Receitinhas de dar água na boca ou aquele produto impossível de resistir estão no cardápio da primeira edição do festival Feito em São Paulo, que durante este mês vai eleger as delícias emblemáticas das 16 macrorregiões de todo o Estado de São Paulo. Em Campinas, a fase regional acontece no próximo domingo, 13 de outubro, no Galleria Shopping (Rodovia D. Pedro I, Km 131,5, Jardim Nilópolis), com entrada GRATUITA.
Das 17h às 22h, o público poderá consumir as receitas locais participantes da disputa e ainda conferir uma programação especial com som de DJ, aula show de gastronomia e apresentação de banda. O evento integra o calendário do SP Gastronomia, programa realizado pelo Governo do Estado de São Paulo para potencializar o setor e tem apoio das Secretarias de Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Regional, Agricultura e Turismo.
Para participar da competição, os interessados fizeram suas inscrições e passaram por avaliação de um júri especializado. A macrorregião de Campinas recebeu 13 inscrições de restaurantes e 13 de produtores.
O júri escolheu quatro receitas e quatro produtos. Participarão da fase regional os seguintes restaurantes: Casa Bela Restaurante, de Holambra (croquete holandês); Rei do Cupim, de Rio Claro (cupim na cachaça); Da Roça, de Brotas (frangolone); La Reina, de Bragança Paulista (sinhazinha de Bragança). Os produtos selecionados para a próxima fase: linguiça artesanal Real Bragança, de Bragança Paulista; fubá de milho no moinho de pedra, do Sítio Nelson Guerreiro, de Brotas; lombo no azeite, da Vecchia Emilia, de Elias Fausto; sorvete orgânico e vegano de amora, do La Naturelle, de Itupeva.
Na nova etapa, no domingo, serão selecionados dois de cada categoria. Os pratos serão vendidos a preços que variam entre R$ 15,00 e R$ 25,00.
Para aguçar ainda mais o paladar, os visitantes terão uma aula show da chef madrinha da competição local, Juliana Amorim, do Ecully, com uma receita de picadinho de cogumelos com bananinha brulée e ovo pochê, no palco central do Galleria (primeiro piso). As demais atrações do festival serão no estacionamento do shopping.
“Eventos gastronômicos têm o poder de revelar a cultura e a identidade local”, destaca Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas. “O Feito em São Paulo vai poder mostrar o que temos de pratos e produtos autênticos, permitindo o acesso do público de forma econômica, além de associar a boa gastronomia à cultura com shows de qualidade, proporcionando momentos de entretenimento e lazer”, afirma.
As iguarias vencedoras representarão a cidade em grande evento gastronômico no dia 24 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Na fase local, o Feito em São Paulo é realizado com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo.
Programação
17h – início do evento. Venda dos pratos e produtos. DJ: Turn X e DJ: Mitsuname
17h30 – aula técnica
18h30 – aula show com chef convidada, Juliana Amorim, do Ecully
20h – show de MPB com Sergio Vinci
20h45 – anúncio dos selecionados
22h – término do evento.
Imagens: Divulgação – Evento, que será no Galleria, conta com apoio da Prefeitura.
Mais em: Campinas
Imagem: Divulgação – Visitantes terão uma aula show da chef madrinha da competição local, Juliana Amorim, do Ecully.