Cultura

Multikuturni Tyden: maior festival de arte que celebra e promove a diversidade cultural em Pardubice na REPÚBLICA TCHECA

Durante o mês de maio, a cidade de Pardubice, na República Tcheca, foi tomada por diferentes cores e manifestações artísticas que celebraram a cultura de diversos lugares. A 12ª edição do festival Multikuturni Tyden aconteceu entre os dias 2 e 14 de maio e reuniu, mais uma vez, pessoas de diferentes partes do mundo em torno da arte.

O fotógrafo brasileiro Bruno Matteo, que atualmente mora em Pardubice, foi um dos artistas convidados para expor no festival – com seu repertório de fotografias ao redor do mundo e a obra antirracista “Mansa Musa: histórico, preto e majestoso” – e acompanhou de perto algumas das ações culturais que foram realizadas. Conheça um pouco mais sobre elas:

Noite de Flamenco
Nessa ação, o público teve a oportunidade de saborear um pouco da cultura do sul da Espanha. Lenka Jehličková – integrante da escola de Dança de Flamenco de Pardubice – e Eduard Zubák – membro da Academia de Artes de Dança Duende Kolín – proporcionaram um espetáculo que transportou os espectadores para um pouco mais perto da cultura do Flamenco, em uma noite cheia de música, dança, cores e tempero.

Feira Multicultural
Uma tarde repleta de apresentações de música e dança, workshops, palestras e boa comida. A Feira Multicultural trouxe ao público do Multikuturni Tyden experiências da cultura de vários países diferentes.
O dia contou com a participação dos dançarinos mongóis do grupo Růže, Ugandan Dancers Band, que se apresentaram com um impressionante espetáculo de danças africanas. Além de apresentações dos grupos HPM Dance Studio Pardubice, trio balcânico Sarraf e shows musicais de crianças e adultos.
Na Feira Multicultural o público também pode aproveitar degustações e um pouco do artesanato da Costa do Marfim, Holanda, Mongólia, México, Colômbia, Armênia, França, Brasil e Ucrânia.

Factory Bar
Uma noite composta de cultura eslava contemporânea e original na forma de apresentações musicais. No Factory Bar, a ideia principal é conectar artistas que, com sua história de vida e obra, atuam fora de seu país de origem com confiança em seu trabalho e habilidades artísticas. Na ocasião, o público teve a oportunidade de prestigiar o trabalho de artistas da Ucrânia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e República Tcheca.

Sobre o Multikuturni Tyden
O festival já é tradição em Pardubice e todos os anos busca enriquecer a vida cultural na cidade. O Multikuturni Tyden tem o objetivo de promover um espaço de integração por meio da arte, entre estrangeiros que vivem em Pardubice e moradores tchecos, possibilitando que todos possam conhecer novas culturas e experimentar momentos únicos.

Saiba mais sobre tudo o aconteceu na programação desse ano através do site (www.multikulturnityden.cz) ou do Instagram do festival (@multikulturnityden).

Imagens: Divulgação

Mais em: Multikuturni TydenBruno Matteo

Mais Acessadas

To Top