Com participação direta do público e mais de 750 indicados, a segunda edição da premiação que aconteceu entre os meses de setembro e outubro elegeu CEPAM, Panetteria ZN, Ceci, Merci e Galeria dos Pães como as melhores de suas regiões; Estado Luso e Big Pão Express se destacaram em outras categorias.
Pelo segundo ano consecutivo, o Padocaria SP escolheu com a ajuda direta do público somado ao olhar técnico de um corpo de jurados a melhor padaria de São Paulo. A premiação foi idealizada pela dupla Eduardo Maya (chef e criador do Projeto Aproxima e do Festival Comida Di Buteco) e Miguel Icassatti (jornalista, colunista do UOL e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco) e elegeu ainda as “instituições gastronômicas” preferidas de cada região, além estabelecimentos em sete categorias. Os vencedores foram anunciados na segunda-feira(24/10), em evento realizado na sede do Sampapão.
A grande campeã do Padocaria SP de 2022 foi a Ceci, no Planalto Paulista, que também é a preferida na Zona Sul da cidade. A melhor da Zona Norte é a Panetteria ZN, do Mandaqui. Repetindo a dose de 2021, a eleita na Zona Oeste foi a Padaria Merci, instalada na Vila Romana; no Centro, a Galeria dos Pães, no Jardim América; e na Zona Leste, a CEPAM, da Vila Prudente. Escolhidos apenas pelo voto popular, cinco dos sete prêmios também foram para a Ceci: Melhor Pão da Chapa, Café, Doce, Serviço de Frios e Time de Chapeiros. A Big Pão Express, de Itaquera, foi a eleita na categorias estreante em 2022, Melhor Frango Assado. Já o Melhor Pãozinho é, assim como no ano passado, da Estado Luso, na Vila Pauliceia. Os vencedores de cada categoria levaram troféus e vale-compras em dinheiro do Assaí Atacadista, e todos os que receberam ao menos um voto foram agraciados com um certificado.
“O Padocaria nasceu há um ano para valorizar as padarias da cidade e em 2022 superamos as expectativas com a quantidade de padarias indicadas e a diversidade de estabelecimentos. Foi uma grata surpresa ter entre as 25 finalistas 10 novas com relação ao lançamento do projeto. É um sinal que a categoria está mais antenada e entendendo que ao atender bem e oferecer um bom serviço terá boa repercussão pela”, conta Icassatti. A eleição aconteceu em duas etapas. Na primeira, no mês de setembro, o público votou (via www.padocariasp.com.br) nas categorias de forma livre e apontou mais de 750 padarias só pela plataforma digital. Já na segunda, em outubro, elegeu as melhores padarias selecionadas entre as cinco mais votadas na fase 1 em cada região. Aqui, além do público, um corpo de jurados especializado participou da escolha.
Já está confirmada para o final de 2023 a terceira edição do Padocaria SP, que vai incluir a categoria Melhor Pizza de Padaria. Este ano o patrocínio foi de Seara e Doriana, Assaí como atacadista ofical e apoio do Sampapão (Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo). Media partners: Nossa UOL e BandNews FM.
Sobre os realizadores
Eduardo Maya é gastrônomo há mais de 20 anos e tem na bagagem ao menos dois grandes sucessos: o concurso Comida Di Buteco, fundado em 2000 e hoje presente em mais de vinte cidades brasileiras, e o mais Festival Aproxima, que desde 2014 promove a gastronomia mineira integrando toda cadeia produtiva do estado, aproximando todos os seus elos. Miguel Icassatti, por sua vez, é jornalista – foi crítico de bares da Playboy e da Vejinha, editor de Veja Comer & Beber e co-fundador do caderno Paladar (Estadão), assina o blog Boteclando (UOL) e é sócio da revista Gula – e o idealizador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, que desde 2015 valoriza o universo desta instituição brasileira em eventos de diversos tipos.
Imagens: Divulgação – Foto abertura, os Campeões, Panificadora Ceci.
Mais em: PadocariaSP, Anexo Comunicação e Fragata Comunicação