Por Dr. Caius Godoy (Dr. Da Roça) é sócio na AgroBox Advocacia em Agronegócios
O leilão virtual é um tipo de transação comercial que acontece através da internet, sem a necessidade da presença física de compradores, vendedores ou do produto a ser comercializado. É uma prática que vem sendo adotada com frequência no ramo do agronegócio especialmente com o leilão de gados.
Como funciona o leilão virtual?
O leilão virtual é organizado por empresas e sites especializados no assunto que também fazem a divulgação do evento apresentando o dia, a hora e o canal de transmissão.
Os animais disponíveis são separados em lotes e filmados para facilitar a escolha e melhorar a experiência do futuro comprador. Além disso, são listadas as características de cada animal com informações coletadas por um técnico da área.
No dia e hora marcados, o comprador entra na página onde está ocorrendo o leilão, faz um cadastro, visualiza os lotes e faz a sua proposta. Se ela for aceita, o comprador leva o animal seguindo as regras e trâmites que são específicos de cada organizador.
O leilão virtual pode reunir vários tipos de animais, além de produtos rurais para exposição e venda, e também pode ser específico quando oferece apenas animais com determinada característica como gado de corte, gado reprodutor, produtor de leite e outros.
É importante procurar essa informação no cartaz de divulgação ou entrando em contato com o organizador do evento.
Principais vantagens do leilão virtual
Praticidade para o comprador na hora de adquirir um animal ou produto já que ele não precisa se deslocar até o evento. Basta acessar o leilão pela internet (redes sociais ao canal oficial do leilão) na data agendada e dar o seu lance;
O leilão virtual atrai interessados de qualquer lugar, ampliando a possibilidade de novos negócios;
O comprador tem acesso prévio aos animais que serão leiloados, uma vez que fotos e vídeos das peças ficam expostos para apreciação alguns dias antes do evento;
Baixo custo para os vendedores tanto em relação ao transporte quanto à manutenção dos animais durante a exposição;
Os animais ficam menos estressados porque não precisam ser deslocados de um lugar para outro e nem têm contato direto e frequente com várias pessoas.
A segurança é outro tópico a ser destacado já que desde o cadastro há uma rigorosa avaliação dos participantes assim como todas as mensagens são criptografadas dentro de um ambiente cem porcento seguro.
O leilão virtual, especialmente o leilão de gados, já é uma realidade em todo o Brasil e se tornou uma maneira eficiente de fechar novas parcerias dentro do negócio rural. A tendência é que esse tipo de evento cresça cada vez mais, uma vez que oferece diversas vantagens para vendedores e investidores.
Imagem: Divulgação – Cryptoid
Mais em: AgroBox Advocacia em Agronegócios