Um projeto itinerante, transportado por uma Kombi, com muitos livros, gibis, histórias e fantoches, guiado pelo casal de palhaços Tampa e Panela, tendo como passageiros os palhaços Firulipo e Paiafrita.
Tampa e Panela, se conheceram pela internet, namoraram, casaram e resolveram colocar o projeto em ação. O sonho de ter uma kombi começou na infância, quando Fernando sempre teve o desejo de ter, mas a família não teve condições financeiras de comprar, mas isso ficou guardado dentro do coração dele e hoje já casado com a Roxane, ajuntaram dinheiro com muito esforço e conseguiram comprar a tão sonhada kombi e transformar ela neste projeto.
Mas antes de começar o projeto, aconteceu algo que marcou a vida deles, Fernando e Roxane estava, descendo a serra do Mar, quando o freio do carro acabou, mas graças a Deus , naquele momento Deus lhe deu uma nova chance à eles, uma nova oportunidade, foi ai que começaram a valorizar a vida e decidiram levar o amor e a esperança para as crianças em comunidades, mesmo sendo uma kombi antiga, o casal se dedica de toda forma para manter o projeto em pé e adiante. Não é fácil manter o projeto, mas o amor pelas crianças fala mais alto e todas as dificuldades enfrentadas diariamente se tornam uma oportunidade.
A cada edição eles preparam um espetáculo com teatro, contadores de histórias, palhaços e fantoches, sempre com temas importantes como bullying, inclusão, reciclagem, preservação da natureza, entre outros.
Sem recursos para realizar o sonho de ter uma biblioteca itinerante, eles resolveram bater de porta em porta e pedir doações de livros, a ideia deu tão certo que partes dos livros eles doaram para biblioteca da cidade.
As atividades são gratuitas, mas os palhaços sempre pedem de forma voluntária para que o público leve 1kg de alimento, na qual são doados para as famílias que mais precisam.
O projeto vem ganhando destaque nacional, além da participação em alguns programas de tv como o “Mais Caminhos”, ”Santa Receita” , “Jornal EPTV”, dias atrás a Trupe de palhaços foi selecionada para participar do 10ª Festival Paulista de Circo, considerado um dos maiores festivais da linguagem circense do país.
Os palhaços se preparam para lançar o Cinema na Kombi, onde a ideia é produzir curtas metragens com as próprias crianças da comunidade.
Resgatar a arte do brincar e a utilização dos espaços públicos, usando a arte, cultura e educação como fonte de inspiração. Aprender, brincar e ajudar ao próximo é o lema do Projeto Biblioteca na Praça por um mundo melhor.
Fotos: Marcos Oliveira
Palhaços
Fernando Cavallari – Palhaço Panela
Roxane Cavallari – Palhaça Tampa
Ivan Cavallari – Palhaço Firulipo
Paula Elisa Cavallari – Palhaça Paiafrita
Projeto Biblioteca na Praça por um mundo melhor
ciaatitude@hotmail.com
11.98452.2320 (WhatsApp)
Mais em: Teatro de Fantoche