Evento

CAMPINAS RECEBE NOVA MARCA DE CERVEJA ARTESANAL

Casa de vó com comida e bebida boa: O prédio onde o Quinkas Bar irá se instalar tem uma longa e tradicional história em Campinas.

A partir de 24 de março, Campinas ganha um novo bar e restaurante especializado em cervejas artesanais e que traz cinco novos rótulos, sendo um deles premiado com medalha de prata no World Beer Awards 2022, a “copa do mundo” das cervejas.

Com uma arquitetura colonial, o Quinkas Bar chega com a proposta de trazer novas marcas à cidade, aliando a cultura cervejeira a uma experiência gastronômica única e harmonizando os rótulos da casa com as mais diversas comidas de boteco, incluindo as carnes defumadas, uma das especialidades da casa.

Sediada no Ipiranga, a Cervejaria Quinkas começou sua operação no início de 2018, pelas mãos de Ricardo Souza. A marca expandiu inaugurando novas unidades e agora escolheu em Campinas o bairro Cambuí, pela concentração e diversidade que a região oferece em gastronomia e lazer.

De acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) em 2021, o mercado de cervejas artesanais no Brasil teve um crescimento de 28,7% em volume de produção em relação ao ano anterior. Só em 2020, foram produzidos mais de 1,8 bilhão de litros da bebida no país em 2020.

Há uma percepção de crescimento, em São Paulo, segundo a Associação Paulista de Cerveja Artesanal (Apcerva), que representa cerca de 14% em 2020, mesmo em meio à pandemia da COVID-19. Atualmente, o estado conta com mais de 1.200 cervejarias artesanais registradas, consolidando-se como um dos principais polos cervejeiros do Brasil. Campinas também conta com diversas unidades de negócio, além de ser palco e evento do segmento, como o Campinas Craft Beer Festival, que reúne diversas cervejarias locais e de outras regiões do país.

Cada rótulo um personagem

Cada rótulo da marca carrega um personagem que identifica sua personalidade:

Laura – Pilsen: Cerveja leve, clara e refrescante. Puro malte, seu preparo é feito exclusivamente com malte Pilsen, o que a torna saborosa e marcante. IBU: 14* – 5,0% álcool;

Severino – IPA: Cerveja forte de cor âmbar tipo IPA, puro malte. Tem um amargor marcante e notas de caramelo no paladar. O processo de Dry Hopping* torna o seu aroma irresistível. IBU: 60 – 6,2% álcool;

Vivian – Weiss: Cerveja leve, clara, suave e refrescante no paladar. Tipicamente alemã, não é filtrada como uma Pilsen, por exemplo, o que permite a ação das leveduras. IBU: 11 – 5,0% álcool;

Nelson – Rauchbier: Cerveja escura, *smoked* tipo Rauchbier de cor rubi. O sabor do malte defumado característico nesse tipo de cerveja é bem peculiar e lembra cervejas típicas da Baviera. IBU: 20 – 5,2% álcool;

Douglas – Stout: Cerveja escura, forte, cor de café, tipo Stout. Possui um sabor intenso sem muito amargor com notas de café torrado e chocolate. IBU: 40 – 5,5% álcool. Em 2022 a Douglas Stout foi premiada com a medalha de prata no World Beer Awards, uma das premiações mais importantes para o mundo cervejeiro.

Cervejas sazonais

Além dos rótulos da casa, a Cervejaria Quinkas também produz algumas cervejas sazonais, desenvolvidas a partir de várias pesquisas e com tecnologia de ponta:

Quinkas Reserva Bock – Cerveja tipicamente escura com predominância no aroma e sabor do malte em sua composição, notas de caramelo e chocolate, tostadas e levemente picantes;

Quinkas Witbier – Cerveja extremamente saborosa, clara com notas cítricas e temperadas com sementes de coentro e cascas de laranja;

Quinkas Hexa Lúpulo – Cerveja comemorativa para a Copa do Mundo de 2022, feita com um blend de seis tipos de lúpulos totalmente produzidos no Brasil, assim como a nossa seleção;

Quinkas Pumpkin – Cerveja comemorativa para o Halloween 2022, feita com infusão de abóbora com um sabor levemente adocicado.

Casa de vó e comida boa

O prédio onde o Quinkas Bar irá se instalar tem uma longa história em Campinas.

Construído em estilo colonial, o imóvel foi implantado no alinhamento do lote nas ruas Ferreira Penteado e São Pedro. O local é reconhecido como patrimônio histórico há mais de 20 anos.

Um de seus primeiros moradores foi o capitão Joaquim José Teixeira Nogueira, avô de D. Chiquinha que, aos 15 anos, se casou com José Benedicto. Isso na recém-fundada Campinas, no final do século XVII.

A casa foi construída por volta de 1870 e foi o lar do José Benedicto e da D. Chiquinha por muitas décadas. Com a morte do marido, D. Chiquinha ficou morando com sua filha Donana e seu neto João Batista, que perdeu a mãe muito cedo.  Quando João Batista se casou, trouxe a esposa Zulmira para morar na casa da avó, que estava sempre aberta com receitas marcantes e envolventes.

Um lugar recheado de tradição e boas memórias muita criatividade na cozinha que o Quinkas Bar acabou adotando para se estabelecer e também fazer história.

Serviço | Inauguração

  • Local: Quinkas Bar Campinas
  • Endereço Rua Ferreira Penteado, nº 1.463 (esq. com a Rua São Pedro)
  • Data de abertura: 24 de março de 2023
  • Horário de funcionamento:

Segunda 11h às 16h

Terça a Quinta 11h às 22h

Sexta e Sábado 11h às 01h

Domingo 11h às 22h

  • Serviço: Refeições, lanches, porções e sobremesas. Bebidas: cervejas artesanais, drinks especiais e não alcoólicas.

Sobre a Quinkas Bier

Há cinco anos no mercado, a marca conta com uma capacidade mensal de produção de mais de 140 mil litros. Com mais de 50 colaboradores diretos e indiretos, a empresa possui dois bares em São Paulo, um em Campinas e um espaço para shows e eventos na capital.

Sua expertise é cerveja artesanal e para isso conta com um mestre cervejeiro em sua equipe.

Imagens: Divulgação

Mais em: Quinkas Bar e M-Caramalac

Mais Acessadas

To Top