Fotografia

‘Olhos Que Sorriem’ por BRUNO MATTEO

A pandemia causada pelo COVID19 trouxe ao mundo uma onda de incertezas e medo que vem assolando pessoas nos locais mais remotos desde meados de 2019, quando a China emitiu um alerta à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre uma misteriosa pneumonia surgida na cidade de Wuhan. Somando-se a uma nova crise mundial de saúde que vem levando mais de dois milhões de vidas, muitos eventos tomam espaço nos noticiários todos os dias: desastres naturais em diferentes lugares do globo, rumores de novas guerras e crises políticas e humanitárias. E é em meio a esse cenário caótico que surge um respiro: um manifesto de amor e esperança nascido sob olhar do fotógrafo Bruno Matteo.

Imagem: DivulgaçãoBruno Matteo/Fotógrafo.

Olhos que Sorriem é uma manifestação artística construída a partir do entendimento que o uso de máscaras é um ato de prevenção eficaz na luta contra o coronavírus e representa não apenas um dever de cada cidadão durante o enfrentamento de um problema sanitário, mas também um ato de amor e solidariedade. Assim, o projeto documenta pessoas, as quais mesmo no caos não perderam a fé e o sorriso. Sorriso esse expresso de forma muito sutil: somente com os olhos, quando há cuidado consigo e com o próximo.

As imagens deste projeto foram fotografadas nos estados de São Paulo e da Bahia e retratam brasileiros que continuam acreditando que não há vírus, doença, falta de empatia ou barreiras que sejam maiores do que a força resultante da união em favor do bem.

Baseado na crença de que toda crise é capaz de mudar trajetórias, o conceito fotográfico busca leveza e “poesia visual” para traduzir a mensagem de que apenas o respeito e o amor ao próximo podem despertar uma nova consciência coletiva enraizada na união e abnegação.

O manifesto Olhos que Sorriem parte do pressuposto que ainda existirão males depois desse cenário “apocalíptico” causado – especialmente – pela doença e defende que os valores construídos no contexto atual direcionarão a humanidade para lidar com os problemas no futuro. Dessa forma, o objetivo do trabalho é que – ao contato com essa série fotográfica – pessoas sejam inspiradas a seguirem crendo em dias melhores e, ainda, sejam incentivadas a continuarem praticando empatia e cuidado com outros ao redor.

Afinal, é apenas assim que – em breve – muitos poderão voltar a se abraçar sem risco e sem medo de sorrirem uns para os outros não apenas com os olhos acanhados, protegidos e protetores, mas com o corpo todo e de todo o coração.

Todas as medidas de segurança cabíveis foram adotadas para a realização deste projeto. Assim, incentivamos o uso de máscara e álcool em gel, bem como o distanciamento social, para prevenção ao coronavírus.

Imagens: Divulgação

Mais em: Bruno Matteo e Olhos Que Sorriem

Mais Acessadas

Início