SISEM-SP recebe, até 10 de novembro, inscrições de atividades sobre o tema; Programação coletiva será apresentada ao público entre 02 e 09 de dezembro.
Estão abertas as inscrições para a programação coletiva da Campanha Sonhar o Mundo, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). Podem participar instituições museológicas que desenvolvam ações com foco em antirracismo e museus. A proposta é compor uma agenda colaborativa, com atividades culturais e educativas que serão apresentadas entre 02 e 09 de dezembro. O cadastro está disponível aqui.
As equipes dos museus podem encaminhar propostas de atividades presenciais e on–line, em diferentes formatos: palestra, roda de conversa, oficina educativa, entre outros. O importante é que o conteúdo possibilite reflexões sobre o papel dos museus no combate ao racismo e sua contribuição no fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira.
A campanha é parte do Programa de Direitos Humanos e Museus, que visa o envolvimento das instituições do Estado na discussão e promoção de pautas sociais urgentes da contemporaneidade. Por isso, também a programação acontece em dezembro, celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
Desde o início de 2023, o SISEM-SP trabalha a temática Antirracismo em Museus, com oferta de oficinas de formação e qualificação aos profissionais de museus, visando o fortalecimento do respeito à diversidade cultural, o combate à discriminação e à violência.
Como participar da Campanha
As instituições museológicas do estado devem preencher o formulário com informações da ação e, junto, encaminhar a arte gráfica da atividade baseada no layout da campanha. As instruções para elaboração do design estão em www.sisemsp.org.br/acoes/sonharomundo/edicao-2023/.
Mais informações também podem ser obtidas em contato pelo e-mail: sisemsp@sisemsp.org.br. Inscrições abertas até 10/11.
Imagem: Divulgação – Foto abertura – Pinacoteca/SP
Mais em: Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo