Cultura

Oficinas Culturais

A Poiesis e a Secretaria da Cultura do Estado estão com inscrições abertas para as prefeituras municipais que ainda não demonstraram interesse em receber atividades de formação cultural em 2017. Os dirigentes de cultura dos municípios interessados devem apresentar suas propostas por meio do formulário “Chamamento Oficinas Culturais”, disponível até 15 de setembro no link https://goo.gl/forms/iMCstK0OBNXKfdh62. O cadastramento é destinado a cidades interessadas em atividades culturais que serão realizadas no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

Entre as atividades previstas estão oficinas, cursos e workshops, com duração entre oito e trinta e seis horas, nas diferentes áreas e linguagens artísticas: artes visuais, audiovisual (cinema e vídeo), circo, comunicação e novas mídias, cultura tradicional, cultura urbana (grafite, hip-hop, muralismo entre outros), dança, desenho, fotografia, gestão cultural, gravura, história em quadrinhos, literatura, moda, música, ópera, patrimônio, performance e teatro. As atividades são para adultos e jovens a partir dos 16 anos.

Os municípios contemplados assinarão um Termo de Parceria com a Poiesis e deverão cumprir contrapartidas, tais como disposição de espaço adequado e equipamentos, indicação de responsável técnico pelo programa no município, recebimento de inscrições, acompanhamento da execução da atividade, elaboração de relatórios, divulgação, entre outras. Todas as contrapartidas estão disponíveis na íntegra no próprio formulário de inscrição.

O primeiro chamamento foi realizado entre fevereiro e março. Foram 163 municípios inscritos, contemplando todas as regiões do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. As atividades mais solicitadas foram em gestão cultural e nas linguagens teatro, dança, audiovisual e música. Entre maio e início de agosto, mais de 100 profissionais foram contratados para realizar 180 atividades em 70 cidades pelo Programa.

CREDENCIAMENTO PARA PROFISSIONAIS

Além das prefeituras municipais, os profissionais de cultura podem se inscrever até o dia 10 de setembro por meio de cadastro no seguinte link: http://bit.ly/2vdyJ49. O objetivo é constituir uma lista com os profissionais que possam desenvolver atividades formativas em cidades de todo o estado. As áreas contempladas pelo Programa são: artes visuais, audiovisual (cinema e vídeo), circo, comunicação e novas mídias, cultura tradicional, cultura urbana (grafite, hip-hop, muralismo entre outros), dança, desenho, fotografia, gestão cultural, gravura, história em quadrinhos, literatura, moda, música, ópera, patrimônio, performance e teatro.

SOBRE A POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço

Inscrições para o programa de atividades culturais nos municípios do interior e litoral

Até 15/9 – https://goo.gl/forms/iMCstK0OBNXKfdh62

Inscrições para os profissionais da cultura

Até 10/9 – http://bit.ly/2vdyJ49

Mais em: CulturaSP

Mais Acessadas

To Top