Fabricante de hidromel do interior de São Paulo leva quatro medalhas no World Mead Challenge, realizado em julho nos Estados Unidos.
A fabricante de hidromel Philip Mead, com sede na cidade de Hortolândia – SP, acaba de conquistar quatro medalhas no World Mead Challenge 2022, concurso realizado nos Estados Unidos pelo Beverage Testing Institute, que desde 1981 analisa destilados, vinhos e cervejas, e nos últimos anos premiou também as melhores receitas de hidromel. As receitas Traditional e Oak Aged ganharam medalha de ouro, enquanto as receitas Red Fruits e Double Oak levaram medalha de prata.
Com um laboratório de degustação localizado em Chicago, o Instituto avalia bebidas de todo o mundo, e as premia com base em critérios técnicos avaliados por um júri especializado. Classificações e avaliações são elementos cruciais para reconhecimento e crescimento da marca, e o BTI, que está há anos nesse mercado, é uma fonte confiável e sinônimo de qualidade para os consumidores e o comércio.
O hidromel é uma bebida milenar produzida por meio da fermentação do mel diluído em água, e é conhecido como “vinho de mel” ou “néctar dos deuses”. Tem ganhado bastante popularidade, principalmente por aparecer com frequência em filmes, livros e séries com a temática medieval e/ou do realismo fantástico, como Senhor dos Anéis, Vikings, Game of Thrones e Harry Potter.
Foi com essa inspiração que o Philipe Piaia, sócio-fundador da Philip Mead, decidiu criar as próprias receitas, hoje classificadas pelo World Mead Challenge como “excepcionais” e “altamente recomendadas”. Sempre prezando pela qualidade do que é entregue aos consumidores, ele enxerga a certificação como uma legitimação do seu produto e da marca, e uma abertura para o mercado de hidromel, ainda pouco explorado no Brasil.
“Estamos muito felizes por essa conquista. Ganhar medalhas em todas nossas receitas valida os anos de estudos e trabalho já reconhecidos pelos nossos clientes. Ter essa confirmação internacional de um instituto tão confiável é muito gratificante”, afirma Philipe.
Como funciona a premiação
O júri, composto por provadores convidados especialistas, atribui notas em diversos quesitos técnicos. Os testes de sabor são realizados praticamente no mesmo horário todas as manhãs, e contam com o uso de um software personalizado e o ambiente de degustação mais profissional do país.
A bebida que recebe nota final entre 100 e 91 pontos recebe medalha de ouro; entre 90 e 81 pontos recebe medalha de prata; entre 80 e 71 pontos recebe medalha de bronze; de 70 pontos para baixo a bebida não é premiada.
O hidromel Philip Mead Traditional e o Oak Aged receberam 92 pontos cada (medalha de ouro), o hidromel Red Fruits recebeu 88 pontos (medalha de prata) e o Double Oak recebeu 85 pontos (medalha de prata).
O ranking geral do World Mead Challenge 2022 pode ser encontrado clicando NESTE LINK.
Dia do Hidromel
O Dia Internacional do Hidromel é celebrado no segundo sábado de agosto (em 2022, foi no dia 06), e foi criado em 2002 pela Associação dos Produtores de Bebidas Caseiras do EUA (America Homebrewers Association), como meio de popularizar a bebida e estimular a camaradagem entre os produtores artesanais de hidromel. E já que os produtores caseiros dos EUA foram em grande parte responsáveis por popularizar a produção moderna de hidromel, principalmente nas Américas, este acabou se tornando conhecido como o Mead Day.
Sobre a Philip Mead
A Philip Mead, fabricante de hidromel do interior de São Paulo, foi fundada em 2016 pelo casal Philipe Piaia e Gabriela Minghini. Atualmente, ela oferece quatro versões da bebida: Hidromel Traditional, que segue a receita padrão, com a fermentação do mel diluído em água; o Oak Aged, que é a mistura normal maturada com lascas de carvalho; o Red Fruits, onde há a adição de frutas vermelhas e hibisco; e a Double Oak, que é uma bebida seca desenvolvida em um processo de produção e de maturação de forma mais lenta.
Imagem: Divulgação
Mais em: Philip Mead e VIRA Comunicação