Eu sempre falo que a marca tem que ser a nossa essência. O que a gente acredita. O que a gente faz. O que a gente gosta. E quando eu comecei com a marca era porque eu queria ter calcinhas e sutiãs diferentes. Eu fiz como se fosse para mim. E aí as coisas começaram a acontecer, pois muitas pessoas tinham a mesma necessidade”, conta.

No caso de uma das principais parcerias de sua carreira, a inspiração de Thais Gusmão veio da maternidade. Ela conta que a linha, em parceria com a Warner, que começou com lingeries da Mulher-Maravilha, nasceu da experiência que ela estava tendo com seu filho pequeno, que adorava super-heróis.

“Fiz uma calcinha da Mulher-Maravilha e coloquei para vender na loja. Eu nem sabia nada desse negócio de licenciamento. Aí o vice-presidente da Warner aqui no Brasil foi passear no shopping, viu a calcinha e comprou uma. Ele mandou mensagem para o diretor da Lupo perguntando quem eu era. Eu achei que ia levar multa. Eu fui para a reunião com eles super nervosa, mas quando cheguei lá o presidente da Warner falou ‘Olha, a gente te chamou aqui para te dizer que a gente quer te convidar para desenhar uma coleção da Mulher-Maravilha”, Thaís se diverte ao lembrar.

O sucesso da parceria com a Warner trouxe um novo público para a marca Thais Gusmão e foi o primeiro passo para que o negócio caminhasse para um novo rumo: o homewear. Sempre se adaptando ao contexto e as mudanças necessárias, a marca se consolidou com suas lojas físicas e, manteve seu público, ao migrar para as plataformas online, onde hoje ocupa seu espaço no mercado.

Para quem deseja um dia alcançar o mesmo sucesso que Thais, ela deixa o recado: “Sempre busque a sua própria essência, nas coisas em que você acredita, nas coisas em que você gosta, nas coisas que realmente tenham essa sensibilidade. Quando a gente gosta do que faz e faz com amor, o retorno financeiro sempre vem. E tenha persistência! Sempre vão vir os obstáculos e eles existem para a gente aprender.”

Novos ares, nova Thais, nova marca…

Desde janeiro desse ano, Thais Gusmão não faz mais parte da marca que carrega seu nome. Ela conta que se sente grata pelos anos de aprendizados, conquistas e alegrias, mas, como tudo em sua vida, sua carreira caminha de acordo com o seu momento. Sua nova marca, Thalove, mostra a Thaís de hoje.

ThaLove é uma marca idealizada por mim, que envolve tudo aquilo que eu acredito e das coisas que eu gosto de usar e de fazer e que remetem à Thais de hoje. A Thalove vai trabalhar com desenvolvimento e pesquisa de produtos para marcas  e também com pecas de edições limitadas, inspiradas como se fossem o meu guarda-roupa”, conta a designer.

A nova coleção exclusiva vem em um momento de abertura do mercado da moda, em que Thaís pretende trabalhar ao lado de novos parceiros e repetir, como de costume, o sucesso que a acompanha desde o início de sua carreira.

Imagens: Divulgação – Fotos Bruno Matteo e Emi Takahashi

Mais em: Thais Gusmão

Imagem: Divulgação – Chilli Beans

Imagem: Divulgação – Thais Gusmão

Imagem: Divulgação – Thais Gusmão

Imagem: Divulgação – Thais Gusmão / Foto Bruno Matteo

Imagem: Divulgação – Thais Gusmão / Foto Emi Takahashi

Imagem: Divulgação – Loja Thais Gusmão

Imagem: Divulgação – Primeiro vestido da marca ThaLove / Foto Emi Takahashi

Imagem: Divulgação – Riachuelo por Thais Gusmão

Imagem: Divulgação – Riachuelo por Thais Gusmão

Imagem: Divulgação – Thais Gusmão / Foto Bruno Matteo

Imagem: Divulgação – Vestido marca ThaLove / Foto Bruno Matteo

 

 

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