Os Concertos Petrobrás-EPTV de 2022 trazem duas obras-primas à cidade e tornam o repertório clássico disponível para todos os públicos.
Dois violinos, uma viola e um violoncelo. Foi com esses instrumentos que surgiu, entre o final do século XVIII e começo do século XIX, a música de câmara. E no próximo dia 6 de abril, Campinas poderá conferir essa tradição vienense com os Concertos Petrobrás-EPTV, gratuitamente, no Teatro Castro Mendes, às 20h00.
O projeto, que é patrocinado pela Petrobrás e tem os apoios da EPTV e da Prefeitura de Campinas, pretende levar música da melhor qualidade a públicos diversos, com acessibilidade. No palco estarão o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring. O trio ainda receberá como convidados, o violinista Abner Landim e o violoncelista André Micheletti.
“Queremos difundir a música clássica, ampliando seu público e horizontes e poder realizar isso de forma gratuita é a melhor forma de expandirmos essa cultura”, ressalta Roberto Ring.
O trio
Há vinte e um anos na estrada, León, Schaefer e Ring, já ultrapassaram a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil.
Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago. Os músicos ainda gravaram arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven, em parceria com o pianista francês Emmanuel Strosser.
Os Concertos
Os espetáculos iniciaram em 2001 e, desde então, vêm realizando programações gratuitas e promovendo enriquecimento musical para todos os públicos. A apresentação em Campinas terá duas obras-primas da música clássica, com Mozart e Schubert.
Obra-prima da música clássica, o Réquiem (missa para os mortos) em Ré menor, KV. 626, em versão para quarteto de cordas, foi a última composição escrita por Mozart, antes de sua morte. A peça, que ficou inacabada, carrega todo o sofrimento dos últimos meses de vida do compositor. Uma das principais composições de Schubert, o Quinteto em Dó Maior é também uma das obras mais sublimes do repertório. De caráter emocionalmente ambíguo, sua música oscila entre a serenidade e o drama, alternando constantemente o tom entre o maior e o menor.
SERVIÇO
Evento: CONCERTOS PETROBRAS – EPTV
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide 62, Vila Industrial
Data: 06/04/2022
Horário: 20h00
Músicos: Pablo de León violino | Abner Landim violino | Horácio Schaefer viola | Roberto Ring violoncelo | André Micheletti violoncelo
Programação: Wolfgang Amadeus Mozart (1765-1791) Réquiem em Ré menor, KV. 626 versão para quarteto de cordas (1810) de P. Lichtenthal (1780-1853) | Franz Schubert (1797-1828) Quinteto em Dó maior, Op. 163, D. 956.
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos, gratuitamente, na bilheteria do teatro, duas horas antes da apresentação.
Capacidade | Lotação: 765 lugares
Classificação: 10 anos
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Prefeitura de Campinas e EPTV
Ficha Técnica
Os músicos Pablo de León (violinista e spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), Horácio Schaefer (violista e chefe do naipe das violas do Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o Roberto Ring (violoncelista ), já receberam convidados do mundo todo em suas apresentações. Fazem parte desse rol de artistas os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros.
Abner Landim é mestre e bacharel pela Buchmann-Mehta School of Music da Universidade de Tel-Aviv, onde foi aluno de Hagai Shaham e Chaim Taub. Em 2011, Landim recebeu o diploma de honra ao mérito, concedido aos alunos de maior destaque da BMSM, e – em 2013 – obteve junto ao Quarteto Brasileiro de Tel Aviv o 1º lugar na competição de música de câmara da BMSM, apresentando-se na Alemanha, Israel e Brasil.
Atuou como spalla da Orquestra Sinfônica da BMSM, sob a regência do maestro Zubin Mehta em concertos no Carnegie Hall em Nova York, Auditório Charles Bronfman em Tel Aviv e em turnê desta orquestra no Brasil. Foi membro da Orquestra de Câmara de Israel e da Orquestra Solistas de Tel Aviv, tendo participado de concertos destas orquestras em Israel e na Rússia. Também foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – de 2015 a 2018 – onde atuou também como solista. Atualmente é spalla da Orquestra Filarmônica de Goiás, posto que ocupa desde 2015.
André Micheletti é natural de Piracicaba e mestre em Violoncelo e Pedagogia do Violoncelo pela Northwestern University, de Chicago, sob orientação de Hans Jörgen Jensen. Possui doutorado pela Indiana University em Violoncelo e Violoncelo Barroco, onde teve aulas e master classes com János Starker.
Apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA), entre outras. Com um instrumento de época, o violoncelo barroco, foi finalista do Concours Etoile-Galaxy, de Montreal, com o Trio Vetruviani, e semifinalista da competição ‘À Tre‘, em Trössingen, Alemanha. Primeiro colocado e melhor intérprete de Música Brasileira nos Concursos ‘Estímulo aos Jovens Solistas do Brasil’ e ‘Jovens Instrumentistas do Brasil’. Também participou do Concurso ‘Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório’, onde saiu vencedor.
Desde 2015 é professor de violoncelo e música de câmara do Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto.
Imagens: Divulgação – ‘O Trio’ – violinista Pablo de León, violista Horácio Schaefer e o violoncelista Roberto Ring.
Mais em: Concertos Petrobrás-EPTV e M-Caramalac
