O arquiteto e artista visual Alexandre Silveira apresenta sua primeira exposição individual “O Peso da Terra”, no Museu da Cidade – Fundição Lidgerwood, na próxima sexta, 12 de abril, às 19h. O projeto foi realizado com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas.
A exposição, com curadoria de Samantha Moreira e Thaís Rivitti, reúne uma seleção de obras, nas mais diferentes linguagens dos últimos 10 anos de produção dentro das artes visuais, incluindo fotografias, gravuras, instalações e objetos. O público também poderá conferir o vídeo “O peso da Terra”, filmado durante a residência artística realizada no Chão SLZ, em 2015, em São Luís do Maranhão.
Cada um dos trabalhos, a seu modo, endereça-se a questões exploradas pelo artista: “a passagem do tempo e suas marcas na matéria, a insignificância do humano em relação à natureza, a desconstrução das narrativas religiosas tradicionais, convergindo na busca de uma saída frente ao ciclo de construções e ruínas da natureza e da cultura”, filosofa.
Silveira questiona “o lugar onde estas verdades habitam, colocando em cheque regras, crenças, cânones e ritos de criação do cotidiano, na tentativa de tecer novas potencialidades de escape, que muitas das vezes falham, criando e recriando um moto perpétuo que impede uma saída ou um término”.
SERVIÇO
Exposição “O Peso da Terra”, de Alexandre Silveira
Abertura: sexta, 12 de abril, às 19h.
Visitação: até 30 de maio. De terça a sexta, das 14h às 20h; sábado, das 10h às 14h.
Onde: Museu da Cidade – Fundição Lidgerwood (Avenida Andrade Neves, 33 – Centro. Campinas/SP).
Entrada GRATUITA.
Imagens: Divulgação – Foto abertura / Cena do filme “O Peso da Terra”.
Mais em: Campinas e Museu da Cidade de Campinas
Imagem: Exposição tem a curadoria de Samantha Moreira e Thaís Rivitti.
Imagem: Objeto “Máquinas do Esquecimento”.