Os consumidores de quatro redes varejistas podem realizar as suas doações de alimentos em quaisquer dos pontos situados nas doze lojas partícipes do projeto.
Quatro redes de supermercados, cujas unidades estão presentes em Campinas, se uniram aos esforços realizados pelo Sindicato do Comércio Varejista (SindiVarejista) de Campinas e Região e pelo Sesc Campinas, dentro da campanha “Ação Urgente Contra a Fome”, para arrecadar alimentos não perecíveis e que não requerem refrigeração, importantes para a nutrição e essenciais para uma alimentação adequada e saudável de uma família.
Um local foi disponibilizado em cada um dos estabelecimentos para a entrega das doações e uma equipe especializada do Sesc Campinas as recolhe, semanalmente, conforme acordado com a empresa parceira e utiliza a logística de retirada de hortifrutis já praticada pelo programa “Mesa Brasil”, que, há 26 anos, se dedica a coletar, selecionar, transportar e distribuir alimentos, conectando doadores a instituições sociais cadastradas.
Os pontos de arrecadação (doze ao todo – confira a lista deles abaixo) estão localizados próximos as saídas dos caixas, para estimular os clientes a aderirem a campanha. No total, são sete lojas do Pão de Açúcar, uma do Sonda, duas do Savegnago e duas do Assaí.
Pão de Açúcar: Barão de Itapura, Barão Geraldo, Cambuí, Castelo, Parque Prado, Proença e Sousas.
Sonda: Shopping Parque das Bandeiras.
Savegnago: Botafogo e Vila João Jorge.
Assaí: Ruy Rodriguez e Senador Saraiva.
Até o último dia 30/9, quando os últimos dados foram compilados, a iniciativa já tinha arrecadado mais de dezesseis toneladas de alimentos (mais precisamente, 16.142,593 quilos).
Os supermercados, no entanto, não são os únicos envolvidos nesta empreitada. Desde o último dia 11/6, o Senac também faz parte desta ação como realizador, ao lado do Sesc. Suas 63 unidades educacionais (dezessete na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior e três campi do Centro Universitário Senac, sendo um em Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéisescola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão), espalhadas por 23 municípios de todo o estado, estão recebendo doações das 9h às 17h, na entrada dos prédios (na nossa região, as unidades receptoras são as de Americana, Campinas, Itapira e Mogi Guaçu). Os endereços de cada um dos locais de recebimento referentes ao Senac podem ser consultados através do site sp.senac.br/unidades.
Doações no Sesc Campinas Além disso tudo, os interessados em doar ainda podem fazê-lo também na entrada do Galpão Multiuso do Sesc Campinas, localizado na Rua Dom José I, 333, no Bonfim, de terça a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.
As doações serão encaminhadas as entidades cadastradas para entrega as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Apenas reforçamos a necessidade de se seguir à risca os protocolos de segurança e proteção para todos. Para a realização da entrega não será necessário nenhum tipo de agendamento.
Toda esta mobilização tem como propósito, na verdade, fortalecer um tecido social que, de tão abalado, apenas irá se reconstituir aos poucos e com o engajamento de todos.
“Existe muita gente ávida por ajudar, mas que reluta em saber, exatamente, qual seria a melhor forma de efetivar a sua colaboração. Nesse sentido, a reputação que o Sesc angariou ao longo de anos de comprometimento, acrescida da experiência de 26 anos do programa ‘Mesa Brasil’, pode ser um fator que auxilie na tomada de decisão consciente, tendo por objetivo a ajuda ao próximo”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
Para Sanae Murayama Saito, presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, toda empresa deve promover ações sociais e ambientais na comunidade em que está inserida, “afinal, é ela quem promove a sustentabilidade de seu negócio. Quanto a poder doar, isto significa ser grato pela vida e o SindiVarejista incentiva e estimula ações como essa”. As unidades da entidade em Americana e Mogi Mirim também estão recebendo doações.
Outras Unidades do Sesc São Paulo As doações podem ser feitas também em outras unidades do Sesc São Paulo, no horário de funcionamento destas (para consulta, acesse sescsp.org.br). São quarenta pontos de coleta ao todo, espalhados por todo o estado.
O que pode ser doado? Podem ser doados alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. Neste momento, a prioridade da campanha é a arrecadação de alimentos para o combate emergencial à fome.
Sobre o Mesa Brasil
Paralelamente à campanha “Ação Urgente contra a Fome”, o “Mesa Brasil”, rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas, segue com suas atividades, buscando onde sobra (supermercados, produtores rurais, indústrias de alimentos e afins) e entregando onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos.
Hoje, dezenove unidades do Sesc, espalhadas por todo o estado de São Paulo – capital, interior e litoral – operam o programa. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram, especialmente, capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.
Para as empresas que tiverem interesse em realizar o cadastro para a realização de doações ao Programa, é só entrar em contato através do e-mail mesabrasil.campinas@sescsp.org.br.
SERVIÇO PARA DOAÇÕES
Dias e horários: de terça a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h Local: Entrada do Galpão Multiuso do Sesc Campinas – Rua Dom José I, 333, Bonfim Site: doemesabrasil.sescsp.org.br E-mail: mesabrasil.campinas@sescsp.org.br
Informações para o público
Site: sescsp.org.br/unidades/16_CAMPINAS Telefone: (19) 3737-1500 Facebook: https://www.facebook.com/sesccampinas/
Imagens: Divulgação – Fotos Marcello Ferreira, Andreia Dorta, Laura Camargo e Acervo SESC-Campinas.
Mais em: SESC Campinas e Mesa Brasil