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O DIVÃ DO SEU NEGÓCIO: UMA SESSÃO PARA QUEM QUER ENTENDER DE ANALÍTICA WEB

Por Ede Imperatriz de Azevedo Rojas – LinkedIn

O que está por trás dos dados do Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta que coloca o seu negócio no Divã. Afinal, a plataforma fornece reports a partir da página web da sua empresa. Com esses dados em mãos e as métricas no papel, você encontrará informações a respeito do público, do comportamento, da aquisição e das conversões. Tudo isso servirá para encontrar novas oportunidades para o seu business, direcionará onde investir para que sua marca torne-se mais conhecida, indicará qual o lugar que você deve ou não estar e te fará entender melhor quem é seu público… E, se você souber interpretar ao máximo cada report, seguramente sua empresa crescerá exponencialmente.

Cada report, muitas sentenças… Report do Público-Alvo: Oferece dados relevantes sobre os visitantes da sua web:

  • Quantidade de usuários que navegaram no seu site (novos e recorrentes)
  • Informações demográficas ( idade e sexo) e geográficas ( idioma e local)
  • Segmentos e categorias de afinidade do seu target
  • Número de sessões iniciadas por estes usuários
  • Dispositivos utilizados para acessar à pagina web
  • Fluxo seguido pelos usuários dentro do seu site.

 

Cada report, muitas sentenças… Report de Aquisição

  • Permitirá mensurar a efetividade dos seus esforços de campanha e estratégias multicanais
  • Detecta qual mídia e plataforma traz mais usuários para o seu site
  • Os dados de aquisição podem surpreender ao provar que o canal que mais funciona para seu negócio não é aquele que a sua equipe sempre acreditou ser o melhor
  • Mostrará como os usuários encontraram o seu site; já que a origem informa de onde o usuário acessou, ao passo que a mídia detalha a qual a categoria da origem

 

Padrões que traduzem a origem do tráfego:

  • google / organic: usuário chega à sua web por meio do mecanismo de pesquisa do Google
  • direct / none: usuário busca diretamente a URL ou Google não reconhece a origem
  • google / cpc: usuário encontra a web através de anúncio pago no Google
  • referral: de uma web para outra – é quando o usuário chega à sua web a partir de outros sites
  • links parametrizados – é uma forma de fazer com que links externos que levem o usuário ao site sejam identificados de acordo com a origem.

 

Cada report, muitas sentenças… Report de Comportamento

  • É a vida do usuário dentro do seu site
  • Traz tudo que o usuário fez enquanto navegou na sua web
  • Aporta as visualizações de página, as páginas de destino e páginas de saída
  • Mostra os termos utilizados em pesquisa interna
  • Dá um clique nos cliques e interações do usuário
  • É um follow up na jornada do usuário , o que ajuda a descobrir qual é o conteúdo que mantém eles lá por mais tempo e mais vezes

 

Cada report, muitas sentenças… Report de Conversão

  • Ajuda a avaliar como está a eficácia do site em levar os visitantes a realizarem determinada ação, seja pela finalização de uma compra ou por um clique em algum botão dentro da web.

 

Depois de toda a teoria, vem a prática.

Então, senta que lá vem análise…

www.revistacampinas.com.br no divã do Dr. Google Analytics para você.

 

Report do Público-Alvo – Insights

 

  • Foram 19.844 visitas no site e 19.582 novos usuários
  • Os idiomas principais dos usuários são: português do brasil , inglês americano, português de portugal
  • 67,9% dos usuários que transitam na web são mulheres, enquanto que 32,1% são homens, sendo que o maior grupo de usuários tem entre 25 e 34 anos.
  • Apesar da maioria dos visitantes serem do sexo feminino e de também interagirem mais no site (7.504 vs 4.045 sessões) , os usuários do sexo masculino são os que dedicam mais tempo na web, tanto é que a duração média da sessão deste público é 00:02:10, quase o dobro das mulheres, que permanecem em torno de 00:01:08. A partir desses dados, podemos deduzir que, o conteúdo da web da revista, quando acessado, desperta maior interesse dos homens.
  • Assim, mesmo o público feminino sendo o target da revista, o sexo masculino é o que consome o conteúdo com maior qualidade, mesmo sendo impactado com menor frequëncia. Dessa forma, seria interessante pensar em campanhas (Google, Facebook e Instagram Ads) para entender se o público masculino seria realmente fiel à página.
  • O principal sistema operacional utilizado para acessar à página web é Android (50,79%), portanto, é importante que a a web seja “Mobile First”. Além disso, a Revista deve aproveitar esse dado para disponibilizar anúncios que aproveitem a geolocalização dos usuários e seus interesses (Food & Dining/Cooking Enthusiasts/30 Minute Chefs – restaurantes e deliverys que estão perto, Arts & Entertainment/Celebrities & Entertainment News – novos lançamentos do cinema na sessão mais perto de onde ele está, TV’s por assinatura, plataformas de Streaming)

 

Report de Aquisição – Insights

 

  • A web analisada obtém muitos visitantes a partir da pesquisa orgânica versus a pesquisa paga (14.422 visitas vs. 1 visitas). Isso nos possibilita chegar a conclusão de que provavelmente a web está otimizada e conta com uma boa estratégia de SEO. Afinal, os assuntos buscados organicamente pelos usuários os levam a página da revista sem precisar de anúncios.
  • Também podemos constatar que as pessoas que chegam no site por este meio se interessam pelo conteúdo publicado, já que o tempo médio disponibilizado pelos usuários em cada sessão é de 00:01:04 , enquanto a taxa de rejeição é de apenas 23,19%.
  • Além disso, as visitas diretas podem ser indicativo de que seus conteúdos têm de leitores. Isso quer dizer que existem pessoas que já conhecem de maneira mais madura a Revista, ao ponto de entrar no seu site sem recorrer aos muitos atalhos que a web dispõe.
  • Apenas 8,81%, dos usuários são impactados pelas redes sociais, portanto, uma sugestão seria explorar mais o potencial das mesmas. E, até testar campanhas de Facebook Ads, já que é a rede que tem impactado mais o seu público, Além disso, seria interessante gerar maior engajamento no instagram, visto que a plataforma está no seu auge e muitos veículos do mesmo nicho atuam lá.
  • Nota-se que a Revista não parametriza os Links que dirigem o usuário das redes para a web, o que impossibilita identificar que postagens tiveram mais êxito, que canais são mais eficientes para determinado tipo de post e qual deles vale ser promocionado.

 

Report de Comportamento – Insights

  • Os dados gerados por este report, permitem concluir que, dentre as matérias publicadas neste período analisado, o público foi mais impactado por temas relacionados à beleza, bem estar e saúde. Tendo em conta que nos meses analisados o Brasil estava no pico da pandemia do COVID, este interesse pode estar relacionado com o momento vivido : pessoas tentando cuidar de si em casa devido a crise sanitária e econômica e, também, em buscando informações através de temas relacionados com a pandemia.
  • Assim, é importante entender que esse tipo de conteúdo esteja impactando devido ao momento atual, por isso, a importância de comparar as páginas mais visitadas com anos anteriores ao coronavírus.

 

Report de Conversão – Insights

  • Ao se tratar de uma revista on-line e não ser um e-commerce, não existem metas e nem dados para ser gerado um report de conversão.
  • No entanto, seria interessante a Revista promover alguma ação na sua web: vender (revistas ou assinatura) ou gerar documentos para download através de algum botão dentro da própria página para entender se o site gera receita e também para aumentar e/ou conhecer melhor o seu banco de dados, de maneira que possa conversar diretamente com essas pessoas de acordo com a fase de engajamento que estão. .

 

Nem só através de Freud se faz uma análise e nem só através de Analytics se entende uma web

Assim como existem muitos métodos e linhas na psicanálise que vão além da Freudiana, podemos contar com diversas ferramentas além do Google Analytics para entendermos melhor do nosso negócio. Entre elas:

  • SEMrush – permite ver os resultados dos seus esforços de SEO. Além disso, realiza análises da concorrência, das palavras-chaves, dos seus backlinks e ajuda no entendimento de como otimizar ainda mais a sua web.
  • Search Console – ajuda no monitoramento e na presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google, já que permite verificação do status de indexação e otimiza a visibilidade de suas páginas..

 

Imagens: Divulgação

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