Curta-metragem em homenagem a Adoniran Barbosa integra a mostra principal do festival virtual, que começa no dia 18 de março.
A nova produção autoral do cineasta e animador Maurício Squarisi, ‘Rubinata’, é uma homenagem poética a Adoniran Barbosa, um dos maiores cronistas musicais de seu tempo e ícone da cultura paulista. A estreia do curta-metragem será na 1ª Mostra Som Quadro a Quadro, festival no formato virtual de curtas de animação, que reúne 25 filmes na mostra principal, e mais uma mostra infantil. O evento ocorre nos dias 18, 19 e 20 de março, e será aberto para votação do público pelo site https://www.mostrasomquadroaquadro.com.br/.
O título ‘Rubinata’, que dá nome à personagem feminina do filme de Squarisi, é inspirado no nome de batismo de Adoniran: João Rubinato. O curta-metragem faz referência às origens do artista, nascido em Valinhos, em uma família de colonos italianos, no ano de 1910. A ideia da produção surgiu quando Squarisi foi convidado para uma exposição coletiva de desenhos em Valinhos, e quis imprimir a este trabalho uma marca local. Maurício então criou uma série de desenhos, com uma personagem feminina inspirada em Adoniran, que inclusive, usa elementos característicos do visual do artista, como o chapéu, o terno e a gravata borboleta.
Com esta personagem em mãos, Squarisi viu a possibilidade de ampliar a homenagem à Adoniran também através da animação. As canções tradicionais serviram de base para criação de um grande poema por Squarisi, que depois virou a música que acompanha todo o filme, com a entrada da compositora e cantora Bah Virgínia no projeto.
A produção é do animador, fundador e co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti, com direção de produção de Janice Castro. A obra tem apoio do PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 41/2020 e será exibida também na plataforma online #CulturaEm Casa, mas ainda sem data de estreia.
Saiba mais sobre Maurício Squarisi
Nascido em Campinas em 1958, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.
Em 2017 lançou seu primeiro longa-metragem, “Café, um Dedo de Prosa”, desenho animado contando a história do café, com Vera Holtz e Wandi Doratiotto. Produzido em Valinhos entre 2009 e 2014, o filme teve distribuição da Polifilmes e Spcine e foi considerado o melhor filme brasileiro na mostra principal do 8º Arraial Cine Fest, pelo júri popular.
Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Ultrapassando os 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. Para mais informações, basta acessar o blog http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.
Imagens: Divulgação
Mais em: Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e A2N Comunicação