Zero lactose e A2, que possui melhor digestão, puxaram o crescimento de 20% em 2023 nas lojas da rede varejista.
O consumo de leite faz parte da rotina diária de muitas pessoas, seja puro, nas combinações com café ou chocolate e no preparo das receitas. Presente em nossa dieta desde a infância, a bebida ganhou um dia próprio, 1º de junho, Dia Internacional do Leite, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para destacar a importância do leite como alimento global.
A bebida é um alimento completo, que ajuda a prevenir a osteoporose, fortalece o ganho de massa muscular, auxilia na perda de peso, mantém a saúde da visão, fortalece o sistema imunológico e contribui para a cicatrização. Ele pode ser encontrado nas prateleiras do supermercado em diversas versões: puro ou natural, pasteurizado (que vem no saco e pode ser refrigerado), longa vida (em caixa), em pó e desidratado. Com a tecnologia, novas opções ganham espaço nas prateleiras, como a linha de leites diferenciados como zero lactose, proteicos, tipo A2, e, também, de origem vegetal, como de amêndoas, por exemplo.
No Covabra Supermercados, o consumo do leite segue crescendo. Marcos Paulo, gerente do setor de mercearia básica, explica que a categoria registrou aumento nas vendas. “A linha de leites diferenciados teve crescimento de 20% nas vendas no último ano, em comparação com 2022. A maior procura foi de zero lactose e leite A2, que possui melhor digestão, seguido pelo leite proteico”, esclarece. O tipo A2 é uma novidade no mercado brasileiro que possui apenas a variante A2 da proteína beta-caseína, sendo comumente consumido por quem possui intolerância à proteína do leite.
Ao todo, a rede possui mais de 50 opções de leite, entre longa vida, armazenados em caixa, garrafa de 1 litro, fresco pasteurizado em saco ou garrafa. Os proteicos são encontrados em versões individuais de 250 ml, com uma variedade de sabores, além do leite em pó. São diversas opções disponíveis, como o de vaca, que pode ser integral, semidesnatado e desnatado. Além disso, há opções de origem vegetal, como o leite de amêndoas e de coco. Outra opção é o leite proteico, que utiliza o soro do leite e muitas vezes é de algum sabor.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, foram produzidos 24,52 bilhões de litros de leite, 2,5% a mais em relação ao ano anterior. Dados do MilkPoint e da Embrapa apontam que, no mesmo ano, o consumo anual de leite por habitante foi de 163 litros.
Sobre o Covabra
Com mais de 34 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.400 funcionários.
Imagem: Divulgação – Foto Regis Fernando da Silva/Covabra Supermercados – Covabra Supermercados possui vasta variedade de leite.
Mais em: Covabra Supermercados e WGO Comunicação