Saúde

Suplementos alimentares: quais são os principais tipos e para que eles são indicados?

Com mercado aquecido e ampla variedade de opções, é importante definir objetivos para a escolha mais adequada.

O uso de suplementos alimentares é bastante comum nos dias de hoje. Através da ingestão desses produtos no dia a dia, o corpo recebe quantidades consideráveis de nutrientes que complementam a dieta. No mercado, uma ampla variedade de opções encontra-se disponível, cada uma indicada para um tipo de situação, garantindo benefícios distintos. Confira, a seguir, quais são os principais tipos de suplementos e para que eles são indicados.

Fibras

As fibras alimentares são mais conhecidas por atuarem diretamente no funcionamento do sistema digestivo. Por não serem absorvidas pelo corpo humano, a ingestão da substância é extremamente importante para a melhoria da flora e trânsito intestinal e também aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ela pode atuar na redução de colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico.

A suplementação de fibras é mais indicada para pessoas que não conseguem ingerir as doses diárias recomendadas, que é de 20 a 30 gramas para adultos, sofrem com problemas intestinais, como a prisão de ventre, e que também desejam emagrecer. Ao usar a fibra, também é importante manter a hidratação em dia, bebendo bastante água.

Multivitamínicos

Os multivitamínicos são suplementos ricos em diversas substâncias, sobretudo vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B, vitaminas C e D, cálcio, zinco, ferro, entre outros. As substâncias presentes nesse tipo de suplemento são essenciais para o pleno funcionamento do corpo humano, atuando na melhoria de absorção de outros nutrientes, maior obtenção de energia e melhora da imunidade.

Para escolher a melhor opção, é preciso realizar exames e investigar as substâncias que o corpo mais necessita, optando pelos produtos de maior concentração. De maneira geral, são produtos completos e com uma grande variedade de substâncias benéficas para o corpo.

Proteínas

A suplementação de proteínas é uma das mais populares no mercado. Costuma ser bastante benéfica para as pessoas que praticam esportes e atividades físicas. As proteínas são associadas a aumento de massa magra, fortalecimento de músculos e ossos, melhoria da resistência e recuperação muscular.

Os suplementos mais comuns de proteínas são o whey protein, a albumina e a creatina. Eles costumam ser consumidos após a prática de atividade física, como pós-treino, auxiliando no processo de recuperação muscular, promovendo a reparação de tecidos e a diminuição da inflamação.

Qual é o melhor suplemento?

Para escolher o melhor suplemento, é importante se consultar com um profissional capacitado, como médicos ou nutricionistas. Eles são capazes de estudar cada paciente e recomendar a substância mais adequada para cada objetivo, seja para suprir uma carência do corpo, auxiliar no emagrecimento ou para a hipertrofia dos músculos. Todos eles podem ser benéficos, desde que sejam usados com sabedoria.

Além de indicar a substância mais eficaz para a necessidade do paciente, os profissionais são capazes de informar as doses adequadas, como a quantidade de creatina por dia, ou vitaminas e fibras, de acordo com a altura, o peso e a alimentação. Isso é igualmente importante para evitar problemas de saúde, já que toda substância em excesso pode ser prejudicial ao corpo e sobrecarregar órgãos como fígado e rins ou causar intoxicação.

Imagem: Divulgação

Mais em: Growth Supplements e Conversion

Mais Acessadas

To Top