Fotografia

Itaú Cultural lamenta a morte de German Lorca e o homenageia em seu site

Lorca, que teve, em 2018, na instituição, uma exposição individual dedicada às mais de sete décadas de fotografia e que integra mostra Moderna para Sempre — Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú, tem grande parte dessa trajetória destacada no site e canal do Youtube da organização, assim como é um dos verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural.

O Itaú Cultural lamenta a morte do fotógrafo German Lorca, precursor do Foto Cineclube Bandeirante e que deixa marcas na fotografia brasileira. Grande parte do seu legado pode ser conhecido e visitado no site e canais digitais do Itaú Cultural.

“Lamentamos a morte de German Lorca. Além de uma trajetória que se mescla à história da fotografia brasileira, ele era uma grande e acolhedora personalidade”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Há três anos, o Itaú Cultural fez uma exposição dedicada aos 70 anos de carreira dele. German ia quase todos os dias à mostra e fazia questão de falar com todo mundo”, recorda.

Registros da exposição individual German Lorca: Mosaico do Tempo, 70 anos de fotografia, realizada em 2018, na sede da organização, em São Paulo, podem ser conferidos no site e Youtube do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br / www.youtube.com/itaucultural). Ainda sobre a mostra, encontra-se disponível no Issuu a versão online da publicação distribuída para o público na época (https://issuu.com/itaucultural/docs/publicacao-german-lorca-issuu).

“Eu me emociono ao ver uma cor bonita, uma criança fazendo isto ou aquilo, um rosto de mulher, uma luz recortada, uma sombra acentuada. Tudo isso me dá a sensação de uma nova existência”, declarou German Lorca, na época da montagem, para a publicação da exposição, quando também gravou um depoimento para o teaser: https://youtu.be/AnuE9DZeG9g

Pela direta relação com a fotografia modernista, obras de Lorca também integram a mostra Moderna para Sempre — Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú, que itinerou por diferentes cidades do país. Atualmente, a instituição disponibiliza a mostra virtualmente no Google Arts & Culture (https://bit.ly/3aJaPSq).

Quando da montagem presencial de Moderna para Sempre, German Lorca falou, em depoimento para o Itaú Cultural, em 2014, sobre o seu processo criativo e sobre sua participação no Foto Cine Clube Bandeirante. O vídeo pode ser assistido em https://www.itaucultural.org.br/moderna-para-sempre-german-lorca

É de Lorca uma das fotografias da Coleção Itaú Cultural que integra o catálogo da exposição Fotoclubismo: Fotografia Modernista Brasileira, 1946-1964, inaugurada neste 8 de maio, no MoMA, em Nova York. O tema norteia a conversa online Perspectiva Internacional do Fotoclubismo no Foto-Cine Clube Bandeirante, que o Itaú Cultural realiza no dia 19 de maio com Sarah Meister, diretora executiva da Aperture e ex-curadora do Departamento de Fotografia do MoMA. A mediação é do curador e pesquisador do tema, Rubens Fernandes Junior, que assinou a curadoria da exposição de Lorca na organização paulista.

Um vasto material sobre a trajetória de German Lorca pode ser conferido, ainda, no verbete da Enciclopédia Itaú Cultural sobre o fotógrafo: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21819/german-lorca.

Imagens: DivulgaçãoGerman Lorca

Mais em: Itaú Cultural

Mais Acessadas

Início