Gangnam e Itaewon fazem parte dos bairros mais famosos e reconhecidos do país, por meio da televisão com séries famosas ou com as músicas de Kpop, como Oppa Gangnam Style do Psy.
Se você ainda não conhece os nomes: BTS, Blackpink e EXO, sinto muito em informar que você está desatualizado. Com a enorme influência do K-Pop, a onda Hallyu passou a ser muito mais do que apenas música, passando a exercer uma verdadeira influência sobre o estilo de vida dos jovens em todo o mundo.
Mas não pense que esse movimento é recente. O início da geração Kpopper se deu na década de 90 na Coreia do Sul, explodindo no Brasil em meados de 2008. Quem não se lembra do carnaval de 2012, onde a fantasia do momento era o famoso cantor Psy e a música hit em todas as estações de rádio era “Oppa Gangnam Style !”Depois desse momento, onde a canção bateu recordes mundiais nunca antes alcançados para o K-Pop, foi que o gênero musical passou a ter uma relevância cultural, econômica e fashion.
Muito mais do que apenas exportar música, a Coreia do Sul passou a ganhar destaque nos cadernos de turismo, se tornando uma rota desejada por muitos jovens ao redor do mundo.
A maneira dos coreanos de falar, se vestir, comer, ver séries e escutar música passou a ser um “must have” para os amantes dessa nova cultura. Segundo uma pesquisa da Organização de Turismo da Coreia do Sul, das viagens feitas para o país no ano de 2019, cerca de 17% dos turistas entrevistados indicaram o K-Pop como um fator importante em sua decisão para conhecer a Coreia.
Alguns bairros de Seul merecem destaque nesse cenário, como os bairros de Gangnam e Itaewon. Pensando nisso, o Centro Cultural Coreano Brasil criou o projeto “Tour pela Coreia”, uma série de 6 lives guiadas, gravadas em full HD e narradas ao vivo para mostrar as belezas reais da Coreia do Sul. Os destinos escolhidos para protagonizar o quinto e sexto episódio do projeto são os bairros mais movimentados e lucrativos da capital do país.
Conheça os famosos bairros de Gangnam e Itaewon
Gangnam, mundialmente conhecida pela música do Psy, vai muito além dos grandes arranha-céus e empresas mais luxuosas do país. Hoje, o bairro que possui os mais refinados restaurantes gastronômicos da Coreia do Sul também é o lar das grandes agências de Kpop, como a SM Entertainment – agência do grupo EXO e Red Velvet.
Caminhando pelas ruas de Gangnam é possível admirar e também gastar milhares de dólares nas lojas mais luxuosas do mundo. Entretanto, o bairro também possui uma noite agitada, com seus clubes e bares cheios de requinte.
Itaewon se tornou conhecido após o grande sucesso do drama sul-coreano Itaewon Class, lançado na plataforma de streaming Netflix no início deste ano.
Lar da diversidade cultural, o bairro é lembrado pela noite agitada dentro vários bares e clubes, gastronomia diversa e clima festivo que toma conta das ruas do local.
Sobre a próxima Live:
A live da próxima quinta-feira (24 de setembro) irá mostrar a magnitude das ruas de Gangnam! O bairro, que ficou mundialmente conhecido após a enorme repercussão da música Oppa Gangnam Style, é um dos mais movimentados, requintados, luxuosos e que atrai turistas de todas as partes do mundo.
Já a live do dia 1 de outubro, mostrará o bairro de Itaewon, um novo destino turístico muito desejado pelos jovens amantes da cultura coreana.
A diferença deste projeto para outras lives disponíveis no Youtube acontece no tipo de gravação utilizada, pois além de ser em alta resolução, ainda apresenta os mínimos detalhes dos bairros da capital e traz a sensação de estar dentro da filmagem.
Sobre o Projeto Tour Pela Coreia:
Com as restrições no turismo causadas pela pandemia de Covid-19, o Centro Cultural Coreano Brasil elaborou o projeto “Tour pela Coreia”, que possui como principal objetivo ser a opção mais segura para conhecer os pontos turísticos mais famosos da Coreia do Sul de forma realista e sem sair de casa. A ideia é levar um pedacinho da real Coreia para cada casa, mesmo que de forma virtual, o CCCB inova, mudando completamente a maneira que conhecemos as lives. O momento que vivemos é uma fase atípica, mas o desejo de viajar e conhecer novas culturas move nações. Por isso, o Centro Cultural Coreano Brasil quer divulgar ao máximo esse projeto, pois não se trata de apenas mais uma Live, mas sim de movimentar sonhos.
Ao todo o projeto possuirá 6 lives ao vivo, que ficarão disponíveis no YouTube para o público, transmitidas em full HD pelo canal do Centro Cultural Coreano Brasil. Cada transmissão mostrará detalhes nunca antes vistos em regiões do país. Na live do dia 24 de setembro, que irá ao ar às 19 horas, o CCCB guiará os internautas pelas magníficas ruas de Gangnam.
Sobre o Centro Cultural Coreano Brasil:
Desde 2013 o Centro Cultural Coreano Brasil tem como objetivo apoiar o intercâmbio cultural entre os países, trazendo para o público brasileiro informações concisas, cursos da língua coreana, aulas de Taekwondo e culinária, eventos musicais e exposições sobre diversos temas envolvendo a Coreia do Sul.
Em suas redes sociais, especialmente no Youtube, no canal do Centro Cultural Coreano (kccbrazil), que já existe há mais de 4 anos e antes do início das Lives, contavam com cerca de 5 mil inscritos, hoje já estão com quase 10 mil inscritos, é possível acessar conteúdos didáticos e divertidos sobre: culinária, esportes, Kpop, língua coreana, festivais da cultura e muito mais.
Lives já transmitidas e disponíveis no Youtube:
Insadong – Noite
https://www.youtube.com/watch?v=fIKh4IClJKw
Hongdae
https://www.youtube.com/watch?v=dg7h6PVuKOY
Bukchon Hanok Village
Insadong – Dia
Imagem: Divulgação – Cruzamento de Gangnam à noite com os grandes arranha-céus do bairro.
Mais em: Centro Cultural Coreano Brasil e M3M Comunicação